Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Inverno amazônico prolongado transformou PVH num imenso igapó - Por Carlos Sperança


 

Migrando ao exterior

O Hamza, curso d’água subterrâneo posto debaixo do Rio Amazonas, provavelmente tão longo quanto o visível e bem mais largo, oferece um simbolismo entre o que já se descobriu e é visível e o que permanece oculto, a ser descoberto e aproveitado.

É visível em todas as regiões do Brasil o grande potencial da agropecuária, mas ainda continua subterrânea a imensa possibilidade da agregar valores a partir de sua base já expandida até as fronteiras. O que mais está visível, em todas as áreas, é o atraso relativo do Brasil em relação ao mundo desenvolvido.

Nosso agricultor não deve a ninguém em esforço e dedicação ao trabalho, mas esbarra na falta de democracia real no Brasil, que ao manter entulhos autoritários privilegiou a esperteza dos corruptos e sufocou a contribuição dos brasileiros que precisam de infraestrutura e recursos para avançar.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 84% dos produtores rurais ainda estão excluídos das inovações tecnológicas, travando o aumento da produtividade de alimentos no país. Para eles, a democracia ainda é um sonho inalcançável.


 


Disputa embolada

Sem Lula nas paradas, conforme a recente pesquisa Datafolha a peleja presidencial começa a ficar embolada. De um lado Jair Bolsonaro (PSL), de outro Marina Silva (Rede) e o ex-ministro Joaquim Barbosa (PSB) empinando a candidatura. E ainda temos Ciro Gomes (PDT) com bases nordestinas e Àlvaro Dias (Podemos) com a asa crescida no Sul do País buscando um lugar ao sol.

Um Frentão

Ao contrário de alguns estados mais tradicionais, o clima de eleições ainda está longe de acontecer em Rondônia. Com isto até as pesquisas ficam prejudicadas, pois não se sabe quem é quem nas paradas e as definições das candidaturas ao governo estadual ainda vão depender de pendências na justiça. Mesmo assim os caciques seguem entendimentos para composições. Tem um “frentão” armado.
 

Time em campo

Ainda não sabendo se será possível estar quites com a justiça eleitoral para disputar o governo do estado, o senador Ivo Cassol está colocando em campo seu time de postulantes à Câmara Federal. Do seu partido deverão entrar em campo Luis Claudio (pela região de Rolim de Moura), Carlos Magno (pela Bacia Leiteira), Jaqueline Cassol (região do Café). E na aliança com Expedito Junior, ainda o deputado Expedito Neto (PSD)
 

Boom de apenados

Porto Velho, que enfrenta um período de violência nas ruas e no campo, padece com um verdadeiro boom de apenados perambulando pelas ruas, não bastasse tantos foragidos e centenas de mandados de prisão a serem cumpridos contra ladrões e traficantes. Desta forma é possível entender o elevado índice de criminalidade e até tantos presos baleados nas ruas em acertos de contas. Coisa de louco.
 

Os presidenciáveis

A Frente Nacional de Prefeitos reúne os presidenciáveis em maio para serem sabatinados sobre as propostas para o municipalismo. A choradeira dos alcaides é enorme e, como se sabe, maior parte dos municípios está vivenciando a triste realidade da falta de recursos e enfrentam a crise com a queda de arrecadação e já no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
 

Via Direta

*** O inverno amazônico prolongado transformou Porto Velho num imenso igapó *** Com o efeito La Nina as chuvas devem se prolongar até o final de abril *** Estradas importantes na capital como a da Penal e do Belmont tem trechos instransponíveis com tanto lamaçal *** O acesso para Conjuntos habitacionais, caso do Cristal da Calama também está prejudicado isolando os moradores.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)