Segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 18h42
O novo boom
Na década de 90, o município de Machadinho do Oeste, encravado no Vale do Jamari, bateu sucessivos recordes nacionais de crescimento demográfico, registrados pelo IBGE. Na época, os projetos de colonização do INCRA, as terras férteis, a exploração da madeira, foram os grandes motores da prosperidade de uma cidade cuja população penou horrores na sua colonização por causa da malária. Centenas de pioneiros tombaram em plena selva, na tentativa de desbravar aquele longínquo rincão da Amazônia.
Passadas duas décadas, o município de Machadinho, que viu Buritis tomar o seu lugar no ritmo de progresso e no titulo de campeão de crescimento populacional, volta a deslanchar com mais um boom. Desta feita, em virtude da construção de uma usina hidrelétrica que vai reforçar o sistema elétrico no pujante interior.
Uma nova onda de migração lota os hotéis da cidade, movimenta os restaurantes, estimula as transações imobiliárias. Vários loteamentos foram lançados durante o ano. Os preços dos imóveis e do aluguel também aumentaram sensivelmente.
Com tal explosão, mais novos projetos de colonização, Machadinho se fez merecedor da ligação asfáltica com Ariquemes. É na região onde o governo realiza sua maior obra rodoviária.
A revolta
A revolta contra os vereadores de Pimenta Bueno, que salvaram o pescoço dos corruptos locais, se estendeu ontem a Porto Velho, antes da votação do relatório da Comissão Processante da Câmara Municipal, onde salvo raras exceções, se conspirava claramente para assar uma pizza completa no tocante aos edis flagrados na Operação.
A mobilização
Graças à mobilização geral na capital, que chegou ao ponto de apupar os vereadores, a Comissão Processante aprovou relatório encaminhando a cassação dos vereadores Jair Montes (PTC), pastor Delso Moreira (PRB) e Cabo Anjos (PDT) Marcelo Reis e Eduardo (PV) salvaram a pele com punições leves, como suspensão temporária de 30 dias e moção de censura.
Disputa petista
Nas convenções petistas, o ex-prefeito Roberto Sobrinho conseguiu emplacar um aliado, o Padre Tom, que acabou ganhando o comando do diretório estadual do oponente Eduardo Silveira, aliado da ex-senadora Fátima Cleide. Com as últimas derrotas, a ex-parlamentar não tem cogitado disputar as eleições do ano que vem e o resultado, portanto, não lhe causará nenhum prejuízo político.
A transposição
Numa entrevista exclusiva ao Diário no final de semana, o governador Confúcio Moura foi curto e grosso com relação à questão da transposição dos servidores estaduais para os quadros da União. “A coisa enrolou e minha recomendação é que todos os sindicatos, ou os próprios servidores ingressem com ação na justiça desde já”, disse.
Obras paradas
Com obras de vulto suspensas ou paralisadas, como a ponte binacional em Guajará Mirim e a dragagem do Rio Madeira, Rondônia é um dos estados mais prejudicados pelos calotes dos PACs da União. A tendência do contingenciamento de recursos para 2014 é aumentar mais ainda os cortes em obras em vista da dívida do tesouro nacional.
Os municípios
A presidente Dilma Roussef tem até hoje para sancionar ou vetar as novas normas para criação, desmembramento e incorporação dos municípios, cujo projeto foi aprovado recentemente no Congresso Nacional. Em Rondônia apenas Extrema (na Ponta do Abunã) e Tarilândia (na Bacia Leiteira) estão em condições de se emancipar.
Nos presídios
Matéria especial da jornalista Ana Aranda, na edição de domingo, tratou a situação dos presídios no estado. Rondônia, como se sabe, proporcionalmente é um dos estados que mais têm presos no país, são tantos, que são mais do que Roraima, Amapá, Acre e Tocantins juntos. E o déficit de vagas nas penitenciarias continua aumentando por causa do tráfico de drogas.
As conversações
No final de semana aumentaram as conversações entre os cacíques para as eleições do ano que vem. O prefeito de Ouro Preto Oeste, Alex Testoni (PSD) que se diz amiguinho do governador Confúcio Moura, já está com o punhal da traição afiado e sacramentando uma grande aliança para disputar o governo estadual. Pelo menos cinco siglas já são tidas como certas na coalizão.
Via Direta
*** A soja atravessa uma grande fase e com isto os preços das terras vão se valorizando na região de Cerejeiras, sul rondoniense *** A chegada de novas incorporadoras atiçou a competição imobiliária na capital com lançamentos de novos loteamentos *** Rolim de Moura e Ariquemes vão se destacando na criação de pescado.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis