Quinta-feira, 13 de julho de 2017 - 21h33
Plano de emergência
Com tantos desastres ambientais que já ocorreram pelo Brasil afora – inclusive com a usina de apertadinho em Rondônia – já era tempo do Congresso Nacional se preocupar com a segurança das barragens espalhadas pelo País. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na Câmara dos Deputados a elaboração de um Plano de Ação de Emergência para todas as barragens construídas mo País, Independentemente da classificação de risco dessas construções.
O Plano deve conter todas as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de acidente, além e identificar os agentes a serem noticiados a cada ocorrência.
Esta proposta altera a Política Nacional de Segurança das barragens. Atualmente, a norma só exige a elaboração de um plano quando for constatado dano potencial em termos econômicos, sociais, ambientais ou perda de vidas humanas.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia.
PDT se renova
O PDT de Porto Velho vai eleger seu novo Diretório Municipal no próximo mês de setembro, tendo na cabeça de chapa o ex-secretário municipal de Assistência Social da capital Solano Ferreira. Procura-se formatar uma chapa de consenso e ao novo comando pedetista caberá impulsionar a legenda nas células de base e botar para funcionar o Instituto de Pesquisas Sociais Leonel de Moura Brizola.
A sonegação
Com uma nota de repúdio, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia (SINDAFISCO) protestou contra o fechamento do posto fiscal de Tucandeira, montado na divisa de Rondônia com o Acre. A entidade entende que o fechamento do posto vai estimular a sonegação fiscal, algo que já é enorme em todo País. Como se sabe, sem fiscalização as mercadorias vão circular sem o pagamento do ICMS, recursos de vital importância para Rondônia e municípios.
“Mulas” do tráfico
As Polícias Rodoviária e Federal tem constatado a cada ano o aumento das chamadas “mulas” do tráfico na região Norte. Com seus maridos e companheiros presos pelo narcotráfico, principalmente de cocaína, as esposas e namoradas são usadas para transportar as drogas e por este motivo são apelidadas de “mulas”. Com isto, a incidência de mulheres presas pelo tráfico internacional quadriplicou nos últimos anos em Rondônia.
Caráter político
A senadora Ana Amélia (PP-RS), um destaque no Congresso Nacional, é relatora da proposta que altera a Constituição para estabelecer nova forma de indicação de um ministro do Supremo Tribunal Federal-(STF) pelo presidente da República, como tem ocorrido nas últimas décadas. A Proposta de Emenda a Constituição visa acabar com a vitaliciedade do cargo e as indicações políticas.
Situação crítica
Cientistas de cinco países – Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador vão monitorar os botos na bacia amazônica. Os pesquisadores vão trabalhar nas regiões do Alto Tapajós, a região de Tupumaio (fronteira do Brasil, Equador, Peru e Colômbia), e no Rio Madeira, no trecho Brasil com a Bolívia. As primeiras incursões dos pesquisadores serão em outubro deste ano. Acredita-se que os botos estejam numa situação crítica na Amazônia.
Via Direta
*** Nos bastidores fala-se que a AROM mudou os estatutos e virou um criadouro de marajás. Será verdade? *** A cidade de Porto Velho se transformou em campeã de ocorrências policiais contra as mulheres. É coisa de louco *** Ainda temos Natal, Ano Novo e Carnaval pela frente, mas os políticos já estão em ritmo de campanha para as eleições do ano que vem *** Nas exposições agropecuárias lá estão eles puxando conversa e dando tapinhas nas costas dos eleitores. Ovadas neles!
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu