Sábado, 17 de março de 2018 - 21h44
Os
nomes
cogitados
Nomes cogitados têm muitos para disputar o governo de Rondônia, um estado com bons patamares de crescimento e as contas mais ou menos em dia. No entanto, no frigir dos ovos devem restar menos de meia dúzia para a empreitada. Alguns nomes já são sobejamente conhecidos, outros se lançando agora. Confiram as especulações do momento com as seguintes postulações: 1-Acir Gurgacz (PDT) 2- Maurão de Carvalho (MDB) 3-Expedito Junior (PSDB) 4- Mariana Carvalho (PSDB) 5- Ivo Cassol (PP) 6 –Pimenta de Rondônia (PSOL) 7-Jorge Chediak (PC do B ) 8- Vinicius Raduam Miguel (Rede) 9- Heverton Aguiar (sem partido) 9 – Marcos Pereira (PT) 10-Augusto Pelucio (PSL).
Nas ultimas horas fala-se numa grande aliança no estado, acomodando-se uma série de situações, envolvendo quase uma dúzia de partidos e pelo menos quatro de ponta que tinham prováveis postulantes ao CPA. No puxa estica, o vitaminado chapão esta quase pronto, faltando às acomodações para as coligações para as cadeiras a Assembléia Legisaltiva e Câmara dos Deputados e neste sentido, naturalmente cada partido puxa a brasa para sua sardinha.
Mas neste período pré-eleitoral sem a definição ainda de quem sai e quem fica com o processo de desincompatibilização e, ainda, o troca de partidos proporcionado pelo mecanismo denominado de “janela da infidelidade” ainda é prematuro acertar uma aliança que vai ter que sobreviver até as convenções de julho.
A largada do PDT
Com encontros regionais, a partir do dia 24 em Vilhena, o PDT dará sua largada para as eleições 2018. No encontro do Cone Sul rondoniense, o partido receberá as filiações do ex-prefeito Melki Donadon – pré-candidato a deputado federal - e da deputada estadual Rosangela Donadon que pleiteia a reeleição. Ambos são egressos do MDB. Uma grande festa esta programada para Vilhena.
As perdas no MDB
Da bancada de seis deputados estaduais, o MDB já perdeu dois. Rosangela Donadon confirmou seu ingresso no PDT, Só na Bença também definiu sua saída, mas ainda não se sabe a sua nova agremiação. Assim o MDB desfez o chamado Grupo da Morte, onde alguns parlamentares fatalmente seriam prejudicados devido a chegada de dois medalhões, Willians Pimentel (Porto Velho) e Ezequiel Neiva (Cerejeiras) com baita estrutura de campanha.
Os predadores
Porto Velho, a capital de Rondônia conta com oito representantes na Assembléia Legislativa, o equivalente a um terço das 24 cadeiras. Manter esta representatividade ou ampliar esta bancada é um desafio, mas já se sabe que algumas vagas vão trocar de mão, devido existência de predadores vorazes na temporada. Pimentel, Chagas Neto, os vereadores Zequinha Araujo, Alex Palitot e Elis Regina são alguns deles.
As movimentações
A movimentação dos partidos começa a aumentar agora pelo estado. Ontem o PP de Jaqueline Cassol e o PR do deputado federal Luis Claudio se reuniram em Rolim de Moura tratando das eleições de outubro. Na capital, o PT esta montando sua chapa de candidatos a Assembléia Legislativa , que terá Lazinho da Fetagro, com Anselmo de Jesus a Câmara de Deputados e a ex-senadora Fátima Cleide ao Senado.
O punhal da traição
Em Rondônia existe uma rotina de traições políticas e isto vem desde as eleições de 1982. Na campanha a prefeito, de 2016, por exemplo, o MDB tinha compromisso de apoiar o então prefeito Mauro Nazif (PSB) cujo partido tinha indicado o vice de Confúcio na eleição de 2014 e chegou na hora da campanha pulou fora lançando Willians Pimentel prejudicando a peleja da reeleição de Nazif. Por isto no pleito de 2018 o MDB tem dificuldade em firmar aliança com o PSB.
Via Direta
*** Tratando-se do pleito 2018 ao governo do estado a coisa continua embolada *** O PSDB, tem a alternativa Mariana, a opção por Expedito e ainda uma aliança com Ivo Cassol (PP) ***Instâncias superiores do Diretório Nacional do PSOL pedem mais uma vez a presença de Pimenta de Rondônia na peleja do governo estadual *** Se puder optar ele disputa uma cadeira a Assembléia Legislativa um alvo mais seguro, devido a sua projeção nas últimas campanhas.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri