Quarta-feira, 2 de março de 2016 - 05h10
A incrível trajetória
Impressiona a trajetória de Rondônia no contexto da pecuária nacional. Aquele nosso quinhão do Brasil acanhado dos anos 60 e meados dos anos 70, quando explodiu a colonização promovida pelo INCRA, tinha que importar carne bovina da Bolívia. E era um produto de qualidade sofrível, mas disputado a dentadas em filas nos açougues e mercados locais.
Transportada em aviões cargueiros e sem a devida refrigeração, a carne boliviana chegava por aqui às vezes deteriorada para o desespero dos portovelhenses que naqueles idos eram mais ovíparos e “peixíferos”.
A partir dos anos 70 a pecuária de Rondônia começaria a deslanchar até chegar hoje a privilegiada posição no ranking dos principais produtores do pais com um rebanho em torno de 13, 4 milhões de reses. Temos mais gado que produtores mais tradicionais como Paraná, Rio Grande do Sul, mais que do que o Paraguai inteiro! Não é a toa que o setor responde por quase 30 por cento do PIB rondoniense.
Pé no Boi...
O empresário Edgar do Boi, que tinha um programa radiofônico diário numa emissora evangélica, tratando dos assuntos do cotidiano rondoniense e com a participação dos ouvintes por telefone, levou um pé no traseiro. Lá ficou proibido falar das autoridades municipais, estaduais e federais e acabou saindo. O espaço foi substituído por canções singelas do evangelho. Pobre bovino!
...E pé no Raposão!
Talvez o ex-senador Odacir Soares, que é pré-candidato a prefeito pelo PP em Porto Velho, não tenha percebido ainda, pois anda com a faísca atrasada. Com o lançamento do deputado estadual Ribamar Araujo a prefeito pelo PR e com as três legendas cassolistas alinhadas, ele acabou levando um pé do cacique Ivo Cassol e acabará um “sem legenda” nas eleições de 2016.
Pé no Garçom...
Também levou um pé – desta vez do barbudo queixada - o deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) que foi preterido no seu antigo partido com o lançamento da candidatura a prefeito de Williames Pimentel que é mais coleguinha (?) de Raupp. Garçon acabou ingressando no PRB, aquela legenda dominada pelos bispos da Igreja Universal, liderada por Edir Macedo.
....E pé no Escorpião!
Por fazer jogo duplo com o PSDB onde é filiado e com a base governista da presidente Dilma onde filiou seu filho Expedito Neto (PSD), o ex-senador Expedito foi dedurado no Diretório Nacional e poderá ser chamado na chincha. E em Rondônia, Expedito voltou a pular cirandinha com Ivo Cassol, aquele que lhe deu um pé nas eleições de 2010. Lembra aquela melodia “nós dois somos dois sem vergonhas.”
Até um novo pé!
Lembram a canção de Lindomar Castilho? Veja a letra, numa homenagem aos sem vergonhas da política rondoniense. “Nós somos dois sem vergonha em matéria de amar. Eu te amo e tu me amas, mas brigamos sem parar. Nós dois somos dois sem vergonhas, não podemos ocultar. Você porque vai e volta, e eu por não deixar ficar!”. E assim será até um dar o pé noutro de novo....
Via Direta
*** Nada ainda esta decidido no PDT da capital. Fala-se até numa eventual candidatura própria do partido a prefeitura de Porto Velho *** A nova previsão da conclusão da ponte da BR 364 na altura do Abunã é para o segundo semestre do ano que vem *** Existem rumores de mais punições para o padre pilantroviski de Cacoal. Para parecer mais probo, o cara até trocou de amante. É coisa de louco! *** Em Rondônia, cara pálidas da região do café, boi voa!
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri