Segunda-feira, 6 de outubro de 2008 - 10h34
Os duelos na roça
Acompanhei com toda atenção os duelos travados no interior, já que terão também reflexos nas eleições de 2010. Tanto o prefeito Confúcio Moura (PMDB) em Ariquemes, como o alcaide de Ji-Paraná José Bianco (DEM), confirmaram o favoritismo, com belos resultados e podem se habilitar a vôos maiores em 2010.
Ruim mesmo foi para o clã Donadon que acabou caindo do poleiro depois de quase duas décadas. Tinha dois prefeitos em Vilhena e Colorado e a partir de 2009 não terá mais nenhum para bancar as campanhas dos irmãos deputados Marcos e Natan Donadon. Também a tentativa do clã chegar a Porto Velho com a eleição de Rosângela, esposa de Marco Antonio acabou infrutífera.
O clã Amorim aumentou sua presença no Vale do Jamari, onde o caudilho caipira Ernandes Amorim elegeu um filho. Também o clã dos muletas provou que é quem manda no pedaço da bacia leiteira, ratificando sua força nas urnas ao eleger Jean dos Muletas, lançado em cima da hora.
Em Rolim de Moura, na briga de capão entre os tigres Valdir Raupp e Ivo Cassol, vantagem para o primeiro que apoiou seu ungido Tião Serraia. Lá não foi uma surpresa a derrota de Josias Custódio, referendado por Cassol: Rolim de Moura é a única cidade do estado onde o governador tem a popularidade baixa e toda eleição seu candidato leva pau.
As pesquisas confirmaram algumas vitórias como as de Alex Textoni em Ouro Preto do Oeste mas não conseguiram acompanhar as viradas de Dinho Souza em Candeias do Jamari e Dr. Célio em Espigão do Oeste. As derrotas dos prefeitos Dedé de Melo em Guajará Mirim e Milene Motta em Rolim de Moura eram das mais previsíveis e, isso tinha sido batido e rebatido nesta coluna nos últimos dias.
Em Ji-Paraná é importante dizer que Edvaldo Soares obteve um grande resultado e até uma derrota mais pesada, seria compreensível. Não tinha nada a perder. E na capital da BR surge ainda um predador para os deputados estaduais locais: o presidente da Câmara de Vereadores Isau já se apresenta com as garras afiadas.
Devo destacar ainda a virada sensacional de Zé Ribeiro (PMDB) em Presidente Médici, que superou o favorito Gilson Borges e a emergente Lurdinha do PT. Outra vira-vira significativo ocorreu em Alto Paraíso, a cidade dos jericos, onde o ex- deputado estadual Romeu Reolon (PMDB) acabou com a pose do prefeito Altamiro, um cassolista de carteirinha, que adorava se enlamear com o governador e Expedito nas corridas jeriqueanas locais. Agora, a tarefa será repassada para Reolon...
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par
Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e
O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce
Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf