Terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 - 05h01
Regularização fundiária
Preocupados com a situação dos produtores rurais e os conflitos sangrentos pela terra nos últimos anos, os senadores dos estados de Rondônia e Mato Grosso estão empenhados no Congresso Nacional pela aprovação urgente da Medida Provisória que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana no País. O ato também institui mecanismos para aprimorar a eficiência de procedimentos dos imóveis da União.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), um dos principais lideres da regularização fundiária na Amazônia enfatiza a importância da MP que vai beneficiar milhares de produtores, dando segurança aos proprietários, fomentando a produção agrícola e estabelecendo a paz no campo. Ele exemplifica também a questão da regularização fundiária urbana, citando o exemplo da Região Chacareira de Porto Velho, que se tornou zona de expansão da cidade, com centenas de novos imóveis que precisam ser titulados.
O Senado entende que esta proposta é uma das mais importantes para serem aprovadas no Congresso neste segundo semestre tendo em vista todos seus reflexos na vida do campo.
Com rachaduras
As queixas se multiplicam pelas casas e apartamentos populares entregues pelo Programa Minha casa Minha Vida em Porto Velho e em alguns municípios do estado. São imóveis com problemas de rachaduras nas paredes, na fiação elétrica, quando não de esgoto, com as fossas entupidas e as fezes pululando pelas ruas e calçadas. É golpe!
A fiscalização
A grande verdade é que falta fiscalização da prefeitura, do governo do estado e da Caixa Econômica que financia esta modalidade de contratos habitacional em Porto Velho. Com esta atitude de omissão em zelar pelos conjuntos, os órgãos públicos acabam cúmplices das empreiteiras contratadas que entregam aos mutuários gato por lebre. É golpe!
As conversações
Os dirigentes partidários regionais estabeleceram o mês de maio para abrir os entendimentos em torno de alianças para as eleições do ano que vem. Por enquanto todo mundo esta conversando com todo mundo, mas existe uma disputa a parte: o governador Confúcio Moura (PMDB) e o ex-senador Expedito Junior (PSDB) disputam a companhia de Jesualdo Pires (PSB) numa dobradinha ao Senado.
São predadores
Com um ritmo corrido a maioria dos vereadores que assumiu as 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho está na pista para disputar vagas a Assembléia Legislativa em 2018. A capital tem na ALE agora oito representantes com boa votação local no Poder Legislativo estadual e boa parte deles já é ameaçada pelos predadores.
Presas fáceis
As últimas legislaturas da Assembléia Legislativa têm sido renovadas em até 70 por cento por contra dos desgastes sofridos. Nesta legislatura o desgaste é por conta de quase todos parlamentares terem se transformados publicamente em vacas de presépios. E nesta condição de omissos serão presas fáceis para os vereadores da capital e do interior na peleja 2018.
Via Direta
*** Com chuvas intensas, Porto Velho esta se transformando num imenso igapó. Tem bairro onde nem tatu com chuteira consegue se locomover *** O governador Confúcio se posicionou contra as siglas de aluguel, mas na reeleição dele em 2014 tinha pelo menos umas cinco delas na sua coalizão *** Conta outra, né, El Carecon? *** Para economizar a maioria dos municípios do estado não terá carnaval popular na temporada.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu