Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança



Enfrentando o desafio

Com a ampliação da Rua Duque de Caxias, colocando a futura avenida como pista dupla em condições de desafogar o trânsito caótico da Avenida Carlos Gomes e reduzir o movimento nos horários de picos da Avenida Pinheiro Machado, o prefeito de Porto Velho HIldon Chaves (PSDB) seguindo o planejamento da gestão Mauro Nazif, começa a enfrentar o desafio da mobilidade numa cidade com tantos pontos de estrangulamento.

Operando com pista dupla e transformada em corredor de ônibus, a Duque de Caxias terá o mérito ainda de proporcionar mais uma opção do trafego oriundo da Zona Sul (região do Eldorado/Caladinho/Cohabs). Com a frota de veículos aumentando geometricamente nos últimos anos, era preciso buscar soluções para a mobilidade urbana de Porto Velho.

A mobilidade cotidiana da população se transformou num dos maiores desafios do século, seja pelas péssimas condições dos transportes coletivos, os acidentes de trânsitos fatais e a poluição atmosférica com tantos carros, caminhões, motos, e ônibus transitando pelas ruas. Que o prefeito Hildon Chaves seja bem sucedido na sua proposta de desafogar toda esta situação caótica.


As definições

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoEsta difícil de definir o quadro de candidaturas em Rondônia para as eleições do ano que vem. Vejam os casos de Leo Moraes (PTB) e Expedito Junior (PSDB). Ambos entabulam entendimentos com Ivo Cassol, com Maurão e com outros eventuais governadoraveis. Teremos ainda uma janela de abertura de troca de partidos no inicio do ano mudando muita coisa no que se refere ao atual cenário político.

Os entendimentos

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoDependendo dos entendimentos em andamento, tanto o PMDB como o PSDB não apresentarão candidatos próprios ao governo do estado. O que se vê são estes partidos colocando acima de tudo a eleição de Valdir Raupp (PMDB) e Expedito Junior (PSDB) ao Senado. Com estas tratativas em andamento  fica difícil a decolagem dos candidatos como Maurão de Carvalho (PMDB) e José Guedes (PSDB).

O contingenciamento

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoNos estados mais fortes politicamente e naqueles que as bancadas federais de deputados votaram contrários ao afastamento do presidente Michel Temer os contingenciamentos de recursos foram mínimos. Já, em Rondônia, pelo menos três deputados federais votaram contra os interesses presidenciais. Quem pagou o pato foi Porto Velho com o corte de recursos de quase R$ 60 milhões.

Estado crítico

A Amazônia vê seus rios secarem nesta época do ano. Os Rios Acre e Purus já estão em estado critico de vazante com as águas recuando rapidamente. No Alto Solimões, no estado do Amazonas, já temos embarcações encalhando. No Rio Madeira, entre Humaitá e Manicoré, grandes faixas de areia tomam conta do curso das águas com barcos e balsas encalhadas. Em Porto Velho, na região dos Pedrais, já se vê os efeitos de uma seca severa.

Não cumpre nada

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoVários governadores tem se queixado do presidente Michel Temerquanto a repasses prometidos para obras de infraestrutura. Do tucano Geraldo Alckmin em São Paulo ao acreano petista Sebastião Viana é a mesma toada. Em Rondônia muitas obras federais estão em atraso, mas como o governo é do PMDB, partido de Temer, a cobrança nas esferas federais não acontece, nem do apagão houve queixas.
 

Via Direta

Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** A PEC que reduz o numero de deputados e senadores no Congresso Nacional anda a passos de cágado ***Há pouco interesse de reduzir as candidaturas em época pré-eleitoral *** Hildon começa a enfrentar o desafio da mobilidade - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoaumentam os indícios de que o governador Confúcio Moura deixará o PMDB para disputar o Senado por outra legenda *** Algumas consultas aos partidos já começam nas próximas semanas *** Confúcio será um adversário indigesto para Raupp e Expedito.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)