Terça-feira, 16 de agosto de 2011 - 05h23
Dossiês políticos
Com dossiês de políticos rondonienses em fase de montagem é previsível muita lama nas eleições municipais de 2012 e na disputa ao governo em 2014. Já não é nenhuma novidade que empresas especializadas no ramo – leia-se: levantar passados sujos - oriundas de outros estados trabalham com essa finalidade na terrinha há semanas.
Chumbo trocado
O que se antevê é que teremos muito chumbo trocado nas próximas disputas eleitorais. Os políticos que dominaram as coisas até num passado recente, tentando derrubar com mísseis de longo alcance aqueles que detêm o poder de mando no presente. E salve-se quem puder, torcida brasileira!
A mobilização
Os prefeitos rondonienses começam a mobilização em torno do novo encontro nacional promovido pela Confederação Nacional de Municípios –CMN programado para acontecer dia 13 de setembro em Brasília. Na pauta, uma nova lista de reivindicações dos alcaides preocupados com a nova crise global já desenhada com cores negras.
Bolha chegando
Por falar nos reflexos da crise mundial, nas grandes capitais brasileiras – isso também já ocorre em Porto Velho – a bolha imobiliária esta dando as caras. As principais incorporadoras do país tiveram um recuo de vendas em torno de 26 por cento, enquanto que a Gafisa - esta atua também na capital rondoniense - em torno de 22 por cento,
Dia das Filiações
O presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz, deu a largada do socialismo moreno na corrida sucessória de Ji-Paraná, com o Dia das Filiações desenvolvido no último sábado. Na oportunidade foi lançada a pré-candidatura a prefeito do empresário Marcito Pinto, egresso dos quadros dos Democratas.
Bem prestigiado
O encontro do PDT foi muito bem prestigiado até por possíveis adversários o que sinaliza a possibilidade de um acordão em Ji-Paraná. Entre os presentes estiveram os caciques, prefeito José Bianco (DEM), o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), Solange Pereira (PMDB). Os últimos nomes são citados inclusive como eventuais postulantes ao Palácio Urupá.
Muita corrupção
De acordo com levantamento da grande imprensa pelo menos 27 projetos que tratam do combate a crimes de corrupção no país patinam no Congresso Nacional. O que não é nenhuma surpresa já que um expressivo numero de parlamentares tem processos e alguns estão prestes a subir ao patíbulo da cassação.
Nas paradas
Com a eleição, no último sábado, do atual prefeito de São Paulo Gilberto Kassab a Presidência Nacional do PSD o partido começa acelerar os preparativos para as eleições municipais de 2012. Na próxima quarta-feira, dia 17, os dirigentes regionais – inclusive os rondonienses – se encontram em Brasília para traçar as estratégias nos estados.
Do Cotidiano
No útero materno
É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.
Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.
O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.
O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.
O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Via Direta
*** O governador Confúcio Moura prestigiou a disputa do Boi Bumbá em Guajará Mirim no final de semana ***A sucessão na OAB-RO começou com ataques injustificados a Orestez Muniz e Hélio Vieira ***Lembrando: A oposição não leva uma na OAB há mais de uma década *** Os deputados estão comprando carros brindados pela ALE. Será que temem atentados????.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri