Sábado, 10 de dezembro de 2011 - 00h15
Ivo X Confúcio
Com atuação apagada no Senado, o ex-governador Ivo Cassol aproveita as intempéries na administração Cooperação para bombardear o adversário Confúcio Moura. Tem todas as razões nas criticas, mas se o campeonato que ele propõe é de prisões e escândalos, Ivo não leva a melhor, como pretende.
Haja vacilões
Neste confronto de vacilões, Ivo teve o seu chefe da Casa Civil preso na Operação Dominó e na Operação Titanic em abril de 2008, o então governador viu seu filho acabar atrás nas grades. Por conseguinte, deve o roto falar do mal lavado? Enfim, no máximo vai conseguir um empate técnico...
Cargos federais
A disputa por cargos federais em Rondônia continua encarniçada entre petistas e cassolistas. O PP pretende tomar os cargos dos petistas goela abaixo em Rondônia, no setor elétrico, mas os aficcionados de Lula e Dilma resistem, contando com apoio da articulação do Palácio do Planalto. Os pepistas já foram barrados no baile três vezes.
Grandes perdas
O atual governo também padece com o que sofreram seus antecessores. Teixeirão, Angelim, Piana, Raupp, Bianco e Cassol foram sabotados pela oposição. Agora é a vez de Confúcio. E tudo mundo perde com esse processo de autofagia em nosso estado. Temos grandes perdas de recursos federais por isto.
A superação
Enfim, o momento é de superação em Rondônia. Aos poucos a Assembléia Legislativa vai voltando à normalidade, agora sob a égide de Hermínio Coelho. No governo estadual, Confúcio esta colocando delegados para vigiar seus secretários para evitar futuros dissabores.
As festividades
Ao meio de toda bandalheira, os rondonienses se preparam para comemorar os 30 anos da criação do estado, em 22 de dezembro. Como a definição da Carta Magna ficou para o 4 de Janeiro, as festividades alusivas vão acontecer em 2012. Mas fica difícil comemorar a data num clima tão pesado.
As rachaduras
Mesmo com as prévias já marcadas - março do ano que vem - para escolher seu candidato a prefeito em Porto Velho, o PT se verá diante de uma equação difícil para resolver. Se a escolhida for Fátima Cleide, dificilmente ela terá apoio do Palácio Tancredo Neves. Se o ungido de Sobrinho for o indicado, terá a rejeição das demais alas.
Comissão de ètica
O PDT acionou sua Comissão de Ética para investigar o deputado estadual Saulo Moreira que acabou envolvido na Operação Termópilas. O parlamentar foi proibido de votar em Valter Araújo na eleição da mesa diretora, mas trairamente optou pelo protagonista do escândalo que abalou o estado e agora se vê ameaçado de punição.
Do Cotidiano
Prioridade ferroviária
Frustrante, sob todos os aspectos, o 1º Seminário Nacional de Ferrovias, promovido em novembro na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. Do ministro Paulo Sérgio Passos aos debatedores, falou-se muito em problemas e bem pouco em soluções.
O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, mas sua superioridade em todos os quesitos de comparação com o transporte rodoviário não lhe garante o merecido lugar de destaque no contexto das prioridades governamentais.
Todos concordam que a estrutura ferroviária brasileira é diminuta e mal administrada e o ministro Passos, se pouco avançou em iniciativas concretas além das boas intenções, ao menos reconheceu que o modal ferroviário é importante.
Hoje, a confiar na palavra do ministro dos Transportes, as ferrovias são lembradas, mas sem resultados práticos realmente notáveis, seguindo o ritmo decepcionante das obras do PAC em geral, cuja execução é pressionada por múltiplos fatores, como imbróglios ambientais e a prioridade às obras para a Copa do Mundo de 2014.
A prioridade ferroviária, desde o governo Sarney, vem sendo a Ferrovia Norte−Sul, cujo traçado vai do Maranhão ao Mato Grosso do Sul, para chegar a Porto Murtinho (MS) em momento ainda imprevisto desta década. Dali, mediante ligações ferroviárias já construídas ou ainda por fazer, como o ramal da Ferrovia Paraná Oeste entre Cascavel e Guaíra, conseguiria finalmente justificar o “Sul” de seu nome.
“O fato de termos negligenciado o transporte ferroviário traz um imenso custo”, admitiu o ministro dos Transportes. Os investimentos que estão sendo feitos desde 2005 são o reconhecimento de que por décadas deixamos de dispor de uma infraestrutura de grande capacidade para atender setores da produção nacional.
Além das obras previstas nas ferrovias Norte−Sul e Leste−Oeste, a malha já implantada e inativa precisa ser recuperada. Para administrar o futuro sistema ferroviário, o ministro admitiu que deve haver mudanças na administração. “É preciso olhar para o sistema instalado e a partir daí abrir caminhos para que haja ganhos de produtividade”. Mas de concreto, apenas a intenção de reorganizar a Valec.
Via Direta
*** Os paraenses vão às urnas neste domingo para decidir em plebiscito a criação dos estados de Carajás e Tapajós *** Valter Araújo até agora tem se mostrado bom cabrito, até meigo depois do cadeião *** Mas se quiser pode detonar meio mundo na paróquia. Tem gravações a vontade...