Quinta-feira, 27 de setembro de 2018 - 05h03
A força parlamentar
Com o maior interesse do público pelas descobertas científicas referentes à Amazônia cresceu a consciência, aqui e no exterior, de que esta região é de importância vital para o Brasil e para o mundo. Consciência, porém, implica responsabilidades.
A humanidade precisa que a Amazônia preserve ao máximo sua biodiversidade, mas ainda não compreende que os povos daqui precisam utilizar as riquezas da floresta para se desenvolver. Até agora, nossos povos mais contribuíram para o mundo que o mundo contribuiu para a Amazônia.
A equalização entre o que o mundo espera da Amazônia e o que nossa região espera do mundo terá que ser uma conquista política, mas as bancadas eleitas pelo Norte são menos numerosas que as das regiões Sul e Sudeste.
Na semana passada, debatedores do V Congresso Internacional de Direito Ambiental observaram que o Amazonas é maior que Minas Gerais, mas elege apenas 8 deputados federais. Os mineiros elegem 53.
Diante dessa realidade, é preciso que os parlamentares amazônicos desenvolvam um trabalho de integração com outros estados, “amarrando” interesses e apoios comuns, para reforçar suas demandas.
Os rejeitados
O senador Valdir Raupp (MDB) e o deputado federal Lindomar Garçon (PRB) que disputam a reeleição atingiram os índices máximos de rejeição da opinião publica na atual temporada. Para terem algumas chances vão ter que buscar apoio no interior rondoniense. Mas não esta morto quem peleia, como dizem os gaúchos.
Abraço dos afogados
Ao Senado é grande a canibalização dos candidatos da BR, Carlos Magno (Ouro Preto), Jesualdo Pires (PSB) e Marcos Rogério (DEM). Mas com a elevada taxa de rejeição de Raupp na capital e a petista Fátima Cleide sangrando, as esperanças dos candidatos interioranos se renovaram. O trio investe forte agora no eleitorado da capital para compensar a fragmentação de votos na roça.
As sabatinas
A rede TV, o Portal SGC e o Diário da Amazônia seguem as sabatinas com os candidatos ao governo do estado diariamente, sob o comando do consagrado apresentador Leo Ladeia. É mais uma oportunidade para os candidatos exporem seus planos de governo e responderem as dúvidas do eleitorado.
Eleições 2018
È aguardada hoje com grande expectativa a questão do registro do candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT) no Supremo. A campanha segue em todo o estado, inclusive com blitz em alguns municípios e as lideranças da coalizão estão confiantes num resultado positivo. A aliança também prevê eleger pelo menos um senador, quatro federais e 11 deputados estaduais.
Plano Diretor
Seguem as tratativas para a revisão do Plano Diretor de Porto Velho. A atualização do projeto é uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos e direciona o crescimento da cidade e seu entorno, trata da mobilidade urbana, proteção das nascentes e fundos de vale, o adensamento urbano, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos, etc. Planejar o futuro é preciso.
Via Direta
*** A alta temperatura e a falta de água em Porto Velho tem sido um enorme transtorno para a população *** Vem aí mais um escândalo, desta vez no segmento da merenda escolar *** Em Rondônia, os políticos não tem dó nem piedade das pobres criancinhas em orfanatos *** No Rio Madeira se as águas continuarem baixando vai dar para atravessar o Madeirão a pé. Os pedrais estão cada vez mais expostos *** As chamadas praias do arroto já vão aparecendo ao longo do rio.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri