Quinta-feira, 20 de outubro de 2011 - 05h47
Nossa economia
Porto Velho entrou na lista negativa do Cadastro Geral de Empregos –Caged, entre os 50 municípios que mais demitiriam do país no mês de setembro. Já era previsível: a queda na venda - e nos preços - de imóveis foi grande. Tivemos ainda um inesperado recuo na venda de carros novos, etc, etc. A pesquisa, por conseguinte, não é nenhuma surpresa.
A natalidade
É de causar perplexidade o boom de natalidade em Porto Velho. Na maternidade municipal a coisa é em série. No inicio de semana fui dar uma olhadinha naquelas bandas e fiquei surpreso com tantos partos. A maioria é de adolescentes de 14, 16 e 17 anos - e as avós dos bebês é que estão bancando até a fraudas. A maior parte dos pais some.
Filhos das usinas
A grande verdade é que este boom de natalidade também tem a ver com os operários das hidrelétricas. São os chamados “filhos das usinas”. Como boa parte do operariado já foi embora e uma outra parte deve seguir o mesmo caminho no ano que vem, já se vê que deixarão como herança um grave problema social em solo rondoniense.
A definição
Com a definição do nome do ex-vereador Mário Jorge para disputar a prefeitura de Porto Velho pelo PDT, o que se vê é que quase todos os partidos da base aliada do governador Confúcio Moura estarão na disputa de 2012. PMDB, PT, PDT, PC do B e PSB já trabalham inclusive na montagem, das nominatas dos seus pré-candidatos à vereança.
Cargos federais
O governo Dilma Roussef, depois de inúmeras negociações com os partidos da base aliada, começa a definir os cargos de terceiro escalão nos estados, incluindo a porção de Rondônia. São cargos indicados por lideranças políticas e os mais cobiçados são os da Eletrobrás-RO, Incra,. Dnitt etc. A briga é de cachorro grande.
A confirmação
O Dr.Amado Rahhal, ex-diretor Geral do Hospital de Base confirmou sua pré-candidatura a prefeito pelo PP na capital. Ele começa a percorrer os bairros e se reunir com convencionais do partido para garantir apoio nas convenções municipais do ano que vem. O PP conta ainda com um outro pré-candidato: Ivan da Saga.
Espaço ocupado
Como o PT perdeu feio às eleições em Rondônia, ficando sem uma senadora e um deputado federal a menos no Congresso Nacional, a legenda acabará perdendo espaço nas indicações das estatais, cedendo muitos cargos para cristão novos do PP de Ivo Cassol, do PR de Miguel de Souza. O PMDB só vai aumentar seu espaço com novas indicações.
O cadastramento
Fui ao Shopping Cidadão para efetuar meu cadastramento biométrico e aproveitei para bisbilhotar como andam as coisas. Dos 280 mil eleitores de Porto Velho, menos de 90 mil se cadastraram. Em tempo: falavam-me que a coisa era rapidinho e eu perdi mais de uma hora e meia nas filas. Que baita fria, cara-pálidas!
Do Cotidiano
Mercados em turbulências
Os países ricos, que no passado foram os grandes importadores dos produtos brasileiros, estão empobrecendo neste início de segunda década do milênio, o que fez da China nosso grande comprador e obrigou o Brasil a dar força aos vizinhos e nações amigas para diversificar mercados.
Com essa diversificação chega também uma cesta ampla com vários novos itens, somando-se à crescente procura por alimentos orgânicos, livres da ameaça dos agrotóxicos e da ainda temível transgenia.
No plano governamental, a estratégia está focada na ampliação das vendas para mercados pouco tradicionais de modo a reduzir o impacto negativo da crise mundial sobre as exportações brasileiras. “Ao contrário de alguns países europeus, os mercados não tradicionais sofrem menos a interferência de barreiras não-tarifárias, o que também facilita a entrada dos produtos brasileiros”, diz Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento.
Os grandes mercados compradores de produtos brasileiros, como Estados Unidos e União Européia, estão sendo fortemente afetados pela turbulência nos mercados e há o risco de reduzir a procura por produtos estrangeiros. Essas duas regiões respondem por 38,7% das exportações brasileiras.
Um estudo realizado ainda antes da crise pela Agência de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) apontou potencial de crescimento das exportações para uma lista de 20 países, incluindo os tradicionais China e Estados Unidos, mas também uma série de outros mercados menos visados, como Angola, Cingapura, Turquia e Emirados Árabes.
A avaliação é de que, apesar da crise, esses países não tradicionais vão crescer o suficiente para ampliar a demanda por produtos brasileiros.
A lista de produtos exóticos exportados do Brasil cresce. Levantamento realizado com base nos números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostra que nos dois primeiros meses deste ano pelo menos 18 produtos peculiares voltaram ou ingressaram pela primeira vez na lista de exportações do País para os mais diversos destinos do mundo.
Via Direta
*** O ex-vereador Vivaldo Garcia pretende disputar a prefeitura de Candeias do Jamari em 2012 *** O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, ao retornar da China na próxima semana, terá grandes abacaxis para descascar *** A briga pelo Sintero já envolve até confrontos entre lideranças gays e evangélicas...