Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Governo quer debelar fogaréu na ALE-RO


 

Gente de OpiniãoMais espaço

O PMDB, que reclamava mais espaço dentro da administração do governador Confúcio Moura, já esta sendo atendido. A própria vereadora Maria da Penha, que assumiu a Secretaria da Paz, é egressa dos quadros do partido, de Cacoal, cidade considerada a Meca do PMDB.

 

Governo quer debelar fogaréu na ALE-RO - Gente de OpiniãoApagar incêndio

O chefe da Casa Civil Juscelino Amaral tem mais um foco de incêndio para apagar na Assembléia Legislativa. A maioria dos deputados está empunhando a machadinha de guerra, pela falta da liberação dos recursos das emendas parlamentares. O  governo quer debelar o fogaréu.

 

Gente de OpiniãoFim do recesso

Na Assembléia Legislativa, o fim do recesso está chegando e os parlamentares prometem obstruir as matérias advindas do Palácio Presidente Vargas caso suas reivindicações não forem atendidas. Ocorre que as bases reclamam e eles precisam mostrar serviço, já que os recursos são para beneficiar os municípios;

 

Governo quer debelar fogaréu na ALE-RO - Gente de OpiniãoA animação

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp´ que percorre ao país para alavancar seu partido, não deixa de manter contatos diários com o suplente Tomas Correia que assumiu sua cadeira no Congresso. Ontem se manifestou animado com o crescimento de José Augusto na capital rondoniense.

 

Caindo do poleiro

Lembram do apresentador Carlos Moraes, que esteve recentemente em Rondônia? Nesta temporada tentou se aventurar em Curitiba como candidato a prefeito pelo PRTB e foi impugnado pelo próprio partido. Esta sendo descartado também por dupla filiação partidária.

 

Correção de rumos

Quem acertou na pinha e fez a correção de rumos quando fez aliança indigesta, foi Mário Português (PPS). Não teve dúvidas em chutar um vice incômodo e com isto conseguiu reverter um quadro desfavorável. Já, outros candidatos com vices malas estão sem coragem de tomar atitude.

 

Gente de OpiniãoJogo da Máfia

A máfia do saneamento básico, recém instalada no estado, continua tentando seduzir prefeitos e vereadores para conseguir, através de contratos vantajosos, a implantação das redes de água e esgoto em alguns municípios. Os tataranetos de Al Capone estão se envolvendo com importantes políticos. Escândalos a caminho...

 

Boa largada

Com apoio da forte militância do PC do B, seu pé de coelho nesta campanha, o vereador Mário Sérgio (PMN) deu uma boa largada em sua campanha, contrariando notas plantadas pelos adversários que ele estaria desistindo. Ele ponteia a disputa de votos no segmento jovem com a vereadora tucana Mariana Carvalho.

 

Um predador

O ex-prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, que assume nos próximos dias importante cargo na administração do governador Confúcio Moura tem como projeto a disputa da Câmara Federal em 2014. Terá como predador na região central, o atual prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM).

 

 

Do Cotidiano
Os novos caminhos


O auge do ciclo das usinas já passou e boa parte da massa operária que trabalhou nos canteiros das usinas de Jirau e Santo Antônio, começa a se deslocar para Altamira, no Pará, onde esta sendo erguida a Usina de Belo Monte. Pelos números coletados pelo Cadastro Geral de Empregos-Cagero, órgão pertencente ao Ministério do Trabalho, com esta migração de operários, Altamira tem se constituído no município que mais gera postos de trabalho com carteira assinada na Amazônia nos últimos seis meses.

É mais um ciclo que esta se completando em Porto Velho, depois de tantos que já foram vivenciados por aqui, desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, prestes há completar 100 anos, e que deixou ao seu término legiões de trabalhadores perambulando pelas ruas, sem lenço, sem documento. Naquela época, a língua predominante na terrinha era o inglês e se comemorava como data nacional, o 4 de Julho, data da independência dos EUA.

Tivemos o final de outros ciclos, onde pontuou a falta de emprego, a miséria e a criminalidade, como no fim do garimpo da cassiterita, e depois do ouro nas águas do Rio Madeira. Em todos eles, Porto Velho, não se preparou não se planejou e sofreu pesadas conseqüências para isto.

Vejo o filme recorrente. Não se vê planejamento para enfrentar o pós usinas, como não houve para enfrentar as conseqüências desastrosas do auge do aumento da população, com demandas sociais reprimidas na saúde, educação, segurança pública, trânsito infernal, etc.

Já era o caso das esferas municipais, estaduais e federais se unirem na discussão de projetos, de planejar alternativas econômicas. Como garantir emprego e renda para os milhares de trabalhadores que deixarão as usinas? É um baita desafio para o próximo prefeito e para o governador Confúcio Moura cujo mandato se estende até 2014.

O que as seguidas administrações estaduais e municipais tem feito é enxugar gelo. Primeiro esperam a desgraceira acontecer para depois tentar resolver as coisas. Milhões de recursos foram despejados em Porto Velho nos últimos anos e até hoje a capital não atende toda a população com água encanada, a rede de esgoto continua a mesma estruturada pelos ingleses no século passado e por ai vai. Falta visão de futuro aos nossos governantes.

 
 

Via Direta

*** Conter o êxodo populacional da Zona da Mata é um dos desafios dos próximos prefeitos da região *** O mesmo problema foi identificado pelo IBGE em 2010 no Cone Sul do Estado *** Os marqueteiros começam a moldar seus candidatos para o horário gratuito.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)