Terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 06h16
O Estado encerra o ano com bons indicativos econômicos, mas vivendo uma forte crise que arrastou mais uma vez a imagem de Rondônia na lama. O próprio governador Confúcio Moura disse se sentir envergonhado com seu governo e com a situação. Imaginem a população.
Homem Bomba II
O Homem Bomba II – o numero um absoluto é Valter Araújo - José Batista, da Saúde, emite sinais do presídio de depressão, angustia e de revolta. Mas já teria mandado recado a todo mundo que vai abrir o bico se não sair de lá, porque não vai pagar o pato sozinho, com tanta gente envolvida até o pescoço na Operação Termópilas.
Cabelos em pé
Nas temporadas de festividades natalinas e de ano novoa justiça cria condições, através da Lei de Execuções Penais para que sejam liberados presos em regime semi-aberto para passar o período os familiares. É um direito que eles têm, no entanto alguns abusam aproveitando para roubar, assaltar etc.
As tornozeleiras
Nada contra a Lei, desde que a justiça consiga vigiar os beneficiados já que eles representam um risco para a sociedade já tão penalizada pelos altos índices de criminalidade. Seria o caso dos presos liberados usarem as tornozeleiras eletrônicas como forma de inibir as ilicitudes.
Mais um...
Mais um ministro acabou caindo no governo Dilma Rouseff, herdado da gestão Lula. O ministro Carlos Luppi que dizia que reagiria a demissão como um Brizola e só deixaria o poder como um Presidente Vargas, acabou sendo apeado do poder como qualquer outro mortal. Reassume agora a presidência nacional do PDT.
A legitimidade
Aceitando a legitimidade do deputado estadual Hermínio Coelho na presidência da Assembléia Legislativa, o governador Confúcio Moura alvo de virulentos ataques consegue frear o ímpeto do parlamentar do PSD. As cartas na manga de Hermínio são boas: Afinal, o governo precisa aprovar o Orçamento 2012 com urgência.
Dura batalha
Mas para frear a língua de Hermínio, o governador precisa enfrentar uma dura batalha na sua base aliada. Vários parlamentares cobiçam a presidência do Poder Legislativo e os partidos da coalizão conspiram para arrancar o ex-deputado petista do poder. E a cada movimento antagônico, Hermínio bota a boca no trombone.
Apeado da Câmara Federal pela recontagem de votos, o ex-deputado federal Lindomar Garçom (PV) trabalha agora na organização do partido visando às eleições municipais do ano que vem. A legenda tem candidaturas de ponta na capital - com ele mesmo - e em Vilhena com o deputado estadual Luizinho Goebel.
No final de 2009, o governo de Rondônia optou por adiantar as comemorações oficiais do aniversário do Estado para 22 de dezembro, data em que o presidente João Figueiredo assinou a lei complementar 41, criando o Estado em 1981. Seguiu-se uma intensa discussão até que a tradição histórica prevaleceu. Desde que entrou em vigor a lei estadual 2.291/10, de abril do ano passado, o dia 4 de janeiro foi restabelecido como a Data Magna de Rondônia.
A história de um Estado é feita de muitas datas importantes. São significativas, por exemplo, as datas do decreto-lei n.º 5.812 (13 de setembro de 1943), que instituiu o Território Federal do Guaporé, e a lei 21.731 (17 de fevereiro de 1956), que sacramentou a denominação de Rondônia para o TFG.
Por que o 4 de janeiro venceu, frente a essas duas datas tão importantes, além de 22 de dezembro? A definição se impôs porque é a data em que o Estado realmente surge: foi o momento real de seu nascimento, ou seja, quando Rondônia inicia efetivamente sua existência como Estado.
A data de 4 de janeiro também foi significativa para a principal figura da história de Rondônia e a quem o Estado deve sua denominação: o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865−1958), cujo senso de humanidade o tornou também uma unanimidade nacional.
Rondon, em 4 de janeiro de 1890, tem um grande divisor de águas em sua vida: ao se formar bacharel em Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra, é promovido a segundo-tenente de artilharia. Professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, é designado para a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Cuiabá ao Araguaia.
Foi nesse 4 de janeiro que Rondon começou efetivamente a trajetória que o tornaria um dos principais vultos da história do Brasil, em pé de igualdade com imperadores e presidentes.
As comemorações oficiais do aniversário de Rondônia em 4 de janeiro foram definidas pelo primeiro governador do Estado, Jorge Teixeira, via decreto, fazendo referência à data da instalação do Estado, em 1982.
Esse decreto, comum nos tempos da ditadura, foi substituído em abril de 2010 pela lei estadual 2.291/10, que pôs fim às polêmicas sobre qual das várias datas importantes para Rondônia deveria ser a principal. Assim, Rondônia comemora em 2011 o 29º e no ano que vem seu 30º aniversário como unidade estadual autônoma.
Via Direta
*** Ji-Paraná conspira para tomar o vôo da Trip de Cacoal. A coisa vai dar muito pano para manga *** O Ministério do Desenvolvimento Social avisa que as famílias que deixaram de se recadastrar no Bolsa Família precisam se regularizar em 30 dias*** Quem se omitir perderá o direito do beneficio.