Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Governador Marcos Rocha continua sem comunicação com a imprensa - Patos da Caerd - Cidade fantasma?


Governador Marcos Rocha continua sem comunicação com a imprensa - Patos da Caerd - Cidade fantasma? - Gente de Opinião

A boa política

Contra ou a favor, fala-se muito no filósofo italiano Antonio Gramsci, para quem a crise acontece em uma sociedade quando o velho já não serve mais e o novo ainda não nasceu, intervalo em que “aparece uma grande variedade de sintomas doentios”.

O mesmo se aplica aos conceitos de “nova” e “velha” política. Se a velha política é a corrupção, cevada no patrimonialismo – mistura interesseira do público e do privado a serviço dos donos do poder –, a “nova política” ainda é um conjunto amorfo de insultos à velha, sem estabelecer a prática de bons costumes. Governar por tuítes não é boa prática, dada à manipulação da opinião pública feita por meios de robôs.

Não vieram da “velha” os resultados positivos das conversas entre o ministro Paulo Guedes, prefeitos e a bancada parlamentar da Amazônia no Congresso Nacional, mas também não decorreram da “nova”, porque os protagonistas da obtenção dos bons resultados são líderes já consagrados pelas velhas urnas, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.  

O Planalto reconhece a importância da Amazônia e se dispõe a não desmontar a estrutura de apoio ao desenvolvimento da região. Nem da velha nem da nova, foi uma conquista da Boa Política: a arte de dialogar com respeito e mostrar argumentos consistentes. 

...................................

Cidade fantasma?

Mesmo com os indicativos econômicos começando a melhorar na capital, O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) largou o pau, em seu discurso na Câmara dos Deputados, durante a semana, falando do seu receio de Porto Velho se transformar numa cidade fantasma atribuindo este risco de terra arrasada ao atual prefeito Hildon Chaves (PSDB). Já é tom de candidato a prefeito antagonista – e beligerante - no ano que vem.

A precipitação

Vejo uma precipitação no inicio da disputa a prefeitura de Porto Velho. De um lado candidaturas oposicionistas já disputando o titulo de quem mais larga o porrete no lombo do prefeito tucano. Do lado de Hildon, podia ser mais mineirinho, já que na medida em que ele próprio antecipa a campanha sucessória, já no front de caça aos votos, levará mais chumbo. Ora, até a definição das candidaturas a coisa esta longe.

Patos da Caerd

Com uma divida bilionária, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia-Caerd busca um “pato” para assumir tanta desgraceira, fruto de administrações perdulárias alinhadas politicamente com governadores e sindicalistas pilantras que se locupletaram. O “pato” da história já foi identificado, aliás, muitos patos, pois o povo de Rondônia vai acabar pagando a conta de tantos desvios de recursos e incompetência.

Petista raro

Já com a saúde recuperada, o deputado estadual Lazinho da Fetagro, presidente regional do PT compareceu ao Programa Arimar Sá, na rádio Caiari na última quarta-feira. Petista íntegro, formado nas eclesiais de base da igreja católica, é um dos raros que reconhece os erros no partido de Lula. Mas não deixou de taxar o ministro Sergio Moro de “covarde” para cima. Afinal, petista que é petista, ama Batisti e odeia Moro!

A comunicação

Segue o problema de comunicação entre o governador Marcos Rocha (PSL) com a imprensa. Mesmo procurado pelos órgãos de imprensa, Rocha tem recusado entrevistas. Como quem não se comunica se trumbica, já dizia Chacrinha, e com problemas de relacionamento com a ALE, Rocha precisa se comunicar mais. Vou de caçapa cantada: vai chegar o dia (logo, logo...) que Rocha vai precisar da imprensa no embate com as raposas politicas locais e nem todo mundo vai atendê-lo.

Via Direta

***A Ceron esta identificando “gatos” (as ligações eletricas clandestinas) para todos os lados em Porto Velho, inclusive em conjuntos chiquérrimos *** O apresentador Marcondes é o guru de Kazan Roriz na peleja pela prefeitura de Porto Velho *** Bagatoli x Luizinho Goebel, pode ser o clássico vilhenense pelo Paço dos Parecis no ano que vem *** Os prefeitos de Rondônia acreditam que serão mais bem aquinhoados com recursos com a aprovação do orçametno Impositivo no Congresso.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)