Abrindo os olhos
O nacionalismo rancoroso e a xenofobia racista são entulhos desumanos incompatíveis com a globalização. Cumprindo as leis locais, capitais e braços estrangeiros são sempre bem-vindos.
É o caso da presença no Brasil do “Neymar” da oftalmologia, o médico japonês Takayuki Akahoshi. Cirurgião mais rápido do mundo em catarata, ele veio participar do projeto Olhos do Xingu, promovido pela Associação Médicos da Floresta. Melhorar a visão de índios que precisam plenamente de seus sentidos na natureza é uma contribuição humanitária virtuosa.
A presença de profissionais estrangeiros para se somar ao esforço local na retomada do desenvolvimento é tão bem-vinda quanto é desalentadora a crescente fuga de capitais estrangeiros dos países emergentes.
A economia mundial, na atualidade, é pautada pelo aumento dos juros nos EUA e a alta do dólar. Como se não bastasse industriais brasileiros migrando ao Paraguai, no caso dos minérios a guerra comercial jogou o Brasil de joelhos frente ao trumptarifaço de 25%.
Após o bloqueio do transporte, o país das incertezas ficou menos atraente para os investidores. É hora de abrir os olhos, para compreender que ajuda humanitária, capitais e turistas devem ser recebidos de braços abertos
Pulando cirandinha
O governador Daniel Pereira (PSB) e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) estão pulando cirandinha. Esta união é benéfica para a capital e resulta em benefícios para a população. Sempre que os governadores e prefeitos brigaram por aqui Porto Velho pagou o pato. Por conta disto a capital está sem água e esgoto até hoje.
Chapa petista
Mesmo abalado e com seu candidato a presidente, o adorado e idolatrado Lula na cadeia, o PT em Rondônia vem com forte chapa a Assembléia Legislativa na temporada tendo Lazinho da Fetagro (Jaru), Roberto Sobrinho (Porto Velho) e agora também com Manoelzinho do Sintero, com a força da entidade que congrega os profissionais da educação em todo estado.
Agenda cheia
Reforçando suas paliçadas para a disputa do governo do estado, o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT cumpriu agenda cheia na capital na quinta e sexta-feira se reunindo com postulantes a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no Diretório Estadual, visitou órgãos de comunicação e no sábado, participou de encontro regional em Nova Mamoré.
Suprapartidário
Com o Movimento Suprapartidário Pró Acir Gurgacz já em andamento, formado por representantes de partidos alinhados a coalizão formada e crescendo muito com adesões em todo o estado, a pré-candidatura do pedetista vai empinando. O movimento já colhe subsídios para o seu discurso de lançamento e seu programa de governo. As convenções estão aí. O tempo urge.
Fogaça nas paradas
O ex-vereador Everaldo Fogaça – que diga-se de passagem foi um edil atuante e conhece como poucos a cidade de Porto Velho – agora se volta à disputa de uma cadeira a Assembléia Legislativa pelo PTC do seu amigo Jair Montes. De oposição ao prefeito Hildon Chaves, Fogação virou a casaca e agora é situação. Se a gestão de Hildon melhorar sua performance, ele pode se dar bem. Ao contrário pode levar no coco.
Via Direta
***Mesmo com as atenções voltadas para a Copa do Mundo as articulações políticas seguem visando a celebração de alianças em Rondônia *** Mas segue na terrinha um terreno pantanoso, um cenário repleto de indefinições e incógnitas *** Com mais uma troca de secretário de Saúde o prefeito Hildon Chaves (PSB) aposta na melhoria do setor tão abalado nos últimos anos *** Trata-se de um verdadeiro calcanhar de Aquiles na sua gestão.
Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)