Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 - 05h11
Conflitos pela terra
Desde a chacina de Corumbiara, no sul de Rondônia há 20 anos que as disputas pela terra tem se acentuado no estado e em algumas regiões, como as de Buritis, União Bandeirantes, Machadinho do Oeste e Nova Mamoré as coisas continuam fervendo. A tendência é o recrudescimento da situação já que a regularização fundiária pouco tem avançado nos últimos anos
Recente levantamento dá conta que existem 211 assentamentos no estado e mais 117 acampamentos abrigando cerca de 15 mil pessoas. As condições de sobrevivência são difíceis devido à precariedade do atendimento em áreas como as de saúde e educação. A falta de financiamento da agricultura familiar é uma queixa da maioria das famílias.
Os programas de assentamento do INCRA não atendem as necessidades regionais. Por seu turno, o programa Terra Legal além de titular poucas propriedades, é moroso. As famílias dos agricultores têm dificuldades no acesso ao benefício. Enquanto os governos federal e estadual batem cabeça, o drama do campo só vai aumentado. Até quando?
A terceira via
Nas primeiras sondagens para as eleições municipais do ano que vem na capital, não vi diferenças a respeito do que tenho noticiado na coluna. A campanha abre com polarização entre a deputada federal Mariana Carvalho (larga com vantagem) e o atual prefeito Mauro Nazif (PSB), mas as portas estão escancaradas para uma terceira via disputando uma vaga num já previsível segundo turno.
Perfil desenhado
A terceira via, no pleito da capital, possivelmente receberá um balaio de votos dos eleitores que desaprovam a atual administração e que vê ainda a deputada Mariana Carvalho imatura para exercer o cargo de prefeita. A rejeição afasta a possibilidade de que o ex-prefeito Roberto Sobrinho encarne esta alternativa. A terceira via pode vir com Mário Português ou Léo Moraes, ou os dois juntos, numa única chapa.
El Nino castiga
O fenômeno El Niño castiga a região amazônica com uma das maiores ondas de calor de todos os tempos. Para se ter uma idéia das temperaturas elevadas - que tem atingido 40 graus até em Porto Velho– Manaus, neste ano teve o seu dia mais quente da sua história. O fenômeno climático aquece as águas do Pacífico e interfere no clima da região Norte.
Os cogitados
Temos uma verdadeira penca de deputados estaduais e federais cogitados para disputar as eleições municipais em Rondônia no ano que vem. Dos federais, Mariana Carvalho (PSDB) e Lindomar Garçon (PMDB) em Porto Velho; dos estaduais: Rosangela Donadon (em Vilhena); Cleyton Roque e Só na Bença (Pimenta Bueno); Glaucioni Nery (Cacoal).
Baita listão
A lista de possíveis candidatos oriundos da Assembléia Legislativa prossegue com: Lazinho da Fetagro (Jaru), Alex Redano e Adelino Follador (Ariquemes), Lúcia Tereza (Espigão do Oeste), José Hermínio, Léo Moraese Ribamar Araujo em Porto Velho; Marcelino Tenório (Ouro Preto do Oeste), Ezequiel Junior (Machadinho do Oeste), Laerte Gomes (Ji-Paraná) e Dr. Neildson (Guajará Mirim).
Via Direta
*** Os moradores da região do Eldorado preparam manifestações para cobrar a conclusão de obras naquela região na capital *** Temem que se a coisa ficar para o ano que vem nada acabe saindo *** Nos bastidores já se sabe: a tarifa de transportes coletivos será reajustada para R$ 3,00 na posse das novas empresas concessionárias *** O sistema de transporte público de Lambançópolis voltou a entrar em greve na terça e as novas empresas assumem tudo dia 20.
.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu