Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 07h02
Mea culpa
Ao entregar todos os 14 cargos de confiança que detinha junto a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o PT fez uma “mea culpa” com relação às barbaridades que aconteceram na casa de leis. Sônia Cordeiro estreou bem no comando do PT e já marcou posição: quer distância de coisas enroladas.
Jogo de astúcia
Percebendo a intenção do PT em se limpar com a opinião pública com o jogo de cena da entrega dos cargos, o presidente Hermínio Coelho acenou que vai manter quem (dos 14) quiser ficar. Alguns petistas gulosos podem morder a isca gerando uma nova desmoralização a legenda. É o que pretende Hermínio...
Foco de rebelião
Agradando gregos e troianos, o recém empossado presidente Hermínio Coelho deixou de ser contestado e já trabalha com desenvoltura para acertar as coisas que desandaram na Casa de Leis. E sendo assim, fica cada vez mais difícil uma reviravolta naquelas bandas embora haja um foco de rebelião.
Nome tucano
Com um café da manhã a imprensa e convidados o PSDB anunciou seu pré-candidato à prefeitura de Porto Velho com apoio dos caciques Expedito Junior e Lindomar “Sandubas” Careiro. Trata-se do promotor Ivo Benitez com larga folha de se viços prestados a Rondônia.
E o Frentão?
Mas se os tucanos estão lançando um pré-candidato, como ficarão as articulações do “Frentão”, uma coalizão que reúne PSDB, PR, PV etc? Pelo que se sabe, o nome que estiver melhor nas pesquisas – entre Lindomar Garçon, Miguel de Souza e Benitez - vai pilotar a candidatura do agrupamento.
Clima de terror
No Bairro Renascer, ao lado dos assentamentos orientados Airton Sena e Porto Cristo em Porto Velho, a população vivencia dias de terror. A Ceron já cortou a energia do bairro infestada de rabichos e agora existe a ameaça de despejo de pelo menos 50 famílias instaladas na área há pouco mais de um ano.
Nossas emendas
Foi produtiva a mobilização da bancada federal – senadores e deputados federais – nesta temporada no Congresso Nacional com vistas à captação de recursos através de emendas ao orçamento da União 2012. Ao final, o governador, prefeitos, senadores e deputados federais ficaram satisfeitos
Os recursos
Em vista da importância dos recursos do orçamento da União para o estado, o governador Confúcio Moura acompanhou atentamente as ações parlamentares em Brasília. Também os prefeitos rondonienses seguiram o mesmo caminho, já que muitas obras em seus municípios dependem da liberação destas verbas.
Novos rumos
Conversei ontem com Bernardo Lopes, que junto com o falecido Odair Cordeiro e o militante Jose Neumar fundaram o PT em Rondônia. Ele acredita na recuperação da sigla pós-Epifânia e que a legenda tem todas as condições, caso se unifique, para eleger o sucessor do prefeito Roberto Sobrinho no ano que vem.
Do Cotidiano
O grande Oswaldo Cruz
Em Porto Velho, Santo Antônio e o longo da linha ferroviária Madeira-Mamoré as doenças continuavam a atacar os trabalhadores e a toda população que vivia em torno da construção. Foi quando então a empresa Madeira-Mamoré Railway contratou no Rio de Janeiro o grande médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, um sanitarista já reconhecido mundialmente, para visitar a região e propor àss medidas necessárias à melhoria de suas condições sanitárias.
Oswaldo Cruz desembarcou em Porto Velho em julho de 1910. Inspecionou a linha de construção e permaneceu no local por quase um mês apresentando em seguida um amplo relatório a empresa.
Desse documento histórico apresentado destaca-se o rol de doenças que encontrou na sua verificação: “Dominam na nosologia da região as seguintes moléstias: o impaludismo, a febre hemoglobinúrica, o beribéri, a disenteria, a oncilostomiase, a pneumonia, além de outras entidades mórbidas de menor freqüência e a adiante aludiremos; acompanhando tudo, o alcoolismo. O impaludismo assola a região de modo devastador e, além de todas as causas favorecedoras de que adiante falaremos, convém assinalar a deficiência de tratamento que se explica primeiro pelo elevado preço que são vendidos os sais de quinina no Rio de Janeiro, e depois pela criminosa falsificação que desses sais fazem os comerciantes que fornecem de mistura com amido ou bicarbonato de sódio”.
Por esse relatório se evidencia o rigor com que Oswaldo Cruz tratou dos problemas para os quais foi chamado a opinar. Ele foi o grande responsável pela grande frente de combate a malária criada em nossa região nos idos de 1910.
Nosso grande sanitarista, segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, que escreveu a “Ferrovia do Diabo”, nasceu em 5 de agosto de 1782 em São Francisco do Paraitinga, em São Paulo, formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e se aperfeiçoou no Instituto Pasteur em Paris. No Rio de Janeiro conseguiu extinguir a febre amarela. Em 1908, enfrentou a grande epidemia de varíola. Oswaldo Cruz faleceu em Petrópolis (RJ) em 11 de fevereiro de 1.917. Sua passagem por Rondônia jamais e seus relevantes serviços à saúde brasileira jamais serão esquecidos.
Via Direta
*** Com as festas natalinas aumenta o movimento na fronteira nos finais de semana *** Os comerciantes de Guayarámirim, na Bolívia, estão bamburrando *** Rondônia trabalha num empréstimo de R$ 500 milhões junto ao Banco Central para obras de infra-estrutura.
|