Terça-feira, 3 de maio de 2016 - 22h01
A triste realidade
Mesmo com a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia contestando os números do Departamento Penitenciário Nacional sobre a situação do sistema prisional rondoniense é preciso reconhecer com toda humildade que é a situação é critica. E ainda que levado em conta as novas vagas ofertadas para os detentos as condições de Rondônia no trato dos seus presidiários com tamanha superpopulação constatada, ainda serão as piores possíveis.
Não é de hoje que o estado padece com a situação. A coisa vem lá de trás e as rebeliões começaram a eclodir no inicio da década passada com o famigerado motim do Complexo Urso Branco. Várias cabeças rolaram literalmente, numa das maiores chacinas já vistas no País.
A Corte dos Direitos humanos tem acionado os governadores rondonienses através dos anos para mudar esta triste realidade. No entanto quase 20 anos depois das primeiras advertências internacionais a tendência a coisa pode piorar com a crise que assola o País e a conseqüente escassez de recursos.
Caça aos votos
Se de um lado a temporada de caça aos votos dos possíveis candidatos a prefeito em Porto Velho ainda continua tímida, aguardando definições no tocante ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, de outro lado os postulantes a vereança se mostram mais empenhados. Já estão se trombando nas regiões das Zonas Leste e Sul, as mais populosas da capital.
Apoio presidencial
A definição do afastamento da presidente Dilma vai deixar claro quem é quem no cenário político local na peleja do Palácio Tancredo Neves. Com Michel Temer assumindo o poder, será reforçada a candidatura de Williames Pimentel (PMDB). Mantendo -se a presidente, o beneficiado será Roberto Sobrinho (PT). Também depende desta definição as alianças em curso, já se sabendo então quem será oposição e situação.
A difícil reposição
As lideranças políticas mais antigas vão se aposentando e se constata uma difícil reposição de novos quadros com qualidade. O ex-prefeito, ex-vice-governador e ex-deputado federal Assis Canuto, que acaba de completar 75 anos de idade é mais um pioneiro pendurando as chuteiras na política. Na capital, os ex-prefeitos Sebastião Valadares, José Guedes e Carlinhos Camurça largaram as disputas eleitorais.
Boom de urubus
Impressiona a explosão da natalidade dos urubus em Porto Velho. As aves de rapina prosperam tanto na região portuária do Cai N’ Água, tornando o local um cartão postal as avessas da capital, como em determinados pontos da Zona Leste. Constata-se também o boom das aves ao final das feiras livres, inclusive na região central, as quintas-feiras, no São Cristovão. É coisa de Louco!
Os mensalinhos
Alguns jornalistas que começam (ou continuam) a receber mensalinhos de políticos candidatos geralmente o acordo é feito para não serem criticados e destinados bombardear os adversários - precisam prestar muita atenção para o desgaste destes acertinhos escusos. Ocorre que logo em seguida dos acordos, os assessores dos políticos espalham pela cidade o nome do “beneficiado” O processo de desmoralização é rápida.
Via Direta
*** A vereadora Ana Maria Negreiros (PDT) já esta no trecho na busca da reeleição *** Suas ações tem sido nos redutos do Mariana e São Francisco, populosos bairros da Zona Leste *** O ex-senador Odacir Soares (PROS) pré-candidato a prefeito esta a cata de um bom vice para a peleja de outubro. Quem se habilita? *** Tziu que chegou a anunciar sua candidatura a prefeito em Ariquemes pelo PMDB foi barrado no baile *** Será que é mais um inelegível nas paradas?
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu