Segunda-feira, 27 de março de 2017 - 23h39
As obras federais
Conforme nota emitida pela assessoria do DNITT, a maioria das obras federais programadas para Rondônia não será afetada pelo contingenciamento do Orçamento da União. Desta forma, as obras da ponte sobre o Rio Madeira na altura do Abunã, os viadutos de Porto Velho, a recuperação da BR 364, a continuidade e conclusão das rodovias 429 (P. Médici a Costa Marques e 425 (para Guajará Mirim), o que pode ser encarada como uma boa noticia, desde que concretizada.
No entanto, outras obras programadas para o estado podem ser contingenciadas, como a dragagem do Rio Madeira, de grande importância para resolver o gargalo logístico de transportes durante o verão na hidrovia Porto Velho-Itacoatiara (AM). Pergunta-se ainda como ficará a situação da usina hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, destinada a atender a região do Vale do Jamari e a ponte binacional sobre o Rio Mamoré ligando o Brasil á Bolívia.
É importante em todos estes casos a bancada federal ficar atenta aos desdobramentos do corte de recursos que pdoe ser anunmcaido nos próximos dias.
No Cai N’àgua
Percorri no domingo a região portuária do Cai N Água onde se realizam as feiras dos produtores. Ao meio do Mercado do Peixe, do terminal de transbordo de ônibus, do comércio regular que abastece índios e os ribeirinhos, também funcionam pequenas cracolândias a luz do dia e botecos que operam o lenocínio, conhecidos popularmente como puteiros. Moradores reclamam da falta de segurança no local.
Largada do PDT
Com encontro estadual realizado no final de semana em Ji-Paraná, com a participação de lideranças expressivas de outras legendas, o PDT deu a largada para a campanha de 2018, quando terá candidatos próprios em todos os níveis. A legenda que tem como virtual candidato ao governo o senador Acir Gurgacz, já trabalha na formação de chapas a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados.
É impressionante
Impressiona a criação de tantos novos partidos no País e a facilidade para tanto perante a justiça eleitoral. São mais de 50 projetos de agremiações tramitando para serem regularizados perante o TSE para sugar os cofres públicos, mais precisamente os recursos destinados ao bilionário fundo partidário. Outra coisa que esta bombando também é a abertura de templos de novas religiões.
A revitalização
Com a mudança do governo para o Centro Administrativo, na região das Pedrinhas, mais o fechamento da agência central do Basa e tantas lojas de portas fechadas o centro histórico de Porto Velho vai perdendo importância e se desvalorizando. A noite a situação piora, pois é tomada por “noiados” e ladrões. Esta um baita perigo transitar a noite nas proximidades do Palácio Presidente Vargas, Unicentro e praças aos arredores. Urge a revitalização.
Acobertamento
Impressiona a retomada, aos bandos, de funcionários fantasmas em órgãos públicos. Como sempre, a prática tem acobertamento de políticos influentes que indagados a respeito culpam os diretores de departamentos como se eles não tivessem responsabilidade do que esta ocorrendo. Tem uma lista enorme circulando na praça com muitos nomes conhecidos, defensores da moral e dos bons costumes. As antigas práticas voltaram...
Via Direta
*** A decisão da China e de outros países em retomar a importação da carne brasileira trouxe mais tranqüilidade aos pecuaristas de Rondônia*** Afinal, o preço da arroba do boi já estava em queda livre e agora a arroba deve se recuperar mercado aos poucos *** Aprovada no Congresso Nacional, à regularização da profissão de detetive particular será levada a sanção do presidente Michel Temer na próxima semana.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri