Terça-feira, 3 de maio de 2016 - 05h03
A difícil explicação
Como explicar a situação de dezenas de localidades rondonienses, entre elas, cidades e distritos importantes, sendo atendidos por termoelétricas, ocasionando elevados gastos com combustíveis num estado que conta com duas grandes hidrelétricas? E além das Usinas de Santo Antonio e Jirau no Rio Madeira, o estado tem funcionando desde o final dos anos 90 a Hidrelétrica de Samuel no Rio Jamari.
Investigar esta situação curiosa vivenciada, envolta de mistério, mas envolvendo grandes interesses em nosso estado é urgente. Daí, a importância da audiência pública convocada pela Assembléia Legislativa no decorrer desta semana por iniciativa do deputado Eurípedes Lebrão (PMDB -Vale do Guaporé).
Rondônia vive uma situação de colônia de São Paulo, para onde é transmitida, através de linhões, toda a energia produzida em nossas usinas. Sobrando alguma coisa – a prioridade é para os cara-pálidas paulistas – nos é remetida de volta. É revoltante esta condição submissa de nosso estado diante do que tem ocorrido sem contar os eventuais apagões que já vem ocorrendo.
Eleições 2016
A pouco mais de dois meses das convenções partidárias que vão homologar os candidatos a prefeitos e com a campanha emperrada por causa do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional, pouca coisa tem andado nos principais colégios eleitorais do estado, que são Porto Velho (quase 300 mil eleitores), Ji-Paraná (cerca de 90 mil) e Ariquemes (perto dos 80 mil).
Em Porto Velho
O que marca a jornada 2016 na capital é o elevado numero de pré-candidatos. Veja quem são e escolha um para chamar de seu: 1- Mariana Carvalho (PSDB) 2-Mauro Nazif (PSB) 3- Lindomar Garçon (PRB) 4-Roberto Sobrinho (PT) 5- Leo Moraes (PTB) 6-Williames Pimentel (PMDB) 7 –Ribamar Araujo (PR), 8-– Odacir Soares (PROS) 9-Edgar do Boi (PSDC)-10 –Pimenta de Rondônia (PSOL) 11- Aluizio Vidal (Rede).
Em Ariquemes
Em Ariquemes, onde o atual prefeito Lourivaldo Amorim (PDT) é candidato a reeleição e o deputado estadual Adelino Follador (DEM) larga como favorito, o PMDB que inicialmente lançaria como postulante a prefeito o ex-deputado estadual Tziu, acabou definindo o nome do delegado Thiago Flores. Lá, também esta na parada o ex-senador Ernandes Amorim (PTB), entre outros nomes.
Em Ji-Paraná
Na chamada capital da BR, principal pólo regional do estado, desponta o nome de Marcito Pinto (PDT) numa aliança com o PSB indicando o presidente da Câmara de Vereadores Nilton Rios a vice. Ambos contam com apoio dos cardeais locais Acir Gurgacz e Jesualdo Pires., Na oposição aparecem o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), Edinho Fidelis (PP), Solange Gomes (PMDB), entre outros cogitados.
PT em apuros
Em queda livre nos últimos anos, agravada com os recentes escândalos o PT local que já teve dois deputados federais e uma senadora, hoje já não tem mais nada no Congresso Nacional e pena com baixa representação na Assembléia Legislativa. Mesmo assim a sigla arrisca chances em Buritis (com José Volpi), em Presidente Médici (com Lurdinha do Sindicato, atual prefeita) e na capital com o ex-prefeito Roberto Sobrinho.
Via Direta
*** Em Espigão do Oeste, a deputada estadual e ex-prefeita Lucia Tereza (PP) desistiu da peleja 2016 e deve apoiar o ex-deputado estadual Darci Kischner *** Enroladas com a justiça as ex-prefeitas Sueli Aragão (PMDB-Cacoal) e Milene Motta (PTB –Rolim de Moura) estão fora das eleições de outubro *** Em Jaru, com o PT mais sujo do que poleiro e o clã dos Muletas enlameado até o talo a campanha ficou aberta para uma terceira via.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu