Segunda-feira, 20 de junho de 2016 - 22h01
Indecisão da tucana
Com sua grande abelha rainha da política de Porto Velho, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) adiando mais uma vez sua decisão em disputar ou não a prefeitura da capital rondoniense, os tucanos decidiram abrir entendimentos paralelos para lançar o nome do ex-promotor Hildon ou até mesmo formalizar alianças com outras agremiações partidárias competitivas.
Ocorre que mesmo liderando as pesquisas vigentes e com apelos do Diretório Nacional, que conta com ela para eleger maior numero de prefeitos nas capitais, a família entende que Mariana é muito nova para enfrentar uma parada destas e ela mesmo, diante de uma atuação segura no Congresso Nacional, como parlamentar, avalia com humildade a necessidade de maior amadurecimento para exercer um cargo administrativo de tanta envergadura.
A prefeitura de Porto Velho tem sido cemitério de políticos e a maioria dois ex- prefeitos ficou suja e o próprio alcaide atual já padece com elevadas taxas de rejeição. Quem poderá condenar Mariana por ficar quietinha em Brasília?
As movimentações
O final de semana marcou o inicio das movimentações em torno das eleições municipais 2016. Léo Moraes (PTB) comemorou nos bastidores o recuo de Mariana Carvalho em disputar a prefeitura da capital, Willians Pimentel, do PMDB, se reuniu com sua chapa de pré-candidatos a vereança, Jaqueline Cassol liberou o PP para as alianças em todos os municípios.
No interior
Já, o presidente estadual dos tucanos Expedito Junior cumpriu agenda no final de semana no interior do estado de Rondônia, inaugurando a sede do Diretório Municipal em Vilhena e participando de reuniões com dirigentes tucanos na Zona da Mata (sua base eleitoral) e no Cone Sul rondoniense. O partido terá pré-candidatos a prefeito na maioria dos municípios rondonienses e onde não puder participa através de alianças indicando o vice.
Frentão encorpado
Ainda no final de semana, o prefeito Mauro Nazif e seus articuladores abriram entendimentos para formar um chapão para ganhar as eleições em primeiro turno. O PDT ajudou abrindo mão da indicação do candidato a vice, abrindo o leque de alianças. É provável que a coalizão de apoio aos fenícios, busque um vice entre os tucanos. As tratativas devem ser abertas a qualquer momento.
Com entusiasmo
Já são quase uma dúzia de legendas de apoio e com uma multidão jamais vista de pré-candidatos a vereança na base aliada. Os Nazifs estão entusiasmados também porque as obras municipais engrenaram no verão – inclusive na zona rural - e já é possível dar uma resposta positiva a população, tanto na parte de limpeza, encascalhamento das ruas e pavimentação. A máquina do Paço Municipal esta azeitada para a campanha.
A grande ferramenta
Constato que os pré-candidatos a vereança em Porto Velho, como o ex-secretário municipal Antonio Ocampo Fernandes já tem usado a internet como seu grande triunfo na disputa de outubro. Dos pré-candidatos a reeleição, é Fogaça da TV que manobra melhor esta importante ferramenta liberada pela justiça eleitoral. Nazif, Léo e Pimentel são os pré-candidatos a prefeito já trabalhando bem na internet.
Via Direta
*** Os possíveis pré-candidatos Odacir Soares (Pros), Edgar do Boi (PSDC) e Ribamar Araújo (PR) estão quase invisíveis na pré-campanha da capital *** Enquanto isto, Pimenta de Rondônia (PSOL) costura uma Frente de Esquerda para a peleja e o psicólogo Aluízio Vidal (REDE) não dá um pio sobre o pleito de outubro *** No âmbito nacional seguem os escândalos envolvendo o alto escalão do governo Temer.
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad