Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 00h10
Ainda o safári
O governador Confúcio Moura e a Assembléia Legislativa de Rondônia ainda não desistiram da matança de búfalos no Vale do Guaporé e o assunto entrará na ordem do dia em meados de março do ano que vem, conforme ficou decidido em recente reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Esperam o momento mais adequado para liquidar os bubalinos.
Como ninguém se desgasta a toa, acredita-se que a matança deverá render alguns caraminguados para os políticos rondonienses e até uma empresa á foi contatada para tocar o holocausto bubalino. O orçamento já esta pronto!
Um dos entusiastas de um safári na região do Vale do Guaporé é o deputado Adelino Follador, sensível aos apelos do capitalismo selvagem da região, que se dize prejudicado com a bicharada.
Follador descreve o búfalo como um bicho horripilante. “Os senhores precisam ver o que é um búfalo. Ele não tem predador para aqui em Rondônia”, garante ele. Como que não tem predadores? E as onças? E os políticos? Follador precisa saber também do que é capaz um político...
Eleições 2016
Em Porto Velho as sondagens, as alianças, as confabulações em geral estão todas paradas com relação às eleições municipais do ano que vem. Tudo esta em compasso de espera, enquanto se aguarda os desdobramentos do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. No campo de batalha, governo e oposição (aliada à porção Temer do PMDB) medem forças. O que o futuro nos reserva?
Os senadores
Dos três senadores eleitos em 1982, na primeira eleição depois da criação do estado de Rondônia, só nos restou o raposão Odacir Soares na ativa. Primeiro faleceu Reinaldo Galvão Modesto, e no inicio da semana, Claudionor Roriz, o primeiro senador eleito por Ji-Paraná e considerado um articulador política de mão cheia. É mais uma lacuna na política rondoniense.
Plano Diretor
Enquanto em algumas capitais a revisão do plano diretor já esta no ponto de sanção dos prefeitos, em Porto Velho a coisa ainda está verde. Depois de passar por audiências públicas nos bairros, a proposta ainda será submetida à Câmara de Vereadores. Não faltará trabalho, principalmente porque a área de expansão da capital espichou para a BR-319, quilômetros depois da ponte.
Modelo exportação
Lembram 1999 quando o então governador José Bianco assumiu o governo de Rondônia, com quatro folhas de pagamentos atrasadas, herdadas da gestão Valdir Raupp? Como a necessidade faz o sapo pular, ele bolou um empréstimo bancário do funcionalismo bancado e tendo como avalista o governo do estado para pagar o servidor. Agora foi a vez do Rio Grande do Sul adotar o modelo. Só que lá o governo não quer ser avalista...
As ovelhas
Num ano em que a maioria dos deputados estaduais e vereadores funcionaram mais como ovelhas das esferas estadual e municipal se constatou que a oposição em Porto Velho é fraca e desarticulada. Desmoralizado, o PT que sabia fazer oposição se esfacelou. Os tucanos pensam mais nas questões empresariais das suas lideranças do que fustigar os Palácios Madeira e Tancredo Neves. E por aí vai. A imprensa também fez muito méeeeee!
Via Direta
*** A eventual adesão de deputados federais ao PMDB de agora em diante vai precisar do crivo do diretório nacional, conforme foi anunciado pelo senador Valdir Raupp *** Tudo isto para barrar filiações que interfiram na disputa pelo comando da bancada que atualmente é pró-impeachment *** Em Porto Velho, a Câmara de Vereadores e a Assembléia Legislativa entram em recesso a partir de hoje e só voltam às atividades em janeiro.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l