Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 27/10/11


Coluna sem papas na língua 27/10/11 - Gente de OpiniãoEleições 2012

Ouvi durante a semana lideranças oposicionistas sobre as eleições em Porto Velho no ano que vem. A maioria acredita em pleito em dois turnos e admite que o PT têm força para empurrar um nome para a segunda etapa da peleja. No entanto, são unânimes: nos segundo turno a oposição se une e leva.

 

Gente de OpiniãoA mobilização

 Com mais um feriadão prolongado e a chegada das festas do final do ano constato um recuo nas articulações políticas regionais. Até o “Frentão”, idealizado por Miguel de Souza (PR), Expedito  Junior (PSDB) e outras lideranças deu uma esfriada. Mas a formação desta coalizão é considerada um dos fatos políticos mais relevantes da temporada

 

Gente de OpiniãoUma definição

Na verdade os oposicionistas estão no aguardo da definição do candidato petista chapa branca do prefeito sobrinho. O próprio ex-governador Ivo Cassol, que continua como uma das lideranças políticas mais  expressivas da capital acompanha com atenção as movimentações do PT e PMDB, legendas consideradas adversárias em 2012.

 
 

A recuperação

Depois de anos de paralisação, espremido entre Ji-Paraná e Cacoal, o município de Presidente Médici volta a crescer. Os indicativos são bons: a implantação do Distrito Industrial a criação de novos loteamentos. Conhecida nos anos 70 como a cidade “Pela Jegue”, Médici aposta na agroindústria e na fruticultura.

 

Lago municipal

Ainda sobre Presidente Médici a população se mobiliza para conseguir urbanizar o lago Municipal, ponto de lazer da comunidade, abandonado por sucessivas gestões municipais. A idéia é obter recursos através de emendas parlamentares dos senadores Acir Gurgacz, Valdir Raupp e Ivo Cassol para garantir a obra.

 

A privatização

A possível privatização da saúde em Rondônia é a nova polêmica formada pelos quadros oposicionistas e até mesmo pela classe médica que pretende protestar contra algo que ainda nem foi definido pela atual gestão. Na verdade, o governo Confúcio Moura busca ganhar tempo e eficiência para tirar os pacientes do chão.

 

Gente de OpiniãoAs retaliações

O deputado federal Moreira Mendes e os estaduais José Hermínio Coelho (Porto Velho) e Jaques Testoni (Ouro Preto do Oeste) quer recentemente ingressaram no PSD estão ameaçados de perder seus cargos. Os Diretórios nacionais, respectivamente do PPS e do PT estão pedindo os cargos de volta. O pau canta.

 

Gente de OpiniãoOs prefeitos

Como os então prefeitos Chiquilito, Bianco, Melki, Amorim, Divino e Ivo nas décadas passadas e mais recentemente  Confúcio antes de virar governador, Alex Testoni de Ouro Preto do Oeste vai se destacando na temporada. Com um orçamento mixuruca e economizando nos cargos de confiança, conseguiu grande desempenho na Bacia Leiteira.

 

Do Cotidiano

Ratinho, o terror

Nos anos 90, o marginal Ratinho infernizava a população nas proximidades dos bairros Mocambo e Areal e seu reinado se estendia até a região da Avenida Almirante Barroso, onde até hoje o portovelhense é assaltado com faca no pescoço, depois da sete da noite.

De tão perigoso, até familiares acabam se afastando do facínora e sua má-fama já apavorava quase toda a cidade, cujos moradores  evitavam transitar sob as regiões sob seu domínio.

Certa noite o jornalista Cláudio Jerônimo Paiva se dirigia à sua casa nas proximidades do Areal, quando o marginal chegou intimando, e entre um cascudo e outro levou relógio, carteira e algumas oferendas de terreiro.

Naquela época Claudinho era meio pai de santo, se trajava totalmente de branco e usava o artifício para engabelar as namoradinhas, assim como o velho Montezuma Cruz usava a doação de exemplares do jornal O Porantin para paquerar as molecas nas estâncias.

Frente a frente com Ratinho, Cláudio Jerônimo implorou pela vida, etc e etc. Constatando que a coragem não era o forte do jornalista, foram outros assaltos feitos em seqüência e a partir de então Ratinho nem precisava mais usar faca ou arma para levar os pertences da vitima. Onde estivesse nosso “destemido” herói – seja em Farmácia, restaurante ou na Taba do Cacique – bons tempos, aqueles! – Ratinho se apresentava e sem mais delongas estendia a mão requisitando dinheiro ou objetos de valor.

Uma namorada achou que a coisa já estava passando dos limites e convenceu o amado Claudinho a denunciar o bandido. “Parece coisa de mafioso cobrando pedágio e você se borrando de medo”, vociferava.

O infernal Ratinho foi preso e passou alguns meses na cadeia, ainda nos primórdios do Urso Branco. Passado algum tempo, ele começou a cumprir a pena fora do presídio e precisou arrumar emprego e também o perdão de algumas vitimas. Procurou Claudinho, que apavorado pelos antecedentes do detento, logo suplicou para não apanhar. Quase caiu duro perplexo quando Ratinho explicou “Que é isso amigo, hoje sou um homem de Deus!”. No entanto, mesmo convertido, Ratinho seria meses depois assassinado por desafetos nas ruas do Mocambo.

Coluna sem papas na língua 27/10/11 - Gente de Opinião

Via Direta

***A grande verdade é que a presença dos chefões do tráfico em Rondônia reflete diretamente no aumento criminalidade *** Deste caça-níqueis protegidos por pistoleiros a assaltos a bancos no interior do estado, a coisa vai piorando *** E salve-se quem puder...

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)