Sábado, 1 de outubro de 2011 - 08h06
As alianças
O PDT de Acir Gurgacz começa a tratar de alianças com vistas às eleições municipais do ano que vem. Por enquanto os pedetistas estão ouvindo muito e se comprometendo pouco, pois o partido pretende lançar candidaturas próprias nos pólos regionais mais importantes como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Corajoso pacas
O ex-deputado estadual Ronilton Capixaba, aquele que ficou mais sujo do que poleiro por causa das fitas gravadas do ex-governador Ivo Cassol, anuncia o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito em Ouro Preto do Oeste. Sem dúvidas é corajoso: lá, até Carlos Magno (PP) anda com medo de enfrentar nas urnas o atual prefeito Alex Testoni.
Cortando estradão
O ex-governador João Cahulla, o El Bigodón, correu trecho durante a semana em visitações aos municípios do Cone Sul e Zona do Café. Cahulla comanda o PPS estadual e busca reforçar as paliçadas do seu partido principalmente em Colorado, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura para 2012.
Pé de guerra
Empresários, comerciantes, barrageiros, prostitutas e operários rondonienses - a grande maioria de Porto Velho – continuam chegando em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos empresários festejam o início da Usina, mas o povo chia e os índios protestam.
Pré-candidatos
O PP, que já foi um grande partido no estado, quando Ivo Cassol era governador procura reagir. A legenda realizou encontro no meio da semana projetando a candidatura do suplente de deputado federal Joares Jardim a prefeitura de Ji-Paraná Em Vilhena, Zé Rover vai a reeleição e em Porto Velho Ivan da Saga é o nome mais cogitado do partido.
Terceira via
Tudo indicava que a peleja 2012 em Cacoal iria se reduzir à polarização entre o atual prefeito Padre Franco (PT) e a deputada estadual Glauconi Nery (PSDC). No entanto, o PTB de Nilton Capixaba trabalha numa poderosa terceira via: o nome do ex-prefeito da capital do Café, Divino Cardoso, um dos ícones da política regional.
Sem controle
Sem controle do Diretório Municipal dos Democratas, que prefere lançar o nome do deputado estadual Adelino Follador ( também ex-prefeito de Cacaulândia), a prefeitura de Ariquemes, o atual prefeito Marcio Raposo se viu obrigado a migrar para o recém nascido PSD, liderado no estado pelo deputado Moreirão Mendes.
Ficha limpa
A Frente Parlamentar Mista de Combate a Corrupção comemorou ontem, no plenário da Câmara Federal, o primerio ano do projeto ficha limpa. O coordenador da Frente, deputado Francisco Praiano (PT-AM) informou que tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 projetos de combate a corrupção. Temos um longo caminho a percorrer...
Do Cotidiano
A raça pé duro
Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.
São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.
Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.
Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.
Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis,
Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.
Via Direta
** O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, Nilton César anunciou a posse de Marcos Rogério na Câmara Federal para o dia 18 *** Os deputados estaduais homenagearam ontem as secretarias com um café da manhã na capital*** É greve para todo lado: Unir, bancários, correios etc...
![]() |
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro