Segunda-feira, 13 de novembro de 2017 - 21h37
A nova lei de Migração
Substituindo o estatuto do estrangeiro, uma herança do regime militar, o Congresso Nacional aprovou a nova lei de migração no Brasil. O novo texto entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, tendo como princípios a igualdade de direitos, o combate a xenofobia e a discriminação.
Atualmente, os migrantes que desembarcaram nas últimas décadas no País são menos do que 1 por cento da população brasileira. Terão direito então a segurança jurídica, já que nas legislações anteriores era autorizada a retirada do migrante compulsoriamente.
Entre as mudanças, estão novos requisitos para o visto temporário, as definições das regras para a extradição, deportação e acolhida humanitária. A nova lei representa avanços com relação ao estatuto do estrangeiro e estabelece princípios e diretrizes que guiarão a futura política migratória e também prevê proteção para os apátridas, exilados e brasileiros emigrados.
E mais: A nova norma estabelecida na Lei impede a repatriação, deportação e expulsões coletivas, todas vedadas pelo direito internacional.
Mariana na cabeça
A deputada federal Mariana Carvalho, liderança emergente no estado e no âmbito do Congresso Nacional, faturou a presidência do Diretório Estadual do PSDB no último sábado, com chapa única. Laerte Gomes, o aliado de Expedito desistiu da parada ao constatar que seria derrotado. O atual presidente Expedito Junior foi rebaixado para secretário geral e não deve ficar muito confortável com a situação.
É consenso
Nas convenções do PDT, realizadas no domingo, o senador Acir Gurgacz foi ratificado na presidência estadual do partido e Solano Ferreira no comando do Diretório Municipal, num evento marcante, realizado nos amplos salões do antigo clube Forasteiro, hoje conhecido como Ellos Eventos. Os pedetistas lotaram a Ellus e o partido deu sua demonstração de força com a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional do PDT Carlos Luppi
Evento prestigiado
A concentração do PDT foi prestigiada por lideranças nacionais, teve a presença das lideranças estaduais como a nova presidente estadual do PSDB Mariana Carvalho, do ex-prefeito da capital Mauro Nazif, senador Raupp, presidente da ALE Maurão de Carvalho, presidente estadual do PV Luizinho Goebel, os deputados estaduais do PDT, vereadores e prefeitos aliados. Acir fez um balanço positivo constatando a militância motivada para as eleições do ano que vem.
Nossa hidrovia
O Dnit vai investir recursos na ordem de R$ 69, 5 milhões nos próximos cinco anos, para dragar os trechos mais críticos do Rio Madeira e garantir a navegabilidade das embarcações no corretor de grãos fluvial, denominado Hidrovia do Madeira, ao longo de 1086 quilômetros entre os portos de Porto Velho, em Rondônia, e Itacoatiara, no Amazonas. Os trabalhos já foram iniciados, mas a passos de tartaruga.
Noite no cadeião
Quando se acreditava que o Congresso Nacional não tinha mais como se desmoralizar e perder ainda mais sua arranhada credibilidade, eis que a justiça do Distrito Federal manteve a autorização para o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ) exercer seu mandato na Câmara Federal durante o dia e voltar para o presídio durante a noite. Jacob foi preso após condenação definitiva do STF a sete anos e dois meses de prisão.
Via Direta
*** O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou uma nova diligência na BR 319 no mês de janeiro, no auge das chuvas *** È época de atoleiro no meião da floresta, entre Humaitá e Manaus *** Aos poucos os hotéis mais equipados de Porto Velho vão retomando o movimento depois de uma crise sem precedentes
*** Puxando a brasa para seu assado, o senador Ivo Cassol defendeu os interesses das PCHs da sua família no Congresso. Esta certo, Arnaldo? Não é legislar em causa própria?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri