Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 29/09/11


Coluna sem papas na língua 29/09/11 - Gente de OpiniãoFesta do PSD

Já regularizado para participar das eleições municipais do ano que vem o PSD começa uma maciça campanha de filiações em Rondônia. Entre os novatos, conforme explica o presidente regional, deputado federal Moreira Mendes, o partido esta recebendo nomes expressivos em condições de disputar as prefeituras em 2012.

Gente de OpiniãoLivre das pressões

O julgamento favorável do processo do PSD no Tribunal Superior Eleitoral –TSE deixa os filiados do partido fundado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab livre das pressões. Tratando-se de Rondônia, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire esperava um resultado negativo do PSD para pedir a cadeira do deputado Moreirão.

Gente de OpiniãoNas paradas

O PMDB não ficará fora da peleja do Palácio Urupá em Ji-Paraná. O diretório estadual lançou a pré-candidatura da vereadora Solange Pereira e assim aumentou o numero de postulantes na capital da BR. Outro nome que começa a circular nos bastidores é do ex-prefeito Assis Canuto, que já foi vice-governador e deputado federal.

Gente de OpiniãoHaja candidatos

Então, vejamos: pelas movimentações teremos um verdadeiro boom de pré-candidatos na temporada 2012 em Ji-Paraná. 1 – Empresário Marcito (PDT) 2 – vice-prefeito Zé Otônio 3 – deputado estadual Jesualdo Pires 4 – Ex-vereador Esaú Fonseca 5 –Vereadora Solange Pereira 6 – Ex-prefeito Assis Canuto 7 – Juares Jardim. E tem mais gente se coçando...

Gente de OpiniãoDistrito Industrial

Com respaldo da Câmara de Vereadores, o prefeito Zé Ribeiro (PMDB) toca a implantação do Distrito Industrial de Presidente Médici. Além de uma fábrica de remédios naturais, duas outras estão em fase de implantação, gerando emprego e renda para o município projetando uma nova era para aquela microrregião.

Gente de OpiniãoOs formadores

Nas sondagens eleitorais dos institutos o deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB) lidera a corrida sucessória na capital, ficando em segundo lugar o deputado federal Lindomar Garçon (PV). Mas perante os formadores de opinião – aqueles que verdadeiramente decidem à coisa na reta final – eles não inspiram confiança. Vai daí...

Gente de OpiniãoA ressurreição

O ex-governador João Cahulla tenta ressuscitar o PPS em Rondônia, mas tem dificuldades, já que o partido carece de lideranças. Primeiramente a legenda perdeu o então governador Ivo Cassol para o PP, depois foi à vez do deputado federal Moreira Mendes pular para o recém nascido PSD. As coisas, então ficaram difíceis.

Gente de OpiniãoProjeções tucanas

O PSDB, de Expedito Júnior, não está bem situado na disputa nas principais prefeituras do estado. Na capital, o partido não tem candidato de ponta, assim como em Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Dos principais pólos regionais, os tucanos só têm um nome disputando de igual para igual com os adversários, que é em Ji-Paraná com Esaú Fonseca.



Do Cotidiano

O embrião e o gargalo

Coluna sem papas na língua 29/09/11 - Gente de OpiniãoNa verdade, a prefeitura de Porto Velho já tinha iniciado algumas experiências quanto à coleta de lixo seletiva em alguns bairros, uma tarefa difícil, onde alguns moradores colaboram, outros não e o embrião já estava até ameaçado, pois uma coisa é trabalhar nesta iniciativa em bairros com populações reduzidas, outra é tocar esta inovação na capital em bairros populosos como o eixo Tancredo/JK Ulysses, Eldorado/Caladinho/Cidade Gurgel.

Com a parceria firmada entre a associação dos catadores de lixo e a multinacional Alston, a coisa poderá finalmente ganhar novos rumos. Os recursos da multinacional servirão para fomentar campanhas educativas e ampliar a modalidade da coleta, reduzindo o impacto ambiental numa cidade que ainda não conta com aterro sanitário adequado.

O portovelhense acostumado a percorrer os bairros sabe que a maioria da população não colabora com os serviços de coleta de lixo e com a limpeza pública. Tanto é verdade, que todo ano, durante as chuvas do inverno amazônico, são retiradas toneladas de entulho – de carcaças de geladeiras a sofás dos canais e igarapés que cortam a cidade. E os sujismundos proliferam inclusive em bairros da classe média alta, com entulhos jogados nas ruas e calçada que acabam entupindo as bocas de lobo.

As conseqüências da sujeirada pelas ruas e avenidas aparecem principalmente durante o nosso inverno, com alagações desde o centro comercial da Avenida 7 de Setembro até aos bairros, propensos a transbordar, como ocorre na Zona Leste, uma das regiões mais baixas da cidade.

Através de parcerias, o prefeito Roberto Sobrinho tenta avançar e recuperar o tempo perdido, já que a herança recebida em termos de coleta de lixo, de controle das alagações e do próprio projeto para a construção do aterro sanitário - que só agora começa a sair do papel - não foi das melhores.

Numa cidade, onde a pavimentação já se estendeu a bairros distantes como o Ulysses Guimarães e Areia Branca, já tinha passado da agora de Porto Velho avançar na coleta seletiva de lixo.

Via Direta

*** A venda de apartamentos novos desabou de vez na capital, segundo as imobiliárias *** Como a oferta é enorme, a tendência é que os preços comecem a recuar *** Impressionante numero de bocas de fumo em Porto Velho: a cidade esta se transformando mesmo numa monumental cracolândia *** É coisa de louco!

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)