Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lições a aprender + Corrida ao do garimpo + Largada do PSL + Ainda a fumaça!


Lições a aprender + Corrida ao do garimpo + Largada do PSL + Ainda a fumaça! - Gente de Opinião

Lições a aprender

Acima das trocas de farpas entre governantes brasileiros e líderes estrangeiros há uma verdade histórica que não pode ser negada: a Amazônia ensinou o mundo a amar as florestas.  Mesmo proibido de ficar no Brasil, foi após conhecer a Amazônia que o alemão Alexander von Humboldt inventou a ecologia. Na época o Brasil era uma colônia portuguesa e não um país livre.

A Alemanha é um dos cinco países mais visitados pelos turistas. Boa parte desse ótimo resultado se deve ao cuidado de compatibilizar meio ambiente e civilização, na sábia trilha legada por Humboldt. A floresta sul-americana ensinou a Alemanha a respeitar o meio ambiente, mas hoje há muito a aprender, por exemplo, com a estrutura que dá fama à Floresta Negra alemã. Visitação obrigatória para os turistas e ponto mais valorizado da região, ali trabalham em harmonia criadores de gado e madeireiros livres da acusação de destruir o valioso patrimônio natural.

Hoje a Alemanha olha para o Brasil com reprovação, o que é injusto e precisa ser revertido com ações positivas, sem insultos nem criminalização de ongs e cientistas, grandes divulgadores das belezas e maravilhas da nossa floresta. Humboldt foi proibido de visitar o Brasil, mas hoje os turistas, cientistas e investidores são bem-vindos.

....................................................

Corrida ao do garimpo

Temos uma nova corrida às águas barrentas do Rio Madeira, de Porto Velho em Rondônia, a Manicoré, no Amazonas. São dezenas de dragas e balsas operando dia e noite – em algumas regiões só a noite para escapar da fiscalização - espalhando mercúrio e poluindo ainda mais o principal afluente a margem direita do Rio Amazonas. Um rio que esta já assoreado oferecendo riscos à navegação.

As consequências

Como consequência da exploração do ouro no Rio Madeira, pode aumentar a incidência de câncer na região amazônica, se acelera o fenômeno das terras caídas (os desbarrancamentos as margens do rio) e já se constata uma forte migração dos ribeirinhos que se dedicavam a produção de melancias, macaxeira e hortaliças nas localidades ao longo do Madeirão para a lavra do minério.

 Que dragagem?

Além do garimpo, alguns comandantes de embarcação me relataram no porto do Cai N’àgua que a dragagem do Rio Madeira pelo Dnitt é puro embrômaichan. Dizem que a areia extraída no rio, ao invés de ser retirada em barcaças são atiradas ali mesmo, nas águas do Madeirão. O Dnitt precisa investigar melhor a empreiteira que trata do serviço, pois a denuncia é grave.

Largada do PSL

Na sua segunda campanha de filiações realizada em Porto Velho, desta vez no Parque Circuito, o PSL do governador Marcos Rocha e do deputado estadual Eyder Brasil, presidente do Diretório local, arrebanhou filiações no final de semana visando formar um quadro de candidatos à vereança nas eleições do ano que vem. Sobre alianças, o partido, que terá candidatura própria a prefeito ainda não se manifestou.

Ainda a fumaça!

Rondônia foi “acusada” pelos meios de comunicação de exportar fumaça para o Sul maravilha no inicio de semana, sobretudo para São Paulo. Ora! Aquela fumaceira toda foi constituída por uma coalizão de estados vitimas do desmatamento incontrolável e das queimadas, não só de Rondônia. A fumaça exportada também era do Acre, sul do Amazonas e Mato Grosso e, um tiquinho da Bolívia.

Via Direta

*** Por conta da eleição de 2020, algumas rivalidades tribais já estão ocorrendo em Porto Velho *** Ocorrem principalmente entre aliados dos possíveis candidatos, casos dos deputados federais Léo Moraes (Podemos) e Mauro Nazif (PSB) *** O fato sinaliza uma polarização oposicionista na peleja com o prefeito tucano Hildon Chaves *** Nas primeiras sondagens também pontua bem, Vinicius Miguel, como uma liderança promissora ***Já, de Pereirinha (Solidariedade), Pimenta de Rondônia (PSOL), Herminio Coelho (PV) ainda pouco se fala.



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)