Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Em lados opostos + Respirando + O ecoturismo + Olhar dos horrores


Em lados opostos + Respirando + O ecoturismo + Olhar dos horrores - Gente de Opinião

Em lados opostos

Tendo em vista a inciativa fracassada em organizar o Partido Aliança para o Brasil, e com o Partido denominado Republicanos transformado em legenda hospedeira do clã Bolsonaro – os irmãos Carlos e Flávio já se filiaram – a composição entre a legenda controlada pela igreja Universal terá dificuldades em celebrar acordo com o PSDB em todo território nacional em 2020. Ocorre que o presidente Bolsonaro (sem partido) e o mandachuva dos tucanos João Dória não se bicam, se tornando adversários ferozes.

Com tudo isto acontecendo, em Porto Velho, onde se costurava uma aliança dos Republicanos com o PSDB para indicar o ex-deputado federal Lindomar Garçom para vice do atual prefeito Hildon Chaves a coisa está ruindo. Existe possibilidade até dos bispos da universal lançarem a candidatura de Garçom a prefeito. Seria a terceira tentativa do candeiense na peleja. Nas duas primeiras tubulou gloriosamente.

Em meio ao coronavirus e até a possibilidade da prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores para uma eleição geral em 2022 a classe política se movimenta como pode. Já se tem como certa que o “Pelé” dos políticos em Porto Velho, deputado federal Leo Moraes (Podemos) estará fora da peleja de outubro e isto está despertando o interesse de uma multidão de postulantes. Mas se já não existe um favorito Papa-Léguas na contenda, também não se pode dizer que agora só tem “japonês” (os demais candidatos iguais). Ocorre que não se pode colocar neste mesmo pelotão, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), o deputado Mauro Nazif (PSB), o promotor Vinicius Miguel e o ex-deputado Garçom. Estão bem a frente dos demais desde a minha primeira sondagem do ano.

..................................................

Respirando

Com o pagamento antecipado dos servidores municipais e estaduais  e da Assembleia Legislativa, além dos aposentados do Iperon a economia da capital conseguiu respirar depois de uma semana no chão. A reabertura de alguns segmentos importantes para a roda da economia girar, como as lojas de materiais  de construção e da construção civil, evitou a perda de centenas de empregos no estado. Existem muitas obras públicas e civis em andamento, inclusive de hospitais.

O ecoturismo

Diz a sabedoria popular que não adianta abrir os olhos e insistir em olhar para o lado errado. Por sua floresta, variedade e amplitude, ainda falta aos líderes brasileiros abrir os olhos para o fato de que o ecoturismo amazônico já deveria estar rendendo ao país se não o topo entre os dez destinos mais visitados do planeta, no mínimo um volume de visitantes similar ao do décimo país mais visto, a Tailândia.

As preocupações

Só um olhar errado, que induz a práticas igualmente errôneas e a comportamentos erráticos pode explicar porque o turismo amazônico ainda não deslanchou, considerando que a Amazônia está no centro das preocupações de todo o mundo.Com a piora da imagem do Brasil lá fora, a região passou de objeto do desejo do turista a cenário de perigos. Neste cenário, também Rondônia perde a chance de criar asas no segmento turístico.

Olhar dos horrores

 A castanha e o açaí, para citar só dois itens, põem a Amazônia no mapa obrigatório das maravilhas alimentícias do planeta, mas um mar de notícias negativas desvia o olhar para horrores como o fogo, desmatamento, matança de índios, corrupção, prevaricação e bate-cabeça entre líderes dos três níveis de gestão. É uma situação lamentável que  continua persistindo neste País com poucas chances de mudança pela atual gestão federal.

Virando o jogo

Como virar esse jogo? Para o professor Mauro Rebelo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos grandes especialistas, “dinheiro dá em árvore, mas só se cultivado com ciência e empreendedorismo”. É esse o olhar correto que ainda falta para ganhar mais dinheiro aproveitando a vida que devastando a biodiversidade. Infelizmente a  nossa amada Amazônia carece de empreendedores desta natureza.

Via Direta

*** Nem a reabertura dos motéis resolveu o problema de faturamento das Kengas. Se queixam que o movimento do lenocínio segue baixo por conta do coronavirus em Porto Velho *** A Secretaria da Saúde de Rondônia reforçou as paliçadas ante a pandemia. O secretário de estado Fernando Máximo vistoria as obras em andamento para novas UTIs *** E o Cemetron, que originalmente trata das doenças tropicais, será destinado apenas ao tratamento da pandemia *** Os Republicanos começam a receber levas de egressos do partido Aliança pelo Brasil que já está implodindo antes de nascer ***  Desta forma, Bolsonaro estreita as relações com o bispo Edir Macedo, o mandachuva da Igreja Universal *** Parlamentares  começam a prometer doação dos seus salários para reforçar o combate  a pandemia*** Acreditar só vendo, mano. Que provem com os respectivos depósitos.  O cara-pálida leitor e internauta já viu, por acaso, sanguessuga doar sangue?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Tudo mudaAs pesquisas de opinião sobre o desempenho dos governos, ao ser divulgadas, raramente são expostas em detalhes. Não fazem distinção entre a

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)