Terça-feira, 30 de janeiro de 2018 - 21h40
Combate a corrupção
Por mais incrível que possa parecer, por se tratar de um antro de saqueadores e contando com dezenas de envolvido na Operação Lava a Jato, o Congresso Nacional aprovou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) projeto que desvia fundo federal para financiar ações da Política Nacional de Combate a Corrupção. A proposta ainda segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, onde receberá decisão terminativa.
Conforme a proposição do senador Antonio Anastasia (PMDB-MG), o Fundo Nacional de Combate a Corrupção será abastecido com parte do dinheiro de multas aplicadas as empresas que causarem danos a administração pública. O projeto prevê a instituição da nova política e do fundo por meio de inclusão de dispositivos na Lei Anticorrupção. As ações e gestão de recursos fiarão sob a responsabilidade do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União.
Atualmente os recursos de fundos ao combate a corrupção são desviados para atividades estranhas e seus objetivos, sobretudo para custear o superávit do governo.
Eleições 2018
As movimentações políticas continuam mesmo com a temporada de carnaval tomando conta do pedaço. No âmbito da disputa presidencial, mesmo com o apelo de união do PT de Lula e Dilma, as demais siglas de esquerda devem manter seus candidatos na disputa pelo Palácio do Planalto. Manuela D’Avila (PC do B) e Ciro Gomes (PDT) são alguns dos postulantes da base aliada petista.
Em Rondônia
O cenário das eleições ao governo de Rondônia continua povoado de incertezas. O candidato do MDB Maurão de Carvalho contava com favas contadas que teria apoio do vice-governador Daniel Pereira que assumirá a titularidade em abril, mas ele já comunicou ao parlamentar que a aliança PSB/PDT será mantida, descartando Maurão. Na coalizão PP/PDS/PSDB, o ex-senador Expedito Junior será o candidato ao governo na impossibilidade de Ivo Cassol não obter registro da candidatura.
Os predadores
Na disputa ao Senado dois poderosos predadores se apresentaram para a peleja e já estão deixando os chamados favoritos de barbas de molho, que são o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp e o ex-senador Expedito Junior. É bem provável que o psicólogo Aluizio Vidal (REDE) volte a manter a supremacia na capital e agora estendendo seus tentáculos para o interior.
Vôos mais altos
Outro predador dos chamados medalhões e com as garras afiadas é o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) que deve levar a melhor sobe os antagonistas na região central. Com o prestígio adquirido com dois bons mandatos na Assembléia Legislativa sua reeleição histórica com 70 por cento dos votos no pleito da prefeitura de Ji-Paraná, ele esta de asas crescidas para vôos mais altos.
A emancipação
A luta é antiga e exige mobilização. Alguns deputados estaduais, sob a liderança do parlamentar Ribamar Araujo (PR) pretendem apoiar o processo de emancipação dos distritos de Extrema (Porto Velho) e Tarilândia (Jaru), que já tiveram plebiscitos e brigam pela autonomia há cerca de 30 anos. Também os movimentos emancipacionistas de Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Triunfo e outras localidades serão considerados.
Via Direta
*** As esferas estaduais estão prometendo de novo 100 por cento de água tratada em Porto Velho *** A promessa já tem 20 anos e até agora necas. Em ano político a coisa sempre volta à tona *** E a prefeitura de Porto Velho entregou a ampliação da avenida Duque de Caxias com as obras incompletas *** Teve quarteirão que ainda não foi pavimentado e até a sinalização precisa ser mais bem estudada para evitar acidentes.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri