Sexta-feira, 14 de outubro de 2016 - 05h02
A eficiência de Confúcio
Num cenário econômico desolador nos estados, onde 14 governadores já decretaram estado de calamidade e pagando os salários do funcionalismo atrasados e parcelados, Rondônia pode comemorar uma situação de equilíbrio nas suas finanças. O governador Confúcio Moura (PMDB) paga o funcionalismo em dia desde seu primeiro mandato e sempre no mês trabalhado sendo que com relação aos fornecedores poucos se queixam com os eventuais atrasos.
Sem dúvidas, Confúcio Moura, que patinou nos seus primeiros anos de gestão no mandato anterior e chegou até admitir que dada tamanha impopularidade talvez nem disputasse a reeleição, “pois tenho desconfiômetro”, ratificou a sua condição de bom gestor adquirida em dois mandatos na prefeitura de Ariquemes. Num choque de gestão, demitiu centenas de comissionados, cortou diárias, economizou os trocados do cafezinho para não comprometer a folha de pagamento do funcionalismo.
O Palácio Rio Madeira apertou o cinto em tudo que foi possível e até exagera em alguns quesitos, como a falta de material de expediente e combustível, mas não deixou a peteca cair, como aconteceu na maioria dos estados.
Plano Cebolinha?
O “atentado” ao comitê do candidato Léo Moraes (PTB) acabou se transformando em piada pela cidade. Em Rondônia, temos tradição em farsas de candidatos em temporada de eleição e quando a coisa não fica bem explicada, o episódio acaba funcionando como uma bala de prata às avessas para o autor da “prosopopeia”. A coisa esta passando meramente por molecagem.
Disputas acirradas
A eleição de 2016 é marcada com todos os elementos de uma boa disputa acirrada na capital. Confiram: 1 Surpresas incríveis 2- Pesquisas fraudadas 3- Atentados com Planos Cebolinhas 4 – A militância se xingando, como num clássico decisivo de futebol 5 – Apostas nos botecos 5 – Os candidatos do segundo turno já caluniados até o talo por suas respectivas militâncias 6- E muita molecagem!
Queiço suíço
Os presidiários de Rondônia detém o titulo nacional de grandes escavadores de tuneis e por isto são conhecidos como “homens tatus”. Como se sabe, o presídio Urso Branco é um verdadeiro queijo suíço. Agora, mais recentemente o Urso Panda esta revelando baitas engenheiros de túneis e se rivalizando com os tatus da penitenciária mais tradicional de Rondônia. Coisa de louco!
Os ex-governadores
Cresce o numero de governadores e ex-governadores envolvidos em casos de superfaturamento, golpes em licitação, desvio de recursos e rapinagens em geral. Além do atual governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) em investigação, temos dois ex-governadores do Tocantins – um preso e outro investigado – enrascados com a justiça. Na Amazônia ex-governadores de Rondônia, Roraima e Amapá também estão no bolo.
Com Ciro Gomes
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi já defende candidatura própria do partido nas eleições de 2018, com o lançamento do nome do ex-governador Ciro Gomes (aquele cara brigão) para a presidência da República com o apoio de Luis Inácio Lula da Silva em coalizão com o PT. Ora, aliança com os petistas é para afundar qualquer campanha no País. Será que os resultados das urnas em 3 outubro não serviam para nada?
Via Direta
***Atenção senhores prefeitos: a apresentação de emendas de deputados federais e senadores ao orçamento da União 2017 só vai até o próximo dia 20 *** Em tempos bicucos, estes recursos se revestem de grande importância às municipalidades *** Impressiona a violência em Vilhena. Tornou-se a cidade mais violenta de Rondônia em2016 ***Já se tratando de crimes no campo, as barbaridades ocorrem no Vale do Jamari. Até quando?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri