Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2018: Acir no primeiro pelotão - Por Carlos Sperança


O primeiro pelotão

Na primeira grande sondagem eleitoral no estado destinada a aferir a situação dos possíveis postulantes ao governo de Rondônia nas eleições do ano que vem – NR: a pesquisa não foi registrada no TSE –ELEIÇÕES 2018: Acir no primeiro pelotão - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãonão despontou ainda nenhum nome novo no cenário regional. A situação é vista com naturalidade pelos estatísticos porque geralmente estes possíveis postulantes sequer foram lançados ainda, mas podem despontar como surpresas nos anos eleitorais.

Em Rondônia, onde são comuns as grandes surpresas, no caso de Porto Velho com direito a viradas sensacionais  como foram os casos de Roberto Sobrinho (PT) sobre Mauro Nazif, Mauro Nazif (PSB) sobre Garçon (PMDB) e HIldon Chaves (PSDB) sobre Léo Moraes (PTB), também ao governo são lembradas grandes reviravoltas. A maior delas foi à de Raupp sobre Chiquilito em 1994.

Na corrida sucessória atual saltam na frente como protagonistas, nomes já conhecidos como Acir Gurgacz (PDT), Expedito Junior (PSDB) e Maurão de Carvalho (PMDB). Outros possíveis candidatos estão bem abaixo deste patamar do que poderia ser considerado um “primeiro pelotão”.
 


A regularização

O programa de Regularização fundiária urbana em Porto Velho, que funcionou muito bem nos tempos da administração do  petista Roberto Sobrinho e que naufragou na gestão de Mauro Nazif (PSB) vai se recuperando sob a orientação do mandatário HIldon Guedes (PSDB). O segmento foi a mola mestra da reeleição na época de Sobrinho.
 

Sem pudor

Já no governo Dilma Rousseff (PT) proliferavam os ministros indicados por partidos (inclusive os dela) com contas a pagar na justiça. Na gestão Michel Temer, o modus operandi de indicações para os ministérios seguiu o mesmo ritmo e boa parte já caiu por causa de escândalos e outra se envolveu com operações da Policia Federal na Lava Jato e propinas da JBS. E no Congresso Nacional proliferam malfeitores nos mesmos escândalos.
 

A dragagem

A dragagem do Rio Madeira, numa extensão de 1086 quilômetros entre o município de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), tem sofrido sucessivos atrasos nos últimos anos. O trecho é considerado crítico pelo DNITT e se agrava durante o verão e quando iniciadas as obras terão um prazo de 60 meses até seu termino ao custo de R$ 81.825.653,70. Até agora só os serviços de sinalização foram iniciados.
 

Eleições 2018

A expectativa de renovação dos quadros políticos em 2018 é das maiores desde as primeiras eleições legislativas do estado em 1982, quando foram escolhidos deputados estaduais, federais e senadores. Naquele ano, mesmo com o PMDB de Jerônimo com as asas crescidas o PDS levou a melhor elegendo 15 deputados estaduais contra 9 do PMDB e cinco federais dos oito, mais a trinca de senadores Odacir, Claudionor e Galvão Modesto.
 

A prevenção

Tramita desde a semana passada nas comissões técnicas do Congresso Nacional, projeto de lei que institui a Semana Nacional de Valorização da Vida, um evento anual para a prevenção ao suicídio. Durante a semana serão debatidas estratégias de conscientização e para esclarecer a população sobre questões como o que pode levar alguém a tirar a própria vida, quais os sinais possíveis de alerta e onde procurar ajuda.


 

Via Direta

*** Num exemplo histórico para Rondônia, a Câmara de Vereadores de Vilhena cassou os mandatos dos vereadores Graebin, Carmosino e Junior Donadon *** Algo inédito em legislativos, onde predomina o espírito de corpo *** Em Pimenta Bueno a prefeita Juliana Roque (PSB) recorreu contra a decisão da justiça de sua cassação. *** A sigla PODEMOS, que deve lançar o senador Álvaro Dias a presidência em 2018 esta em fase de organização em Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)