Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ESTADO EM CRISE


ESTADO EM CRISE - Gente de Opinião

Estado em crise

O Estado encerra o ano com bons indicativos econômicos, mas vivendo uma forte crise que arrastou mais uma vez a imagem de Rondônia na lama. O próprio governador Confúcio Moura disse se sentir envergonhado com seu governo e com a situação. Imaginem a população.

Homem Bomba II

O Homem Bomba II – o numero um absoluto é Valter Araújo - José Batista, da Saúde, emite sinais do presídio de depressão, angustia e de revolta. Mas já teria mandado recado a todo mundo que vai abrir o bico se não sair de lá, porque não vai pagar o pato sozinho, com tanta gente envolvida até o pescoço na Operação Termópilas.

 

Cabelos em pé

Nas temporadas de festividades natalinas e de ano novoa justiça cria condições, através da Lei de Execuções Penais para que sejam liberados presos em regime semi-aberto para passar o período os familiares. É um direito que eles têm, no entanto alguns abusam aproveitando para roubar, assaltar etc.

 

As tornozeleiras

Nada contra a Lei, desde que a justiça consiga vigiar os beneficiados já que eles representam um risco para a sociedade já tão penalizada pelos altos índices de criminalidade. Seria o caso dos presos liberados usarem as tornozeleiras eletrônicas como forma de inibir as ilicitudes.

 

Mais um...

Mais um ministro acabou caindo no governo Dilma Rouseff, herdado da gestão Lula.  O ministro Carlos Luppi que dizia que reagiria a demissão como um Brizola e só deixaria o poder como um Presidente Vargas, acabou sendo apeado do poder como qualquer outro mortal. Reassume agora a presidência nacional do PDT.

 

A legitimidade

Aceitando a legitimidade do deputado estadual Hermínio Coelho na presidência da Assembléia Legislativa, o governador Confúcio Moura alvo de virulentos ataques consegue frear o ímpeto do parlamentar do PSD. As cartas na manga de Hermínio são boas: Afinal, o governo precisa aprovar o Orçamento 2012 com urgência.

 

Dura batalha

Mas para frear a língua de Hermínio, o governador precisa enfrentar uma dura batalha na sua base aliada. Vários parlamentares cobiçam a presidência do Poder Legislativo e os partidos da coalizão conspiram para arrancar o ex-deputado petista do poder. E a cada movimento antagônico, Hermínio bota a boca no trombone.

 

Nas bases

Apeado da Câmara Federal pela recontagem de votos, o ex-deputado federal Lindomar Garçom (PV) trabalha agora na organização do partido visando às eleições municipais do ano que vem. A legenda tem candidaturas de ponta na capital - com ele mesmo - e em Vilhena com o deputado estadual Luizinho Goebel.

 

Do Cotidiano

A nossa Data Magna

No final de 2009, o governo de Rondônia optou por adiantar as comemorações oficiais do aniversário do Estado para 22 de dezembro, data em que o presidente João Figueiredo assinou a lei complementar 41, criando o Estado em 1981. Seguiu-se uma intensa discussão até que a tradição histórica prevaleceu. Desde que entrou em vigor a lei estadual 2.291/10, de abril do ano passado, o dia 4 de janeiro foi restabelecido como a Data Magna de Rondônia.

A história de um Estado é feita de muitas datas importantes. São significativas, por exemplo, as datas do decreto-lei n.º 5.812 (13 de setembro de 1943), que instituiu o Território Federal do Guaporé, e a lei 21.731 (17 de fevereiro de 1956), que sacramentou a denominação de Rondônia para o TFG.

Por que o 4 de janeiro venceu, frente a essas duas datas tão importantes, além de 22 de dezembro? A definição se impôs porque é a data em que o Estado realmente surge: foi o momento real de seu nascimento, ou seja, quando Rondônia inicia efetivamente sua existência como Estado.

A data de 4 de janeiro também foi significativa para a principal figura da história de Rondônia e a quem o Estado deve sua denominação: o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865−1958), cujo senso de humanidade o tornou também uma unanimidade nacional.

 Rondon, em 4 de janeiro de 1890, tem um grande divisor de águas em sua vida: ao se formar bacharel em Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra, é promovido a segundo-tenente de artilharia. Professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, é designado para a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Cuiabá ao Araguaia.

Foi nesse 4 de janeiro que Rondon começou efetivamente a trajetória que o tornaria um dos principais vultos da história do Brasil, em pé de igualdade com imperadores e presidentes.

As comemorações oficiais do aniversário de Rondônia em 4 de janeiro foram definidas pelo primeiro governador do Estado, Jorge Teixeira, via decreto, fazendo referência à data da instalação do Estado, em 1982.

Esse decreto, comum nos tempos da ditadura, foi substituído em abril de 2010 pela lei estadual 2.291/10, que pôs fim às polêmicas sobre qual das várias datas importantes para Rondônia deveria ser a principal. Assim, Rondônia comemora em 2011 o 29º e no ano que vem seu 30º aniversário como unidade estadual autônoma.

 

Via Direta

*** Ji-Paraná conspira para tomar o vôo da Trip de Cacoal. A coisa vai dar muito pano para manga *** O Ministério do Desenvolvimento Social avisa que as famílias que deixaram de se recadastrar no Bolsa Família precisam se regularizar em 30 dias*** Quem se omitir perderá o direito do beneficio.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)