Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Contingenciamento - Por Carlos Sperança


 

O mérito de Nazif

O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) que deixou o cargo em janeiro vai passar para a história local como um mandatário com pouco tino administrativo, mas deixa um legado importante para seu sucessor: é o primeiro que não retaliou seu sucessor como era hábito nestas bandas.

Até Nazif transmitir o cargo para Hildon Chaves, o modus operandi dos prefeitos na transmissão de cargos era de deixar o caixa zerado e uma montoeira de problemas imediatos para o sucessor resolver. Tanto nas eleições de Chiquilito Erse como na de José Guedes, com suas militâncias raivosas, a prática foi de retaliações.

De Carlinhos Camurça para Roberto Sobrinho, não havia sequer uma enxada para capinar o pátio da Secretaria de Obras. De Sobrinho para Nazif, a herança de prefeito  e secretários presos com desvio de milhões e milhões, mais pane geral nos computadores, deixou uma herança terrível. Mas de Nazif para Chaves se deixou dinheiro em caixa e ele recebeu até elogios do o sucessor.”Ele (Nazif) agiu como um estadista”, disse.  




 

Contingenciamento

Já rola chiadeira contra o contingenciamento de recurso na Polícia Federal é do Oiapoque ao Chuí. Se for aprovado o corte projetado pelas esferas econômicas, a previsão é de uma redução de 44 por cento de recursos destinados ao órgão ao longo de 2017 o que seria, conforme o senador Telmário Motta (RR) uma queda de R$ 5 bilhões para R$ 2 bilhões refletindo na paralisação imediata da Operação Lava a Jato.

Vice de Maurão

Confirmado pelo PMDB de Valdir Raupp como provável candidato ao governo pelo partido, o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembléia Legislativa tem sido assediado para escolher logo seu vice. Maurão explica que ainda é cedo para falar na escolha de vice e o processo de definição será feito junto aos partidos aliados ao seu “Frentão”. Acredita-se que seu vice será de Porto Velho.

Marca recorde

Se alguma coisa não for feita no Congresso Nacional para barrar a criação de novas legendas – as cláusulas de barreira seria uma solução – o Brasil chegará às eleições de 2018 com cerca de 100 legendas partidária sendo quase a metade em gestação. Delas apenas a PODEMOS, sucedendo o PTN, desponta como sigla de porte representativo e com candidatos a presidência da República e governos estaduais.

Confúcio x Hermínio

Desde a legislatura passada que o governador Confúcio Moura e o deputado estadual Hermínio Coelho não se bicam.  Sem papas na língua, o ex-presidente da Assembléia Legislativa sempre causou transtornos à gestão do desafeto peemedebista considerada perseguidora e vingativa pelo parlamentar oposicionista. Agora as pendengas entre eles acabaram nas barras da justiça.

A coincidência

A Comissão Especial que trata da proposta sobre duração e coincidência de mandatos políticos, a PEC 77/03, adiou a reunião para hoje, quinta--feira. Como se sabe a proposta de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) acaba com a reeleição majoritária, determina a coincidência das eleições e fixa em cinco anos a duração dos mandatos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo e Legislativo.
 

Via Direta

*** O prefeito HIldon Chaves (PSDB) deu o pontapé inicial do seu programa de asfaltamento em Porto Velho com toda pompa e circunstância cenográfica *** Como se sabe, existe um déficit de 400 quilômetros de ruas pavimentadas na capital rondoniense *** Mas teme-se que com obras de infra-estrutura previstas dezenas de ruas que foram asfaltadas sejam cortadas para receber a tubulação de água e esgoto *** Seria bom a prefeitura se entender com a Caerd sobre seus projetos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)