Terça-feira, 18 de outubro de 2011 - 05h23
A escolha
Com reuniões quinzenais o PMDB abriu o processo da escolha de seu pré-candidato a prefeito na capital. Participam da seleção o deputado estadual Zequinha Araújo, o empresário Dirceu Fernandes e o secretário de Obras Abelardo Castro Neto. O partido, no entanto, também tem outros nomes em vista.
Mais opções
Sobre as prévias peemedebistas sabe-se que o presidente do Diretório Estadual Orestes Muniz desmentiu o propósito de entrar na peleja 2012, assim como já aconteceu com o atual vice-prefeito Emerson Castro. Mas o nome do recém filiado David Chiquilito, oriundo dos quadros do PC do B, também tem sido ventilado nos bastidores.
Fim da picada
Estamos com mais uma pendenga com o Acre. É mais uma das tantas que já tivemos nas últimas décadas. Agora, usando contingente do 7º Batalhão do Exército, com sede em Rio Branco, os acreanos querem levar nossa madeira na marra para o vizinho estado. Não bastava “garfar” as toras apreendidas na Ponta do Abunã, agora entraram em Buritis.
A revolta
É mais do que justificada a revolta do prefeito de Buritis Élson Montes, que se insurge contra a tirania dos acreanos. Tanto Buritis, como as cidades do Vale do Jamari são carentes de pontes, de pontilhões e de casas populares, por conseguinte, não tem como se justificar a retirada de madeira rondoniense para atender as necessidades do estado vizinho.
Encontro do PSB
O senador Acir Gurgacz , presidente regional do PDT participou no fianal de semana em Ji-Paraná do Encontro estadual do PSB, a convite dos deputados Mauro Nazif e Jesualdo Pires. Na oportunidade foi lançada a pré-candidatura do deputado Jesualdo a ao Palácio Urupá. Os pedetistas também têm pré-candidato: é Marcito Pinto.
PT rachado?
O PT ameaça rachar de vez se for confirmada a aliança do prefeito Roberto Sobrinho com o PTB de Nilton Capixaba e Valter Araújo para as eleições municipais do ano que vem. No caso os petebistas indicariam o vice para a deputada estadual Epifânia Barbosa na peleja sucessória da capital.
Com atenção
Os outros possíveis candidatos a prefeito preteridos no PT, o vereador Cláudio Carvalho e a ex-senadora Fátima Cleide acompanham os acontecimentos com as antenas ligadas. Afirmam que será a militância – todos os filiados vão votar – que vai decidir quem será candidato do partido em prévias no início de 2012.
Do Cotidiano
As mulheres no tráfico
Desde a década passada tem aumentado sensivelmente a participação feminina no tráfico de drogas na região Amazônia, como também nas demais regiões do país. Em Rio Branco, no Acre, Porto Velho Rondônia, e Manaus, no Amazonas, os traficantes presos tem usado esposas, mães, filhas e namoradas para manter os negócios.
No caso de Porto Velho, em Rondônia, os presídios femininos já conta até com uma creche para atender as crianças que nascem dentro da unidade prisional. Dezenas de bebês têm sido gerados desta forma nos últimos anos e os casos de mulheres visitando seus companheiros portando drogas nas partes intimas triplicou de alguns anos para cá. Elas são apanhadas em flagrante através das revistas intimas e a exemplo dos homens estão provocando uma superpopulação carcerária na região.
Os depoimentos das presas na capital rondoniense revelam que a grande maioria foi usada como “mulas” no transporte das drogas de Guajará Mirim para Porto Velho, onde as barreiras montadas pelas polícias rodoviária, federal e militar tem sido eficientes.
A participação feminina na rota dos entorpecentes – do fornecedor ao consumidor – é crescente em todo pais. A capacidade do Presídio Feminino Santa Luzia, no estado do Maranhão, por exemplo, hoje conta com 114 mulheres sob a custódia do Estado, está acima do limite. O espaço físico foi projetado para abrigar 76. Das 85 detentas que esperam julgamento, 49 tiveram envolvimento com o tráfico de drogas. Em segundo lugar no ranking dos crimes cometidos por mulheres está o homicídio, com 14 presas aguardando julgamento. O crime de tráfico de drogas dificilmente ocupa sozinho a “folha corrida” das reeducandas. O delito está quase sempre associado a crimes de associação ao tráfico, receptação, posse de arma de fogo e munição de uso restrito, posse de arma de fogo de uso permitido, formação de quadrilha, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. A maioria das mulheres presas alega que não tinham envolvimento direto com o tráfico, tendo sido enganadas por alguém, seja companheiro, familiares ou amigos. De 24 mulheres já condenadas pela Justiça, 15 estão cumprindo pena por tráfico de drogas naquele estado.
Em Rondônia o fato das mulheres detidas juntas com seus companheiros já virou uma situação corriqueira. Quase que diariamente várias delas são presas nos bairros vendendo papelotes.
Via Direta
*** A Justiça do Distrito Federal julgou inconstitucional dispositivo de uma lei distrital que exclui os templos religiosos e similares da obrigação de respeitar os limites sonoros *** Os “desencapetamentos” feitos por algumas igrejas a partir de agora terão que ser mais silenciosos *** A medida realmente é polêmica.