Sábado, 3 de setembro de 2011 - 08h37
4º Congresso
Os petistas estão reunidos em Brasília, desde ontem, no 4º Congresso Nacional. Conforme os dirigentes locais que participam do evento, o encontro vai discutir temas como as eleições municipais, o novo estatuto do PT e as diretrizes para as eleições municipais do ano que vem.
Um apelo
Os petistas rondonienses ouviram apelo do presidente nacional Rui Falcão pela unidade. Como se sabe, desde que foram preteridos pelo prefeito Roberto Sobrinho nas eleições passadas, quando disputaram cadeiras a Assembléia Legislativa, os deputados estaduais José Hermínio e Ribamar Araújo praticam “fogo amigo” prejudicando a legenda.
Ranking do IBGE
Em Rondônia as estimativas demográficas anunciadas pelo IBGE não modificaram o ranking regional das cidades mais populosas. Porto Velho mantém a ponta, vindo em segundo lugar Ji-Paraná, em terceiro Ariquemes, na quarta colocação Cacoal e na quinta Vilhena. Alto Paraíso, Nova Mamoré, e Candeias mantém expressivos índices de crescimento.
Mais vereadores
Com o anuncio das estimativas de 2011 pelo IBGE, as Câmaras Municipais a partir de agora já podem tratar oficialmente do aumento do número de cadeiras. Porto Velho pode subir até para mais de 21 vagas, com seus 435 mil, habitantes. Maceió, a Capital de Alagoas, com mais de 800 mil habitantes esta pulando de 21 para 31.
PV confirma
O presidente da Câmara Municipal Eduardo Rodrigues confirma que o seu partido, o PV, terá candidatura própria a prefeitura da capital. O nome escalado é o do deputado federal Lindomar Garçon que já corre os bairros no final de semana na busca de apoio para viabilizar sua candidatura. Os verdinhos estão à cata de vice.
Novas filiações
Já regularizado em 10 estados, o PSD de Gilberto Kassab, chega hoje ao encontro estadual de Jaru comemorando. Agora o partido já atende as exigências do TSE no tocante aos registros e com isso a sigla poderá dar mais segurança para os novos filiados. Muitos ainda estavam inseguros quanto à participação da legenda nas eleições 2012.
Ivo, o pescador
O ex-governador Ivo Cassol, senador licenciado curte o período de licença de 120 dias pescando, viajando, cuidando dos negócios da família e articulando o seu partido, o PP, para as eleições municipais do ano que vem. Volta e meia, não resiste a uma polêmica e peregrina pelas emissoras de rádio cobrando ações governamentais do seu sucessor.
Código florestal
A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB trabalha na elaboração do abaixo-assinado contra o Código Florestal Brasileiro. A entidade critica pontos como a flexibilização da lei que altera as regras nas áreas de preservação permanente e anistia das multas pelas ocupações e desmatamentos em áreas de agropecuária e de alta relevância ambiental.
Do Cotidiano
Pela sustentabilidade
Hotéis de luxo, em tempos de desperdício, são os que brilham e esbanjam. Em tempos de carência, são os que respeitam o ser humano e a natureza. Hoje, diante da variedade da oferta, o consumidor pode escolher tanto de acordo com seu bolso como com base em seus princípios.
Sentindo o pulso de uma clientela crescentemente preocupada com os desastres ambientais, especialmente após a destrutiva mancha de óleo da British Petroleum no Golfo do México, os empresários do ramo passaram a investir em novas concepções de hospedagem, nas quais o bem-estar do cliente e o respeito ao ambiente são levados igualmente em conta.
Estabelecimentos que levam a sério o “conjunto da obra”, optando por soluções ecologicamente corretas quanto ao tratamento de esgotos, separação do lixo, redução do consumo de água e o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como a solar, são mais bem cotados nas avaliações e consultas dos hóspedes.
O Brasil, também nesse campo, ainda permanece atrasado, na medida em que nenhum hotel “tupiniquim” possui certificação ambientalmente correta adquirida no momento de construir os prédios. Segundo a ONG Green Building Council Brasil (GBC), hoje existem só 14 empreendimentos certificados com o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), selo verde para a construção civil. Mas em processo de certificação já são 150 obras, entre as quais alguns hotéis. Um deles será instalado na zona sul de São Paulo e outros na Região Nordeste.
Além de ações de sustentabilidade, alguns hotéis vêm adotando medidas de integração com a comunidade onde eles estão instalados. Esse é o caso do Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, no Vale do Ribeira. O empreendimento patrocinou um grupo de artesãos da região e promoveu o renascimento de grupos de dança de fandango.
Praticamente todos os funcionários são de Ribeirão Grande, de preferência do bairro mais próximo do hotel. “Não destruir e respeitar a natureza é o mínimo, mas não podemos deixar de lado o elemento humano”, diz o coordenador do Paraíso, Manoel Pereira Lizo Filho.
O hotel também faz tratamento de esgoto produzido nos chalés que foram construídos com sobras da indústria de laminação de madeira.
Via Direta
*** A estiagem se agrava e o lençol freático de Porto Velho vai encolhendo *** Como conseqüência os poços caseiros que abastecem o povão nos bairros mais distantes secaram de vez *** Trocando de saco para mala: toda semana tem sindicalista denunciado por maracutaias *** Estão aprontando que nem deputado, coisa de louco!
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri