Terça-feira, 31 de outubro de 2017 - 21h15
Mais siglas chegando
Segue a farra da criação dos partidos políticos, formando-se novas legendas sanguessugas do milionário fundo partidário criado para atender a classe política brasileira. São mais 50 partidos em formação e dois eles com os processos prontos para serem julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrarem em condições de disputar as eleições no ano que vem.
Um deles é o Partido da Igualdade criado para defender a causa das pessoas com deficiências físicas e o Muda Brasil (MD), uma linha auxiliar do PR, cujos trabalhos estão bem adiantados. A reforma política só terá efeito para coibir a infestação de siglas só nas eleições de 2020.
Para a criação de novas siglas são necessárias 460 mil assinaturas de apoiamento em 14 estados para um partido ser considerado apto a receber registro e disputar as eleições. No caso do Partido da Igualdade se observa uma mobilização dos deputados federais do Partido da República –PR para atender os requisitos exigidos pela Justiça eleitoral.
Festividades
Começa novembro com a BR em festa, comemorando eventos históricos. Ocorre que foi no mês de novembro de 1977, que o então presidente Garrastazu Médici assinou os decretos das criações dos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Até então o Território Federal de Rondônia só contava com dois municípios: Porto Velho e Guajará Mirim
Levas de migrantes
Criado a partir de migração de colonos rondonienses ainda na década de 90, o município de Apuí, no sul do Amazonas recebe novas levas de migrantes rondonienses e oriundos do sul do país em busca de terras férteis para o plantio de grãos. Também a região de Colniza, no Mato Grosso, fruto de migração rondoniense tem apostado no agronegócio para continuar crescendo.
Nova embalagem
Vem aí, o PMDB em nova embalagem para a venda aos consumidores. Vai se chamar MDB, como antigamente,com nova logomarca e tudo. Como se isto apagasse Lava a Jato, e tantos golpes. Outros partidos seguem a tendência de tirar a expressão ”partido” da sigla, como o PEN que virou Patriotas. Rede, Podemos e tantas outras agremiações já nasceram sem ter a designação de partido.
Uma definição
Um jantar movimentado entre as lideranças do PMDB na segunda-feira a noite serviu para ratificar o apoio do partido a candidatura ao governo do estado do presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho. O encontro serviu também para aparar algumas arestas na legenda já que se dizia nos bastidores que alguns peemedebistas rejeitavam o candidato. Maurão ficou satisfeito com as manifestações de apoio e já se prepara para entrar em campo para a peleja do CPA.
A recuperação
A cidade de Porto Velho, que mergulhou num abismo econômico com a enchente histórica, o final do ciclo da construção das usinas e mais os efeitos da crise nacional, começa a emitir sinais de recuperação. Foram três anos difíceis e se não fossem o governador Confúcio Moura (PMDB), e o prefeito Mauro Nazif (PSB) (e agora Hildon Chaves) pagando o funcionalismo em dia, a coisa tinha desandado de vez.
Via Direta
*** O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) voltou a cobrar mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia. *** Ele advertiu que tem aumentado o índice de seqüestros e de roubos de veículos no trajeto da Rodovia 421 que liga Ariquemes à Montenegro *** O CIMI exige mais ação das autoridades quanto às invasões das terras indígenas em Rondônia*** Quase todas as reservas já sofrem com a espoliação dos seus recursos naturais.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu