Segunda-feira, 27 de março de 2017 - 23h39
As obras federais
Conforme nota emitida pela assessoria do DNITT, a maioria das obras federais programadas para Rondônia não será afetada pelo contingenciamento do Orçamento da União. Desta forma, as obras da ponte sobre o Rio Madeira na altura do Abunã, os viadutos de Porto Velho, a recuperação da BR 364, a continuidade e conclusão das rodovias 429 (P. Médici a Costa Marques e 425 (para Guajará Mirim), o que pode ser encarada como uma boa noticia, desde que concretizada.
No entanto, outras obras programadas para o estado podem ser contingenciadas, como a dragagem do Rio Madeira, de grande importância para resolver o gargalo logístico de transportes durante o verão na hidrovia Porto Velho-Itacoatiara (AM). Pergunta-se ainda como ficará a situação da usina hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, destinada a atender a região do Vale do Jamari e a ponte binacional sobre o Rio Mamoré ligando o Brasil á Bolívia.
É importante em todos estes casos a bancada federal ficar atenta aos desdobramentos do corte de recursos que pdoe ser anunmcaido nos próximos dias.
No Cai N’àgua
Percorri no domingo a região portuária do Cai N Água onde se realizam as feiras dos produtores. Ao meio do Mercado do Peixe, do terminal de transbordo de ônibus, do comércio regular que abastece índios e os ribeirinhos, também funcionam pequenas cracolândias a luz do dia e botecos que operam o lenocínio, conhecidos popularmente como puteiros. Moradores reclamam da falta de segurança no local.
Largada do PDT
Com encontro estadual realizado no final de semana em Ji-Paraná, com a participação de lideranças expressivas de outras legendas, o PDT deu a largada para a campanha de 2018, quando terá candidatos próprios em todos os níveis. A legenda que tem como virtual candidato ao governo o senador Acir Gurgacz, já trabalha na formação de chapas a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados.
É impressionante
Impressiona a criação de tantos novos partidos no País e a facilidade para tanto perante a justiça eleitoral. São mais de 50 projetos de agremiações tramitando para serem regularizados perante o TSE para sugar os cofres públicos, mais precisamente os recursos destinados ao bilionário fundo partidário. Outra coisa que esta bombando também é a abertura de templos de novas religiões.
A revitalização
Com a mudança do governo para o Centro Administrativo, na região das Pedrinhas, mais o fechamento da agência central do Basa e tantas lojas de portas fechadas o centro histórico de Porto Velho vai perdendo importância e se desvalorizando. A noite a situação piora, pois é tomada por “noiados” e ladrões. Esta um baita perigo transitar a noite nas proximidades do Palácio Presidente Vargas, Unicentro e praças aos arredores. Urge a revitalização.
Acobertamento
Impressiona a retomada, aos bandos, de funcionários fantasmas em órgãos públicos. Como sempre, a prática tem acobertamento de políticos influentes que indagados a respeito culpam os diretores de departamentos como se eles não tivessem responsabilidade do que esta ocorrendo. Tem uma lista enorme circulando na praça com muitos nomes conhecidos, defensores da moral e dos bons costumes. As antigas práticas voltaram...
Via Direta
*** A decisão da China e de outros países em retomar a importação da carne brasileira trouxe mais tranqüilidade aos pecuaristas de Rondônia*** Afinal, o preço da arroba do boi já estava em queda livre e agora a arroba deve se recuperar mercado aos poucos *** Aprovada no Congresso Nacional, à regularização da profissão de detetive particular será levada a sanção do presidente Michel Temer na próxima semana.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu