Sábado, 16 de julho de 2016 - 23h34
Lidando com a rejeição
Nem tudo esta perdido para aqueles candidatos que padecem com rejeição na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Tomo por exemplo, que na eleição ao governo do estado, em pleno ano de campanha eleitoral o governador Confúcio Moura, atingia recordes negativos de popularidade e já considerava até a possibilidade de não disputar a reeleição.
Mas Confúcio virou o jogo num cenário que lhe era claramente desfavorável em plena capital, onde o hábito é votar contra os governadores de plantão. A fórmula de pagar o funcionalismo e os fornecedores em dia sempre ajuda e tratando-se da eleição a prefeito os adeptos do projeto de reeleição do atual prefeito Mauro Nazif acreditam muito neste quesito.
Já, no caso de Willians Pimentel, candidato do PMDB, que é mais técnico do que político os seus marqueteiros já estão dando tratos à bola para torná-lo mais palatável ao eleitorado. O apoio de Confúcio, Raupp e Garçon deve ajudar a turbinar sua campanha.
Agenda cheia
Conduzindo as alianças da legenda, o presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz cumpriu agenda cheia no interior nos últimos dias. Diante dos entendimentos ficou resolvido que o parido manterá a candidatura de Acelino Marcon em Cacoal e fará alianças apoiando Joãozinho Gonçalves (PSDB) em Jaru e o atual prefeito Jean Mendonça (PTB) em Pimenta Bueno.
A transição
Depois de manter contatos com a cúpula nacional dos Democratas em Brasília, o presidente estadual Adelino Follador anunciou que haverá uma transição até a transferência de comando do partido para o deputado federal Marcos Rogério. Sobre seu trabalho a frente da legenda ele destacou a definição de 17 candidatos a prefeitos e a vice em Rondônia, entre eles seu filho Lucas em Ariquemes.
Pau no Léo
Em poucos dias de campanha será possível verificar quem pegou a dianteira na eleição na capital depois que Mariana Carvalho (PSDB) desistiu. A princípio, o que se vê é o deputado Léo Moraes (PTB) na frente e por isto, como sempre será o grande alvo dos adversários. Sua ligação com Cassol (um pé de coelho as avessas na capital) que já sepultou tantas candidaturas – já esta sendo explorada.
A faísca atrasada
A minirreforma eleitoral encurtou pela metade, de 90 para 45 dias o período destinado a propaganda, mas ampliou as possibilidades para os pré-candidatos durante a chamada pré-campanha que se estende do inicio do ano até o dia 15 de agosto. Mas a mudança tem sido pouco aproveitada pelos pretendentes aos cargos públicos.
A movimentação
É importante que os candidatos fiquem atentos as alterações promovidas pelo Congresso. De acordo com a nova legislação eleitoral a movimentação financeira dos candidatos só será permitida depois da abertura de conta bancária especifica do candidato já escolhido em convenções partidárias que devem ser realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto
Via Direta
*** Continua na estaca zero a escolha do vice do prefeito Mauro Nazif (PSB) *** Vários nomes tem sido cogitados mas até agora nenhum foi oficializado. A convenção do PSB foi marcada para o dia 31, no talismã *** Ao contrário dos boatos o deputado estadual Ribamar Araujo (PR) não desistiu da sua candidatura a prefeitura de Porto Velho. *** Ribamar esta no trecho e tem forte apoio do eleitorado rural.
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad