Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 - 06h03
Nossas emendas
A mobilização das bancadas federais dos estados – senadores e deputados federais – já é grande no Congresso Nacional com vistas a captação de recursos através de emendas do orçamento da União 2012. Durante o ano, o senador Acir Gurgacz ouviu as reivindicações nos municípios e anunciou que vai priorizar suas emendas para educação, saúde e infra-estrutura,
Os recursos
Em vista da importância destes recursos para o estado, o governador Confúcio Moura acompanha atentamente as ações da nossa bancada federal. Também os prefeitos rondonienses seguem o mesmo caminho, já que muitas obras em seus municípios dependem da liberação destas verbas. Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes e Vilhena têm trabalhado bem nesta captação.
Hora do espanto
A possível antecipação da entrega da ponte sobre o rio Madeira, (Vídeo AQUI), em Porto Velho para 2012 é de causar perplexidade. Será uma exceção à regra no que tem ocorrido há décadas em Rondônia, que é a interrupção e até o abandono de obras, como ocorreu com os viadutos de Pimenta Bueno, transformados em elefantes brancos.
Custo político
Alguns políticos deixam uma péssima impressão. A impressão que estão praticando chantagem. Mesmo com laudos técnicos de engenheiros independentes, um grupo se uniu na tentativa de incriminar a empreiteira que construiu a ponte sobre o Rio Machado. É lamentável. Jirau e Santo Antonio também sofreram horrores com o “custo político”.
Projeto suspenso
O presidente da Bolívia Evo Morales, sósia do tucano Hamilton Casara, acabou suspendendo o projeto da construção da Estrada para o Pacífico, obra de vital interesse para os brasileiros, já que a rodovia permitiria a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacifico. Teme-se agora pela ponte internacional em Guajará, que pode ser suspensa no embalo.
Prazo esgotando
Para quem vai disputar cargos eletivos no ano que vem o prazo de filiações aos poucos vai se esgotando. A menos de dez dias do prazo concedido pela justiça eleitoral, não se vê surpresas no quadro partidário regional. Nenhum candidato de ponta trocou de sigla nos principais pólos regionais.
Poder feminino
Por falar em eleições 2012, as mulheres vêm com tudo. Em Porto Velho com Fátima Cleide ou Epifânia (PT), em Ariquemes com a ex-prefeita Daniela Amorim (PTB) em Jaru, com Sônia do PT, em Guajará Mirim com Otelina Nogueira (PSDB), além das ex-prefeitas Lucia Tereza (Espigão) e Milene Motta (Rolim).
Nos municípios
A maioria dos municípios rondonienses já esta envolvida nas eleições do ano que vem. Na largada existem alguns favoritos, mas é uma situação que geralmente é revertida, principalmente em Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas desagradáveis para os “coelhos” das pelejas eleitorais.
Do Cotidiano
Relevantes serviços
Em Porto Velho, Santo Antônio e o longo da linha ferroviária Madeira-Mamoré as doenças continuavam a atacar os trabalhadores e a toda população que vivia em torno da construção. Foi quando então a empresa Madeira-Mamoré Railway contratou no Rio de Janeiro o grande médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, um sanitarista já reconhecido mundialmente, para visitar a região e propor àss medidas necessárias à melhoria de suas condições sanitárias.
Oswaldo Cruz desembarcou em Porto Velho em julho de 1910. Inspecionou a linha de construção e permaneceu no local por quase um mês apresentando em seguida um amplo relatório a empresa.
Desse documento histórico apresentado destaca-se o rol de doenças que encontrou na sua verificação: “Dominam na nosologia da região as seguintes moléstias: o impaludismo, a febre hemoglobinúrica, o beribéri, a disenteria, a oncilostomiase, a pneumonia, além de outras entidades mórbidas de menor freqüência e a adiante aludiremos; acompanhando tudo, o alcoolismo. O impaludismo assola a região de modo devastador e, além de todas as causas favorecedoras de que adiante falaremos, convém assinalar a deficiência de tratamento que se explica primeiro pelo elevado preço que são vendidos os sais de quinina no Rio de Janeiro, e depois pela criminosa falsificação que desses sais fazem os comerciantes que fornecem de mistura com amido ou bicarbonato de sódio”.
Por esse relatório se evidencia o rigor com que Oswaldo Cruz tratou dos problemas para os quais foi chamado a opinar. Ele foi o grande responsável pela grande frente de combate a malária criada em nossa região nos idos de 1910.
Nosso grande sanitarista, segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, que escreveu a “Ferrovia do Diabo”, nasceu em 5 de agosto de 1782 em São Francisco do Paraitinga, em São Paulo, formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e se aperfeiçoou no Instituto Pasteur em Paris. No Rio de Janeiro conseguiu extinguir a febre amarela. Em 1908, enfrentou a grande epidemia de varíola. Oswaldo Cruz faleceu em Petrópolis (RJ) em 11 de fevereiro de 1.917. Sua passagem por Rondônia jamais e seus relevantes serviços à saúde brasileira jamais serão esquecidos.
Via Direta
*** O dólar em alta ocasionou forte retração dos compristas na fronteira *** Os comerciantes de Guayarámirim já falam em promoções *** O PTB virou a sigla dos evangélicos em Rondônia *** A legenda é liderada por Nilton Capixaba, Valter Araújo e Melki Donadon *** É a reedição da aliança Rondônia com Fé.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo /
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri