Sábado, 1 de outubro de 2011 - 08h06
As alianças
O PDT de Acir Gurgacz começa a tratar de alianças com vistas às eleições municipais do ano que vem. Por enquanto os pedetistas estão ouvindo muito e se comprometendo pouco, pois o partido pretende lançar candidaturas próprias nos pólos regionais mais importantes como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Corajoso pacas
O ex-deputado estadual Ronilton Capixaba, aquele que ficou mais sujo do que poleiro por causa das fitas gravadas do ex-governador Ivo Cassol, anuncia o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito em Ouro Preto do Oeste. Sem dúvidas é corajoso: lá, até Carlos Magno (PP) anda com medo de enfrentar nas urnas o atual prefeito Alex Testoni.
Cortando estradão
O ex-governador João Cahulla, o El Bigodón, correu trecho durante a semana em visitações aos municípios do Cone Sul e Zona do Café. Cahulla comanda o PPS estadual e busca reforçar as paliçadas do seu partido principalmente em Colorado, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura para 2012.
Pé de guerra
Empresários, comerciantes, barrageiros, prostitutas e operários rondonienses - a grande maioria de Porto Velho – continuam chegando em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos empresários festejam o início da Usina, mas o povo chia e os índios protestam.
Pré-candidatos
O PP, que já foi um grande partido no estado, quando Ivo Cassol era governador procura reagir. A legenda realizou encontro no meio da semana projetando a candidatura do suplente de deputado federal Joares Jardim a prefeitura de Ji-Paraná Em Vilhena, Zé Rover vai a reeleição e em Porto Velho Ivan da Saga é o nome mais cogitado do partido.
Terceira via
Tudo indicava que a peleja 2012 em Cacoal iria se reduzir à polarização entre o atual prefeito Padre Franco (PT) e a deputada estadual Glauconi Nery (PSDC). No entanto, o PTB de Nilton Capixaba trabalha numa poderosa terceira via: o nome do ex-prefeito da capital do Café, Divino Cardoso, um dos ícones da política regional.
Sem controle
Sem controle do Diretório Municipal dos Democratas, que prefere lançar o nome do deputado estadual Adelino Follador ( também ex-prefeito de Cacaulândia), a prefeitura de Ariquemes, o atual prefeito Marcio Raposo se viu obrigado a migrar para o recém nascido PSD, liderado no estado pelo deputado Moreirão Mendes.
Ficha limpa
A Frente Parlamentar Mista de Combate a Corrupção comemorou ontem, no plenário da Câmara Federal, o primerio ano do projeto ficha limpa. O coordenador da Frente, deputado Francisco Praiano (PT-AM) informou que tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 projetos de combate a corrupção. Temos um longo caminho a percorrer...
Do Cotidiano
A raça pé duro
Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.
São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.
Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.
Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.
Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis,
Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.
Via Direta
** O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, Nilton César anunciou a posse de Marcos Rogério na Câmara Federal para o dia 18 *** Os deputados estaduais homenagearam ontem as secretarias com um café da manhã na capital*** É greve para todo lado: Unir, bancários, correios etc...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri