Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 - 05h12
Cargos federais
Com sucessivas crises instaladas no Palácio do Planalto por conta de denuncias de corrupção no Dnitt, Ministério dos Transportes, Agricultura e Turismo, mais uma vez o preenchimento de cargos federais do segundo e terceiro escalões foi adiado. Em Rondônia Genaro, Amir Lando e Miguel de Souza aguardam as definições com ansiedade...
Festa do PMDB
Depois de uma década que foi anunciado - e foi alvo até de “vaquinhas” entre seus dirigentes - o PMDB finalmente vai inaugurar a sede própria do Diretório Regional em Porto Velho na gestão do atual presidente Orestes Muniz. O pontapé inicial da obra aconteceu com a doação de dois milheiros de tijolos pelo ex-prefeito Tomás Correia na década passada.
Nem todos...
Os políticos rondonienses mantêm uma imagem negativa, mas na realidade nem todos merecem a vala comum. Teixeirão foi um grande injustiçado e morreu pobre. O ex-presidente da Assembléia Legislativa Sidney Guerra acabou seus dias vendendo limão em feiras livres. Jerônimo Santana vive da sua pensão e estaria em apuros sem ela.
Reforma eleitoral
Atendendo sugestão do rondoniense, o sociólogo Samuel Saraiva, atualmente residindo em Washington (EUA), o deputado federal Manoel Junior apresentou Proposta de Emenda Constitucional, a PEC dos Imigrantes, para a criação de representação parlamentar de 3 milhões de brasileiros que vivem e trabalham no exterior.
Uma bancada
Com a PEC dos Imigrantes aprovada, aqueles conterrâneos que residem no exterior terão o direito de eleger um certo numero de deputados de acordo com o numero de moradores. México e Estados Unidos já tem suas bancadas, assim como a Itália. Em setembro representações brasileiras de outros paises vão debater ao assunto em Brasília.
Estiagem agravada
O comunicado a Caerd dando conta da paralisação de ligações domiciliares nos bairros JK, Socialista e Tancredo Neves – uma das regiões mais populosas da cidade – por tempo indeterminado em razão da estiagem ilustra o drama do abastecimento da água na capital. Imagina-se a situação dos bairros Eldorado/Caladinho/Ciudade Gurgel onde não tem nem água encanada...
As alianças
O presidente regional do PDT, Acir Gurgacz ao falar das alianças preferenciais do partido pra as eleições municipais do ano que vem, numa entrevista a rádio Boas Novas, enfatizou que os entendimentos com o PMDB e o PT serão prioridade, mas não descartou também coalizões com partidos fora da base aliada nas esferas estadual e federal.
Bom senso
Os deputados estaduais desistiram de comprar carros blindados. A medida demonstra bom senso da Mesa Diretora. A opinião pública já estava gritando toda indignação com a medida e o desgaste político já era enorme, para a atual legislatura. Recentemente a justiça anulou licitação semelhante para favorecer o prefeito e Machadinho do Oeste.
Do Cotidiano
Na alça de mira
Dezenas de prefeitos em todo o país – inclusive em Rondônia – estão em alça de mira da justiça, alguns já cassados, outros até foragidos.
Em geral, prefeitos são presos, cassados ou processados por cometer ou consentir em sua gestão atos de corrupção, mas há também casos envolvendo drogas, homicídios, pedofilia e estupro.
É provável que a atual onda de “caça ao prefeito” começou quando um ex-secretário municipal da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, criou coragem para denunciar a “Máfia de Paletó” que agia operando por meio do prefeito Ari Artuzi (PDT). A denúncia chegou às emissoras de TV e aos jornais e foi narrada em um livro: “A Máfia de Paletó – Operação Uragano – No olho do furacão – O Dia em que a Polícia Federal Desmascarou os Donos do Poder” (edição do autor, com distribuição gratuita na Internet).
Uragano, que significa “furacão” em italiano, deu ao próprio nome da operação um sentido de combate a máfias. Jornalista, conhecedor profundo dos meandros da gestão municipal e desafeto do prefeito Artuzi, Passaia forneceu um roteiro seguro para identificar a grande maioria das ações mafiosas dos gestores municipais corruptos.
Na madrugada de 31 de agosto para 1º de Setembro do ano de 2010, o Prefeito Ari Artuzi foi preso pela Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de fraude em licitações para desviar dinheiro público. Segundo estimativas feitas por Passaia, Artuzi recebia em torno de 500 mil reais por mês.
Com Artuzi, foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara Municipal de Dourados Sidilei Alves, e mais 8 dos 12 vereadores, 4 secretários municipais, o procurador do município, a primeira dama, empreiteiros, prestadores de serviço e servidores públicos. Apesar das gravações que mostram Artuzi recebendo dinheiro, a defesa do prefeito alegou não haver provas do recebimento de propina.
Um dos casos mais recentes de prefeito preso se deu com Roberto Peixoto (PMDB), de Taubaté (SP), detido com sua mulher, Luciana, sob a acusação de envolvimento em fraudes. Os dois negam as acusações.
Em Rondônia, entre tantos prefeitos cassados nos últimos anos – e tantos outros ameaçados – está o prefeito de Pimenteiras José Roberto Horn – e em outros municípios tem comissões processantes se formando.
Via Direta
*** Aumenta estratosfericamente a participação das mulheres no narcotráfico em Rondônia e no Acre *** Os presídios femininos estão ficando superlotados *** O Ibama confirma: neste ano as queimadas serão mais intensas do que em 2010. Estamos fritos. Salve-se quem puder!
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para