Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 - 05h46
Bolha imobiliária
O que todos temiam a acabou acontecendo. A bolha imobiliária chegou ao Brasil e o próprio governo já reconheceu a fatalidade ao criar um decreto com índice de preços de imóveis. Em SP o recuo nas vendas é de quase 30 por cento, em Belo Horizonte atinge a 40 por cento e a coisa não é diferente em Porto Velho, Curitiba e outras capitais.
Medida preventiva
A medida governamental, através de decreto, criando o novo índice já é um preparativo para uma queda abrupta. Uma bolha que já se vê nas imobiliárias, que não conseguem vender apartamentos novos e que atinge o mercado dos usados. Que os cara-pálidas que compraram imóveis na época dos preços em alta que fiquem com as barbas de molho.
Fatiota pronta
O vereador de Ji-Paraná Marcos Rogério (PDT) já esta com a fatiota pronta para assumir em Brasília a vaga do deputado federal Lindomar Garçon (PV). Prudente, o parlamentar acompanha atento os recursos de Garçon, já que esta escaldado com as decisões da justiça depois que foi prejudicado com a posse de Natan Donadon na sua cadeira no início do ano.
Guajará Mirim
A ex-vereadora Otelina Nogueira, sobrinha e nora do ex-deputado estadual e ex-prefeito Francisco Nogueira acaba de deixar os quadros do PMDB, devendo disputar a prefeitura local pelos quadros tucanos. Ela vai enfrentar nas urnas o ex-prefeito Isaac Bennesby, que ingressou na sigla peemedebista pelas mãos do casal Raupp.
A chiadeira
Ouvi ontem a chiadeira de vários deputados estaduais contra o Palácio Presidente Vargas nos corredores da Assembléia Legislativa Muitos se sentem desprestigiados e reclamam que até vereadores de quinta têm sido melhor tratados do que eles nas visitações governamentais no interior. Que coisa, né? Vale mais ser inspetor de quarteirão mesmo...
A reeleição
Para facilitar a própria reeleição, os 16 vereadores de Porto Velho estão aumentando o numero de cadeiras para 23 na próxima legislatura. Nas últimas eleições municipais, o índice renovação das cadeiras passou dos 70 por cento na capital e com as medidas protecionistas nossos edis querem se garantir no pleito de 2012.
Bela rasteira
Expedito Junior e Carlão de Oliveira deram uma bela rasteira em Nilton Capixaba e Valter Araujo e conseguiram a adesão do ex-vereador Esaú, aquele que seria candidato a prefeito do PTB em Ji-Paraná. Esaú começa a tratar de alianças. Mas como fica a situação do vice-prefeito Zé Otônio também pré-candidato? Será que vai pular para os Democratas?
Chumbo trocado
Em política dizem que chumbo trocado não dói. Há poucos dias Nilton Capixaba e Valter Araújo tinham retirado à ex-prefeita de Rolim de Moura, Milene Motta dos quadros tucanos. Ele será a pré-candidata à prefeitura dos trabalhistas. Lá, os vacilões foram Expedito e Carlão. Como se vê, é cobra engolindo cobra...
Do Cotidiano
Nova descoberta é considerada uma “poupança” de água potável para o futuro. Trata-se de um fantástico rio subterrâneo e não é nem de longe a primeira grande descoberta na região amazônica e seguramente não será a última: há mais mistérios a descobrir na imensa biodiversidade regional que possa imaginar nossa vã filosofia, como diria o Hamlet de Shakespeare.
Essa corrente de água subterrânea tem o nome de Rio Hamza, homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta: o físico indiano Valiya Mannathal Hamza, 70. Esse impressionante curso de águas subterrâneas se deu na sequência de análises de 241 poços de petróleo desativados da Petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980.
Uma descoberta tão surpreendente divulgada imediatamente em seguida à notoriedade alcançada pela descoberta do Aquífero Alter do Chão despertou nos meios científicos a suspeita de que se tratava do mesmo fenômeno, mas o físico descarta essa possibilidade.
Participante da equipe de Hamza, a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas identificou que essa grande movimentação de água flui 4 mil metros abaixo da superfície, de Oeste para Leste, sob as bacias dos rios Solimões, Amazonas e Marajó, e deságua nas profundezas do Oceano Atlântico, aproximadamente sob a foz do Rio Amazonas.
Ainda em estudos, estima-se que a nascente fica na cordilheira dos Andes, ainda no Peru, e logo alcance o Acre. Percorrendo cerca de 6 mil quilômetros até chegar ao Atlântico, a corrente é alimentada pela infiltração das águas dos rios da bacia amazônica e das chuvas. Possui vazão de 3.090 m3/s (cerca de 40 vezes menor que do Rio Amazonas).
As águas do Hamza se movem a uma velocidade muito menor que a dos rios superficiais: varia de 10 a 100 metros por ano, enquanto que a velocidade da vazão do Amazonas é da ordem de 2 m/s. O Hamza não corre por um túnel sob o solo, como se poderia imaginar, mas permeia pelas rochas sedimentares das profundezas terrestres.
Segundo o próprio Valiya Hamza, a linha de água permanece subterrânea desde sua nascente, mas inicialmente não tão distante da superfície.
Via Direta
*** O deputado Zé Hermínio gosta de confusão e voltou sua metralhadora giratória para Roberto Sobrinho, Confúcio Moura e Ivo Cassol *** Com o inverno amazônico se antecipando o lençol freático de Porto Velho começa a se recompor *** Nos poços caseiros da periferia a água está voltando.
![]() |
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro