Domingo, 5 de março de 2017 - 05h05
A recuperação dos estados
Sob críticas da oposição, o Senado Federal começa a debater na próxima semana o novo regime de recuperação dos estados. Os contras alegam que o governo só mexe no acessório e não em pontos fundamentais, como a grande concentração de recursos nas mãos da União e o combate sem trégua a corrupção, como pontua o representante João Capiberibe (PSB-AP).
A criação de um novo regime de recuperação fiscal para os estados vai dominar o primeiro semestre do ano. O Congresso Nacional já recebeu mais uma proposta do governo na tentativa de solucionar a crise financeira dos governos estaduais. O Projeto de Lei Complementar 343/2017 permite a suspensão por até três anos o pagamento de dívidas com o tesouro nacional. Em contrapartida, os governadores terão que adotar uma série de medidas, como privatizar empresas e aumentar a contribuição de servidores para o regime da Previdência.
Os governadores gostariam de fugir do projeto do novo regime como os vampiros da luz do dia, devido às medidas impopulares a serem adotadas. No entanto boa parte está engolindo o projeto goela abaixo. Afinal, a necessidade faz o sapo pular...
Agenda cheia
O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, cumpre agenda cheia no estado desde quarta-feira quando se reuniu com pedetistas em Porto Velho. Rechaçou as especulações dando conta de uma possível troca de partido e quanto à questão sucessória ele considera muito cedo para as tratativas. “Tem muita coisa acontecendo em Brasília com reflexos em nosso estado”, sintetizou.
Zona Leste
Em Porto Velho, o senador Acir enfatizou a importância da bancada federal em fortalecer projetos de infra-estrutura na capital rondoniense. Ele citou a emenda de bancada em torno de R$ 132 milhões destinada à pavimentação da Zona Leste. “Naquela região está concentrada uma grande população vivenciando muitas carências. É fundamental o combate as alagações”, ressaltou.
As creches
A capital de Rondônia está com 5 creches praticamente prontas e sem equipamentos para entrar em funcionamento enquanto toda a população cobra este benefício devido à demanda de famílias necessitando destes serviços. Em alguns casos as creches foram entregues repletas de rachaduras e com problemas elétricos e hidráulicos. O prefeito Hildon exigiu os devidos reparos das empreiteiras.
Os ponteiros
Os caciques regionais começam a se reunir pelo estado alinhavando acordos para 2018. Sabe-se que ontem em Ariquemes o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu importantes lideranças para discutir alianças para as eleições do ano que vem. Confúcio é tido como possível candidato ao Senado e concentra esforços em renovar as parcerias já formadas para o próximo ano.
Fazendo as contas
Explica-se o porque de tantos postulantes a Câmara dos Deputados no ano que vem. Ocorre que pelo menos três dos atuais integrantes da bancada federal são considerados cartas fora do baralho. São Eles Lindomar Garçon (PRB- Porto Velho), Luis Claudio (PP-Rolim de Moura) e Lucio Mosquini (PMDB -Jaru). Seus predadores já estão correndo trecho, como Leo Moraes (Porto Velho), Jaqueline Cassol (Rolim de Moura) e os Amorins (Ariquemes e Bacia Leiteira).
Via Direta
*** A situação das rodovias estaduais e federais chega neste auge do inverno amazônico em petição de miséria em Rondônia *** Até a BR 364, a mais priorizada de todas já apresenta trechos com a pista bastante deteriorada *** A enchente vem chegando de mansinho nos bairros próximos as margens do Rio Madeira na capital ***O risco de desmoronamento de barrancos aumenta no Bairro Triângulo e na estrada do Belmont o que causará grandes prejuízos ao estrado.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri