Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

'Mulas' do tráfico quadriplicou em Rondônia - Por Carlos Sperança


Plano de emergência

Com tantos desastres ambientais que já ocorreram pelo Brasil afora – inclusive com a usina de apertadinho em Rondônia – já era tempo do Congresso Nacional se preocupar com a segurança das barragens espalhadas pelo País. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na Câmara dos Deputados a elaboração de um Plano de Ação de Emergência para todas as barragens construídas mo País, Independentemente da classificação de risco dessas construções.

O Plano deve conter todas as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de acidente, além e identificar os agentes a serem noticiados a cada ocorrência.

Esta proposta altera a Política Nacional de Segurança das barragens. Atualmente, a norma só exige a elaboração de um plano quando for constatado dano potencial em termos econômicos, sociais, ambientais ou perda de vidas humanas.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia.


 


PDT se renova

O PDT de Porto Velho vai eleger seu novo Diretório Municipal no próximo mês de setembro, tendo na cabeça de chapa o ex-secretário municipal de Assistência Social da capital Solano Ferreira. Procura-se formatar uma chapa de consenso e ao novo comando pedetista caberá impulsionar a legenda nas células de base e botar para funcionar o Instituto de Pesquisas Sociais Leonel de Moura Brizola.

A sonegação

Com uma nota de repúdio, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia (SINDAFISCO) protestou contra o fechamento do posto fiscal de Tucandeira, montado na divisa de Rondônia com o Acre. A entidade entende que o fechamento do posto vai estimular a sonegação fiscal, algo que já é enorme em todo País. Como se sabe, sem fiscalização as mercadorias vão circular sem o pagamento do ICMS, recursos de vital importância para Rondônia e municípios.

“Mulas” do tráfico

As Polícias Rodoviária e Federal tem constatado a cada ano o aumento das chamadas “mulas” do tráfico na região Norte. Com seus maridos e companheiros presos pelo narcotráfico, principalmente de cocaína, as esposas e namoradas são usadas para transportar as drogas e por este motivo são apelidadas de “mulas”. Com isto, a incidência de mulheres presas pelo tráfico internacional quadriplicou nos últimos anos em Rondônia.

Caráter político

A senadora Ana Amélia (PP-RS), um destaque no Congresso Nacional, é relatora da proposta que altera a Constituição para estabelecer nova forma de indicação de um ministro do Supremo Tribunal Federal-(STF) pelo presidente da República, como tem ocorrido nas últimas décadas. A Proposta de Emenda a Constituição visa acabar com a vitaliciedade do cargo e as indicações políticas.

Situação crítica

Cientistas de cinco países – Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador vão monitorar os botos na bacia amazônica. Os pesquisadores vão trabalhar nas regiões do Alto Tapajós, a região de Tupumaio (fronteira do Brasil, Equador, Peru e Colômbia), e no Rio Madeira, no trecho Brasil com a Bolívia. As primeiras incursões dos pesquisadores serão em outubro deste ano. Acredita-se que os botos estejam numa situação crítica na Amazônia.


 

Via Direta

*** Nos bastidores fala-se que a AROM mudou os estatutos e virou um criadouro de marajás. Será verdade? *** A cidade de Porto Velho se transformou em campeã de ocorrências policiais contra as mulheres. É coisa de louco *** Ainda temos Natal, Ano Novo e Carnaval pela frente, mas os políticos já estão em ritmo de campanha para as eleições do ano que vem *** Nas exposições agropecuárias lá estão eles puxando conversa e dando tapinhas nas costas dos eleitores. Ovadas neles!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)