Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 23h40
Pano de fundo
O pano de fundo da briga entre o PT e o ex-governador Ivo Cassol, que retomou sua cadeira no Senado, é a disputa de cargos federais em Rondônia. De um lado, os petistas têm apego aos cargos federais conquistados – principalmente os da Ceron-Eletrobrás – de outro, o PP que exige sua cota, como retribuição ao apoio a presidente Dilma Roussef.
Cargos federais
O PT esta vendo uma redução no seu espaço nos cargos federais em Rondônia porque perdeu uma senadora e um deputado federal nas eleições de 2010. Foi justamente o que o PP ganhou, elegendo Ivo (ao Senado) e Carlos Magno (deputado federal). Com isso, o PP força a barra para desalojar petistas em cargos estratégicos, caso de Inácio Azevedo.
PDT reforçado
Com a posse do deputado federal Marcos Rogério na Câmara Federal, o PDT que já contava com o senador Acir Gurgacz conquista mais espaço na base aliada das esferas estadual e nacional. Na bancada federal rondoniense agora PDT é a segunda representação mais importante, com um senador e deputado federal.
A emigração
O IBGE confirmou o que os rondonienses já sabiam. Nosso Estado foi um dos maiores exportadores de emigrantes na década passada, proporcionalmente um dos três maiores do país. Os destinos mais procurados foram Estados Unidos, Portugal, Espanha e Japão. No entanto, milhares deles já estão voltando por conta das crises no EUA e na Unão Européia.
É candidato
O deputado federal Lindomar Garçon (PV) deixa o Congresso Nacional já com um projeto definido. Ele pleiteia a indicação do “Frentão” para ser candidato a prefeito da coalizão que reúne tucanos, PR e os verdinhos. Ao mesmo tempo começa acelerar as visitações nos bairros da capital.
Barbas de molho
O governador Confúcio Moura afirmou seu blog que esta com barbas de molho com relação à economia e que vai desacelerar suas ações, na medida do possível, no ano que vem. Esta com carradas de razão, mesmo porque a presidente Dilma Roussef já percorre o mesmo caminho. Já temos respingos da crises global.
Com otimismo
Quem vê as avenidas repletas de consumidores nas lojas centrais ou nos shoppings – é um cenário nacional – pode considerar absurdo se falar em termos de desaceleração. Mas as próprias projeções de crescimento do Brasil caíram muito nos últimos meses, como de resto da maioria dos países da América Latina.
Em Porto Velho
No caso de Porto Velho, que respira otimismo com os últimos dias de excelente movimento comercial, onde se vê congestionamento de consumidores nas ruas se trombando, o buraco pode ser mais em baixo ainda por contra do início do ciclo pós-usinas, cujos efeitos já serão percebidos a partir de janeiro com novas levas de operários ganhando as ruas.
Do Cotidiano
Alimentação infantil
A alimentação infantil tem sido seriamente afetada pela ingestão de “porcarias” que seduzem pelo paladar, mas além de pouco servir como alimento tendem a causar distúrbios na saúde, candidatando as crianças a se tornar pacientes da rede pública de saúde precocemente. A busca por alimentos mais saudáveis e potencialmente positivos tem sido incessante entre nutricionistas e pesquisadores científicos.
Depois de adicionar óleo de girassol com selênio orgânico e vitamina E à ração de vacas, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estudou não apenas o efeito produzido nos próprios animais, mas também em crianças que consumiram seu leite.
Os resultados mostraram que, além de trazer benefício à saúde das vacas e aumentar a produção leiteira, a ração enriquecida melhorou a conservação do produto e aumentou os níveis de selênio e vitamina E no sangue das crianças que consumiram o leite suplementado.
O trabalho, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, foi coordenado por Marcus Antonio Zanetti, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga (SP).
O outro autor do trabalho, Arlindo Saran Netto, teve Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP e, durante sua pesquisa, em 2010, foi contratado como docente da FZEA.
De acordo com Zanetti, o estudo é pioneiro por seu formato, ao associar a área de zootecnia e nutrição animal ao levantamento feito sobre os efeitos do produto na saúde humana. O trabalho foi feito em parceria com pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em Ribeirão Preto (SP).
“Muitos estudos têm sido feitos sobre as possibilidades de alterações na alimentação de animais com a finalidade de melhorar, em tese, a qualidade de produtos para consumo humano. Mas o nosso trabalho deu um passo adiante, ao comparar o efeito do produto enriquecido ao do leite comum, e avaliar se ele realmente é melhor para a saúde humana”, disse Zanetti.
Por ter conhecidos efeitos antioxidantes, o selênio é um mineral importante para combater os radicais livres.
Via Direta
*** Os pequenos partidos já buscam se aninhar junto às composições do PT, PMDB e do “Frentão” em Porto Velho para 2012 *** O prefeito Roberto Sobrinho já pensa numa grande festa para inaugurar o terminal fluvial de passageiros ***Guajará-Mirim festeja um final de ano movimentado na fronteira.