Sábado, 17 de setembro de 2011 - 05h52
Eleições 2101
Numa rápida leitura das primeiras pesquisas eleitorais para 2012 constatei o PMDB perdendo espaço. Se na capital, a sigla lidera as paradas de sucesso, a legenda esta fora da ponteira nos mais importantes pólos regionais. Até na Meca do PMDB, que é Cacoal, a deputada Glaucioni Néri (PSDC) é quem pegou a ponta.
Pólos regionais
Dos pólos regionais mais importantes, o PMDB larga bem apenas na capital com o deputado Zequinha Araújo. Em Ariquemes, já polarizam a ex-prefeita Daniela Amorim (PTB) e o deputado estadual Adelino Follador (DEM). Em Jaru, Sônia do PT já é a grande surpresa. Em Ji-Paraná o PMDB também come poeira.
Nome a altura
Em Vilhena, onde o deputado Luizinho Goebel (PV) e o atual prefeito Zé Rover (PP) abrem polarização, o PMDB busca Melki Donadon para reconquistar o Palácio dos Parecis. Em Ouro Preto do Oeste, o grande nome é o prefeito Alex Testoni (PTN) a reeleição, enquanto que em Guajará Mirim os peemedebistas racharam com o nome de Isaac Bennesby.
Revanche em Rolim
Com a volta da ex-prefeita Milene Motta ao PTB, em Rolim de Moura, terra dos caciques Ivo Cassol, Valdir Raupp e Expedito Junior, a cidade terá uma bela revanche entre a representante trabalhista e o atual prefeito Tão Serraia (PMDB). Milene é do grupo político de Nilton Capixaba/Valter Araújo.
Apagão de Ivo
Sobre o apagão do ex-governador Ivo Cassol no Senado, onde não conseguiu se projetar – é quase um novo Chico Sartori em Brasília – é importante dizer que em Rondônia, o quadro é bem diferente. Ivo mantém seu nome na berlinda e inclusive na capital ele se garante, com bons índices de popularidade. E já começou a correr o estado para embalar o pé para 2014.
Nível de emprego
O Caged – Cadastro Geral de Empregos, vinculado ao Ministério do Trabalho, indica que Rondônia vai perdendo fôlego na geração de emprego, depois de liderar os indicativos no período e contratações para a construção das usinas hidrelétricas. Há reflexos na economia: na venda de imóveis e de veículos a retração beira os 30 por cento.
A natalidade
A vereadora Mariana Carvalho a esterilização de gatos e cachorros vadios que proliferam pela cidade em vista de um verdadeiro boom de natalidade. Poderia estender a proposta para o controle dos pombos que tomaram conta da capital e que também causam sérias doenças para a população.
Coisa impressiona
Chega a impressionar as alterações do TSE com relação as decisões adotadas pelo TRE rondoniense nos últimos anos, inclusive de cassações de mandatos. O último caso é sobre as eleições em Cabixi, onde a instância estadual determinou eleição indireta (entre os vereadores) e as instâncias superiores pelo voto direto da população.
Do Cotidiano
Os novos rumos
Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
“O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica”, disse.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** Os agrobandidos voltam a atacar na região de Ariquemes e no Cone Sul do estado *** A coisa vai desde conto do vigário a roubo de implementos agrícolas *** Confúcio Moura deve se sentir injuriado: aposentadoria especial só não vai valer para ele. *** Todos os ex-governadores continuam recebendo.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para