De Porto Novo a Porto Velho, história do Estado começa com um decreto imperial de 1873
Janeiro é um fundamental para a história de Rondônia. Foi em 15 de janeiro de 1873 que o imperador dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações a subir o rio Madeira. Até então, havia na região um porto criado pelos militares desbravadores, mas para facilitar a atracação em Santo Antônio veio a ser criado uma nova instalação portuária – o Porto Novo. Em conseqüência, a instalação anterior, que apresentava maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, passou a ser o Porto Velho, nos arredores do qual se formaria a cidade.
Essa formação se deu a partir de 1907, com as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, mas a região já havia sido alvo de inúmeras visitas técnicas. Já em meados do século XIX, crescia o interesse na construção de uma ferrovia capaz de propiciar a superação do trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim. Na época, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso, surgindo então o Porto Novo.
|
Aluízo (de farda) e Getúlio, na usina de luz inaugurada pelo presidente em Porto Velho |
Razões práticas – Mas o porto velho brilhava por sua localização. As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável. Assim, Percival Farquhar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que receberia o nome Porto Velho.
Quando a obra foi concluída, já residiam no local cerca de mil pessoas, grande parte funcionários da empresa construtora. Município do Estado do Amazonas em 1914, em 1943, juntamente com o município de Guajará-Mirim, passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia.
Surge o Estado – E foi num dia 4 de janeiro, em 1982, que o então território Federal de Rondônia foi elevado à categoria de Estado. A lei 41, de 22 de dezembro de 1981, definiu o novo Estado como originado pelo antigo Território Federal do Guaporé, criado pelo Decreto-Lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. O Guaporé tinha uma área de 243.044 km², terras recebidas dos Estados do Amazonas e Mato Grosso. Hoje, a área total é de 237.576 km² devido à reincorporação de parte das terras ao Estado do Amazonas nos municípios de Lábrea e Humaitá.
Como a região havia sido percorrida pelo sertanista militar Cândido Mariano da Silva Rondon ao promover as explorações a cargo da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, o célebre etnólogo Edgar Roquete-Pinto, em 1915, 2ualificou o território como sendo Rondônia, para designar uma região desbravada por Rondon.
Mas só em 17 de fevereiro de 1956, pela Lei nº 21.731, do deputado federal Áureo de Melo, do Estado do Amazonas, o Território Federal do Guaporé passou a ser denominado Território Federal de Rondônia em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, então já no final de sua existência.
|
Teixeirão caminha na rua com o povo |
Desenvolvimento induzido – A instalação do Estado de Rondônia se deu em 4 de janeiro de 1982, tendo como primeiro governador o último governante do extinto Território Federal de Rondônia, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Ele seria substituído três anos mais tarde pelo deputado Ângelo Angelim, a quem coube transmitir o cargo ao primeiro governador eleito do novo estado – o ex-deputado federal Jerônimo Garcia de Santana, em 15 de março de 1987.
O Estado de Rondônia foi criado com apenas 13 Municípios instalados: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste, Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim. Porto Velho e Guajará-Mirim foram os municípios integrantes da criação do Território Federal do Guaporé. Os demais municípios foram criados durante a década de 1970/80 em decorrência dos projetos de colonização implantados no Território Federal de Rondônia pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária Incra), segundo o historiador Matias Mendes.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com
csperanca@enter-net.com.br
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)