Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018 - 21h15
Rigor contra o crime
O Congresso Nacional projeta mais rigor contra o crime organizado com medidas que prevê a transferência para presídio federal de quem cometer crime hediondo, contra profissional de segurança pública, de quem liderar rebelião nas prisões, e de quem cometer atentado contra a integridade física de agentes penitenciários, de presos e seus familiares. Neste sentido foi aprovado projeto de lei na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Relator da matéria, o deputado Aluizio Mendes afirma que “sabendo que os presos, provisórios ou condenados continuam a comandar o crime dentro dos estabelecimentos prisionais, não pode o legislador se manter inerte, tolerando que estas condutas delituosas se perpetuem, devendo, portanto, se posicionar e adotar políticas criminais que protejam a vida dos policiais e de outros profissionais de segurança, como conseqüência, a sociedade brasileira”.
No entanto, brecar o crime organizado e a criminalidade no Brasil vai mais além, principalmente na região amazônica onde o tráfico de drogas e de armas pesadas precisa ser asfixiado nas fronteiras com a Bolívia, Peru e Colômbia.
Eleições 2018
Acordo recente dá conta de que a aliança PP/PSDB/PSD tem como candidato preferencial ao governo de Rondônia o senador Ivo Cassol, caso não seja possível devido às pendências na justiça, o candidato será o ex-senador Expedito Junior com o vice indicado pelo ex-governador. Outra possibilidade é Yeda Chaves, esposa do atual prefeito Hildon Chaves, ser vice de Cassol ou de Expedito, conforme as últimas conjucturas nos bastidores políticos da capital.
Não arreda o pé
Volta e meia a central de boatos age contra os governadoraveis, mas não se confirma a desistência da postulação do deputado Maurão de Carvalho (PMDB), presidente da ALE, ao governo do estado, para ser vice de outro postulante. Nada existe a respeito, mesmo porque Maurão não arreda o pé de disputar a sucessão do governador Confúcio Moura. Aliás, ele já esta em pré-campanha e discutindo a sua chapa de senadores e a escolha do seu vice.
Para os netos
Anunciada com pompa e circunstância pelas autoridades a nova rodoviária de Porto Velho, com novos projetos técnicos, pelo que se vê, só estará pronta para nossos netos e tataranetos. Ocorre que uma obra desta magnitude – agora repassada para a prefeitura de Porto Velho e o abacaxi comemorado pela municipalidade – demanda tempo, é um processo que patina desde a escolha da nova área, liberação de licenças ambientais, remodelação de projetos, etc.
Obras do Dnitt
Projetos em parceria com as usinas hidrelétricas para a elevação em dois metros da pista da BR 364 na região de Jacy-Paraná e obras de barreiras de contenção na orla do Rio Madeira em Porto Velho são objetos de estudos em Brasília pelas equipes de engenheiros do Ministério dos Transportes. No entanto não existem sequer previsões para que os projetos saiam do papel, tampouco data fixada para a conclusão da ponte do Madeira na região do Abunã.
Nas paradas
O filho do deputado estadual Adelino Follador, Lucas, atual vice-prefeito de Ariquemes já se prepara para disputar uma cadeira a Câmara Federal. Sua principal base é o Vale do Jamari, mas ele fará dobradinhas também com candidatos em Ji-Paraná, Porto Velho e Cacoal. Será uma parada dura, já que terá pela frente a irmã do governador Confúcio Moura, Claudia Moura, o ex-deputado estadual Tziu e o vereador Ernandes Amorim que já foi prefeito, deputado federal e senador.
Via Direta
*** O governo estadual anunciou a construção de um moderno centro de convenções em Porto Velho. Uma aspiração antiga das lideranças empresariais de Rondônia *** A torcida geral é que não vire outra obra que não saia do papel como é o caso da nova rodoviária de Porto Velho ***
Foto/Arquivo do Gente de Opinião
E na capital passou da hora do governo do estado e da prefeitura dar um fim nas cracolândias que proliferam na capital *** Como zumbis, os viciados tomaram conta das ruas.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri