Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 15/12/11


Mea culpa

Ao entregar todos os 14 cargos de confiança que detinha junto a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o PT fez uma “mea culpa” com relação às barbaridades que aconteceram na casa de leis. Sônia Cordeiro estreou bem no comando do PT e já marcou posição: quer distância de coisas enroladas.

Jogo de astúcia

Percebendo a intenção do PT em se limpar com a opinião pública com o jogo de cena da entrega dos cargos, o presidente Hermínio Coelho acenou que vai manter quem (dos 14) quiser ficar. Alguns petistas gulosos podem morder a isca gerando uma nova desmoralização a legenda. É o que pretende Hermínio...

Foco de rebelião

Agradando gregos e troianos, o recém empossado presidente Hermínio Coelho deixou de ser contestado e já trabalha com desenvoltura para acertar as coisas que desandaram na Casa de Leis. E sendo assim, fica cada vez mais difícil uma reviravolta naquelas bandas embora haja um foco de rebelião.

Nome tucano

Com um café da manhã a imprensa e convidados o PSDB anunciou seu pré-candidato à prefeitura de Porto Velho com apoio dos caciques Expedito Junior e Lindomar “Sandubas” Careiro. Trata-se do promotor Ivo Benitez com larga folha de se viços prestados a Rondônia.

E o Frentão?

Mas se os tucanos estão lançando um pré-candidato, como ficarão as articulações do “Frentão”, uma coalizão que reúne PSDB, PR, PV etc? Pelo que se sabe, o nome que estiver melhor nas pesquisas – entre Lindomar Garçon, Miguel de Souza e Benitez - vai pilotar a candidatura do agrupamento.

Clima de terror

No Bairro Renascer, ao lado dos assentamentos orientados Airton Sena e Porto Cristo em Porto Velho, a população vivencia dias de terror. A Ceron já cortou a energia do bairro infestada de rabichos e agora existe a ameaça de despejo de pelo menos 50 famílias instaladas na área há pouco mais de um ano.

Nossas emendas

Foi produtiva a mobilização da bancada federal – senadores e deputados federais – nesta temporada no Congresso Nacional com vistas à captação de recursos através de emendas ao orçamento da União 2012. Ao final, o governador, prefeitos, senadores e deputados federais ficaram satisfeitos

Os recursos

Em vista da importância dos recursos do orçamento da União para o estado, o governador Confúcio Moura acompanhou atentamente as ações parlamentares em Brasília. Também os prefeitos rondonienses seguiram o mesmo caminho, já que muitas obras em seus municípios dependem da liberação destas verbas.

Novos rumos

Conversei ontem com Bernardo Lopes, que junto com o falecido Odair Cordeiro e o militante Jose Neumar fundaram o PT em Rondônia. Ele acredita na recuperação da sigla pós-Epifânia e que a legenda tem todas as condições, caso se unifique, para eleger o sucessor do prefeito Roberto Sobrinho no ano que vem.


Coluna sem papas na língua 15/12/11 - Gente de OpiniãoDo Cotidiano

O grande Oswaldo Cruz

Em Porto Velho, Santo Antônio e o longo da linha ferroviária Madeira-Mamoré as doenças continuavam a atacar os trabalhadores e a toda população que vivia em torno da construção. Foi quando então a empresa Madeira-Mamoré Railway contratou no Rio de Janeiro o grande médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, um sanitarista já reconhecido mundialmente, para visitar a região e propor àss medidas necessárias à melhoria de suas condições sanitárias.

Oswaldo Cruz desembarcou em Porto Velho em julho de 1910. Inspecionou a linha de construção e permaneceu no local por quase um mês apresentando em seguida um amplo relatório a empresa.

Desse documento histórico apresentado destaca-se o rol de doenças que encontrou na sua verificação: “Dominam na nosologia da região as seguintes moléstias: o impaludismo, a febre hemoglobinúrica, o beribéri, a disenteria, a oncilostomiase, a pneumonia, além de outras entidades mórbidas de menor freqüência e a adiante aludiremos; acompanhando tudo, o alcoolismo. O impaludismo assola a região de modo devastador e, além de todas as causas favorecedoras de que adiante falaremos, convém assinalar a deficiência de tratamento que se explica primeiro pelo elevado preço que são vendidos os sais de quinina no Rio de Janeiro, e depois pela criminosa falsificação que desses sais fazem os comerciantes que fornecem de mistura com amido ou bicarbonato de sódio”.

Por esse relatório se evidencia o rigor com que Oswaldo Cruz tratou dos problemas para os quais foi chamado a opinar. Ele foi o grande responsável pela grande frente de combate a malária criada em nossa região nos idos de 1910.

Nosso grande sanitarista, segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, que escreveu a “Ferrovia do Diabo”, nasceu em 5 de agosto de 1782 em São Francisco do Paraitinga, em São Paulo, formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e se aperfeiçoou no Instituto Pasteur em Paris. No Rio de Janeiro conseguiu extinguir a febre amarela. Em 1908, enfrentou a grande epidemia de varíola. Oswaldo Cruz faleceu em Petrópolis (RJ) em 11 de fevereiro de 1.917. Sua passagem por Rondônia jamais e seus relevantes serviços à saúde brasileira jamais serão esquecidos.



 

Via Direta
 


*** Com as festas natalinas aumenta o movimento  na fronteira nos finais de semana *** Os comerciantes de Guayarámirim, na Bolívia, estão bamburrando *** Rondônia trabalha num empréstimo de R$ 500 milhões junto ao Banco Central para obras de infra-estrutura.   


Gente de Opinião
Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)