Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Frustração nacional - Por Carlos Sperança



Por Carlos Sperança


A crise na segurança

Com a criminalidade tomando proporções alarmantes, Rondônia afora, e a crise provocada pelo embate entre o governador Confúcio Moura (PMDB) e a Polícia Civil, a Associação dos Delegados procurou a mediação do impasse junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB). A situação é grave e a necessidade de uma solução para o conflito é urgente dado aos reflexos nas delegacias.Frustração nacional - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

De um lado temos o governo do Estado atingido pela crise econômica e a queda na arrecadação de tributos e as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. E com a necessidade de quitar duas folhas – o mês de dezembro e o décimo terceiro – Confúcio conta os trocados para não atrasar os compromissos com o funcionalismo.

Pelo seu turno, a Polícia Civil está desaparelhada, algumas delegacias até sem material de expediente ante a criminalidade que estourou no ano de 2016 e que promete piorar nos próximos meses sem algum plano estratégico – urgem investimentos maciços – não seja adotado com urgência. É uma sinuca de bico.

 


Frustração nacional

Frustração nacional - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoMais uma vez o Supremo Tribunal Federal arrumou uma gambiarra jurídica, como ocorreu no impeachment da presidente Dilma Rousseff, resolvendo imbróglio pela metade. O PMDB, com a intervenção do presidente Michel Temer, e o PT, com a participação do senador Jorge Viana, salvaram a pele do senador Renan Calheiros (PMDB), intermediando acordo com o organismo federal para que Calheiros fosse mantido no cargo de presidente do Senado. Com mais este acordão, vemos um Supremo cada vez mais desmoralizado e distante dos clamores das ruas.

A frustração nacional aumentou com o ocorrido, mas a atitude tomada pelas raposas felpudas terá como consequência a volta da população às ruas e cada vez mais revoltada. Tal como a presidente Dilma no impeachment, e Cunha, que acabou na prisão, Renan com seu envolvimento na Operação Lava Jato, já está com os dias contados. A cassação do facínora é questão de tempo, e ele já logo verá o cadeião no retrovisor. Com tantos sobressaltos na política, pela falta de credibilidade do Congresso Nacional e do presidente Michel Temer, a economia resiste em apresentar bons resultados. A consequência é o desemprego nas alturas, a miséria voltando, saúde e educação afetadas, a criminalidade assolando o País.

Marketing eficiente

Frustração nacional - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) está adotando todos os cuidados para assumir o Palácio Tancredo Neves em condições de tocar uma boa administração. Projeta uma parceria com o governo do Estado e busca, de forma suprapartidária, recursos do Orçamento da União perante a bancada federal, enquanto costura também acordos locais. Até aí tudo bem, e ele inova ao já participar ativamente dos eventos municipais e estaduais antes de assumir a prefeitura.

No entanto, todos estes cuidados serão poucos para não ser crucificado pela população ainda no primeiro mês de mandato, se o seu marketing não começar a trabalhar desde já anunciando um plano emergencial e explicando o legado que será deixado, o momento difícil que está chegando com o inverno amazônico e a possibilidade de uma nova cheia do rio Madeira.

Sempre digo que o desgaste de um prefeito na capital começa com a divulgação do seu corpo de secretários (nunca é possível agradar todo mundo e os que ficam de fora viram oposição raivosa) e a temporada de chuvas que inunda os bairros mais baixos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)