Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Como explicar a grande incidência de câncer em Porto Velho?


Expectativas com Temer

Se no âmbito nacional as primeiras expectativas de um possível governo Michel Temer giram em torno de melhorias econômicas com geração de emprego e renda, queda da inflação, melhorias daComo explicar a grande incidência de câncer em Porto Velho? - Gente de Opinião saúde em estado de colapso, da segurança pública que desandou de vez e a manutenção das conquistas sociais ao longo dos anos, na esfera local também têm nossas bandeiras que desde já devem ser elencadas pela bancada federal já que a troca de governo é iminente.

Rondônia precisa garantir obras importantes previstas como a restauração da rodovia 364, a Usina Hidrelétrica de Tabajara, a conclusão da ponte na altura do Abunã, a definição da pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, cujo miolo depende de licenças ambientais, a dragagem do Rio Madeira, a ponte binacional em Guajará Mirim entre tantas. Na capital, temos a urgência da implantação da rede de água e esgoto, da conclusão dos viadutos e do Parque Alternativo. Enfim, não podemos dormir no ponto. Outros estados já estão se mobilizando para assegurar as suas prioridades na era Temer.



 

Audiência pública

Caso não tenha um novo adiamento, esta prevista para hoje, na Assembléia Legislativa de Rondônia, a audiência pública para debater os alertas dos cientistas e pesquisadores do INPA sobre a possibilidade do rompimento das barragens das usinas e Jirau e Santo Antonio. Já temos tradição neste tipo de tragédia. Lembram do que ocorreu na barragem de Apertadinho no sul de Rondônia?

Epidemia de câncer

Como explicar a grande incidência de câncer em Porto Velho? - Gente de Opinião

Como explicar esta grande incidência de câncer em Porto Velho, uma das maiores do pais? O sol abrasivo? Mercúrio nas águas do Rio Madeira que abastecem a capital? Os agrotóxicos que infestam os hortifrutigranjeiros consumidos por aqui? É certo que o ser humano esta morrendo pela boca e uma epidemia de câncer varre o país, mas em algumas cidades a incidência da doença é bem maior

Crimes no campo

Desde a década de 90, com a chacina de Corumbiara, o estado de Rondônia tem liderado as estatísticas de crimes no campo e nada tem sido feito através dos anos para reduzir tamanha mortalidade. O ano apenas começou e metade dos crimes do campo do País já foi registrada em Rondônia. No Vale do Jamari o bicho esta pegando. Tem milícias, tem jagunços se fingindo de sem terra - e tem traficantes de armas e drogas a solta.

Siglas de aluguel

As siglas de aluguel, algumas nanicas que buscam boquinhas para seus dirigentes através de acordos de cooperação com candidatos favoritos as prefeituras, já estão nas ruas buscando parcerias. Com a legislação eleitoral mais rígida quanto aos gastos em campanha e até mesmo a redução de tempo, as agremiações que tradicionalmente se vendem estão em apuros na temporada.

No bico do corvo

Com a retração econômica, alguns segmentos estão no bico do corvo em Porto Velho. São os casos dos garagistas, dos corretores imobiliários e do setor hoteleiro. Pensar que há dois anos quem trabalhava nestas áreas rachava de ganhar dinheiro na capital rondoniense?Agora os ventos sopram contrários e muita gente já esta pensando em mudar de ramo.
 

Via Direta

***Os pedidos de falência no País acumulam 25,8 por cento nos primeiros meses do ano *** È a economia brasileira no despenhadeiro *** O dirigente Lindomar Sandubas ainda acredita que é possível convencer a deputada Mariana Carvalho disputar a prefeitura de Porto Velho em outubro *** Ela tem sinalizado a aliados que esta fora da peleja *** E já começam os preparativos para o Arraial Flor de Maracujá, torcida brasileira!   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)