Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Mais de um milhão de eleitores vão às urnas em Rondônia



Tendo como novidade em Rondônia a votação por impressão digital digital introduzida como teste tecnológico de ponta pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE na cidade de Colorado do Oeste, pouco mais de um milhão de eleitores, distribuídos em 52 municípios irão as urnas ao longo deste domingo (05) no estado.  Em vista de rivalidades locais e disputas equilibradas, ocorre acirramento de ânimos em Guajará-Mirim, em alguns municípios do Vale do Jamari e Vilhena.

Na capital, as urnas deverão confirmar eleição em turno único, como indicam as pesquisas de boa procedência, com o prefeito Roberto Sobrinho (PT), se consagrando junto ao eleitorado, como faziam os prefeitos Chiquilito Erse e José Guedes nas décadas de 80 e 90, derrotando os adversários com larga margem de diferença.

No interior, o município de Vilhena, quinto maior colégio eleitoral rondoniense, chegou à manhã de hoje com um dos pleitos mais equilibrados do estado, numa disputa que envolve o ex-prefeito Melki Donadon (PMDB) e o vereador Zé Rover (PP).

Os municípios de Ariquemes e Ji-Paraná, conforme as pesquisas vigentes, devem confirmar hoje, respectivamente as reeleições dos prefeitos Confúcio Moura (PMDB) e José Bianco (DEM). O primeiro, pinta como um dos campeões de votos na temporada, tal os patamares de aceitação popular aferidos nos últimos meses.

Com o PMDB favorito – seja com candidaturas próprias ou em alianças - nos colégios eleitorais mais importantes - também se constata um significativo avanço do PT em cidades de médio porte, como Presidente Médici e Colorado do Oeste. No interior,o Partido de Lula também está presente nas disputas de colégios eleitorais importantes, como Cacoal, onde o padre Franco polariza a corrida ao Palácio do Café.

Em Porto Velho, além da provável reeleição do prefeito Roberto Sobrinho em primeiro turno, de última hora o TRE confirmou  a cassação da postulação a reeleição na Câmara de Vereadores da ex-presidente Sandra Moraes, se prevê uma expressiva renovação dos quadros do legislativo municipal. Como a população dos distritos da capital aumentou muito, nos últimos dois anos, alguns distritos, como os da Ponta do Abunã, além de Jaci Paraná, e até Rio Pardo, na fronteira com Buritis podem emplacar seus  primeiros representantes, como foi o caso de Nova Califórnia em 2004, com o vereador Pitico Vilela.

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)