Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 - 05h04
Penas mais duras
Com propostas aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado atribuindo penas mais duras para quem dirigir embriagado, o Código de Trânsito Brasileiro poderá sofrer nova mudança, especialmente para aquele motorista sob efeito do álcool ou outra substância que esteja dirigindo. A PEC aprovada cria o tipo penal qualificado de “lesão corporal culposa na direção de veiculo automotor”
O projeto inova ao atribuir o envolvimento de um motorista com capacidade psicomotora alterada pelo consumo de drogas em acidentes de trânsito que resulte em lesão corporal grave ou gravíssima. A pena estipulada é de dois a cinco anos de reclusão. Tal providencia, conforme o relator da PEC, senador Aluizio Nunes (PSDB-SP) supre uma lacuna legislativa tendo em vista que a qualificadora em questão somente existe atualmente como caso de homicídio culposo.
Depois de passar na CCJ a proposta, que já recebeu parecer favorável, e mais duas emendas, do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) segue para o plenário com pedido de votação em regime de urgência.
Poder de articulação
Mesmo iniciante na política, o prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) se já se comporta como um veterano em termos de articulação. O jantar com a bancada federal em Brasília durante a semana rendeu bons frutos para Porto Velho com a captação de emenda conjunta de quase R$ 130 milhões beneficiando a capital. É essencial um bom relacionamento com a bancada federal.
Dia do Bem
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumpre agenda no estado a partir de sábado, participando do Dia do Bem promovido anualmente pela Rede TV em todo estado. O senador cumprirá roteiro de visitas em Porto Velho e Ji-Paraná no sábado e na próxima semana manterá encontros com lideranças regionais do PDT e região central do estado visando à renovação dos diretórios municipais.
Piratas e traficantes
Dominados por piratas e traficantes, os rios da Amazônia – principalmente no AM, PA e RO, AP - se transformaram num enorme perigo para a navegação comercial, principalmente para o de transporte de combustíveis e de eletrônicos. Os barcos de passageiros também têm sido atacados. A incidência das abordagens tem sido frequente e as autoridades não conseguem frear a violência.
Prazo concedido
Derrotado na eleição a prefeito, o deputado Leo Moraes (PTB-Porto Velho) resolveu conceder um prazo de carência de atuação de 100 dias para o alcaide eleito Hildon Chaves (PSDB), inquilino do mesmo prédio onde o adversário mora, com um andar de diferença. Depois deste prazo, o vizinho Leo promete ser rigoroso na cobrança dos atos do Poder Executivo.
Clã enrolado
O dedo podre do eleitorado de Vilhena impressiona. Mesmo sabendo das condenações do ex-prefeito Marcos Donadon, do deputado federal Natan e do estadual Marco Antonio (e com membros do clã foragidos), a cidade elegeu com boa votação a esposa de Melki, Rosani, que, diga-se de passagem, também tem problemas com a justiça. Não bastasse, o presidente da Câmara Junior Donadon também foi preso...
Via Direta
*** Com pacotes impopulares, os governadores do Rio de Janeiro, Pezão e Sartori, do Rio Grande do Sul vivenciam dias turbulentos em seus estados *** Por alta de eficiência e lotado de marajás, a Caerd esta perdendo terreno no estado e perdendo escritórios regionais, como ocorreu com Ariquemes ***Antigo ninho de petistas e sindicalistas, a cada ano a companhia afunda mais e mais.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l