Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança


MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Evitar os vices diabólicos
Como é difícil a escolha de vices. Não é a toa que os governadoraveis estão quebrando a cuca na busca de um vice que pelo menos não atrapalhem. Na história política de Rondônia, tivemos vices que ajudaram muito, não conspiravam contra os titulares, mas outros já no dia seguinte da eleição estavam causando problemas.

Sejamos francos, beiradeiros de Praia do Tamanduá, tataranetos de italianos de Rolim de Moura e imigrantes bolivianos de Guajará Mirim: É difícil um vice não divagar sobre a possibilidade de um presidente, de um governador ou de um prefeito escorregar numa casca de banana e acabar sua vida de glórias no popular Tonhão. Quiçá, se estrepar numa viagem aérea? Talvez ser cassado, objeto de um impeachment numa trama com seres tão desprezíveis como os deputados estaduais?

Assim como tivemos vices leais e zelosos em Rondônia como Assis Canuto, Orestes Muniz, Miguel de Souza, Airton Gurgacz, João Cahula e Daniel Pereira, também existem vices encrenqueiros, ladinos e sorrateiros. Também na prefeitura de Porto Velho a coisa foi assim e por isso tantos vices foram punidos com o desterro. Evitar um vice diabólico é preciso.


Muita maconha

Com o início da colheita da maconha no Paraguai, nos próximos meses teremos dezenas de caminhões lotados da droga até o talo trafegando pelas rodovias brasileiras. No caso de Rondônia, que é um entreposto, uma espécie de Ceasa das drogas para Amazônia, o fato exige atenção redobradas das autoridades que combatem o narcotráfico.


A revitalização

Perambulando pelo centro histórico de Porto Velho e bisbilhotando pela região portuária do Cai N’Água, no final de semana, deu para constatar a necessidade da revitalização de dois centros de compras que ruíram depois da enchente de 2014. As cracolândias e a prostituição tomaram conta e até visitar o Complexo da Estrada de Ferro já virou ato de risco para o turista. É coisa de louco!

Reforços chegando
O MDB que se queixava da falta de candidatos a Câmara dos Deputados, para ajudar nos votos de legenda, teve Claudia Moura (Ariquemes) confirmada na convenção de sábado. No MDB será uma possível predadora de Marinha Raupp, está com a imagem prejudicada pelo envolvimento do marido barbudão com o esquema da Lava Jato.

MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Loira e predadora

Da mesma forma que o MDB teve a adesão de Claudia Moura, a aliança do PSDB/PSD que precisava se reforçar para eleger Mariana Carvalho e Expedito Neto teve as paliçadas reforçadas com a inclusão de Ieda Chaves na chapa á Câmara dos Deputados. Assim como Claudia, de coadjuvante pode virar predadora, Ieda com o prefeito Hildon recuperando o prestigio, pode brilhar no tucanato.


Só domingo

Neste domingo, dia 5, será a vez da mobilização dos tucanos e da chapa encabeçada pelo ex-senador Expedito Junior ser homologada para a peleja do Centro Administrativo. Assim como no caso de outros candidatos ao governo, a candidatura de Expedito ainda é cercada de especulações que só domingo poderão ser desmentidas ou confirmadas. Até lá as fofocas continuam.


Via Direta

*** Aos poucos também o cenário da eleição presidencial vai se delineando *** Sem Lula e o Centrão dividido entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, a esquerda vai de Boulos e Manuela Davila, a centro esquerda com Ciro Gomes  *** Mas, já saltando a frente nos estados do Sul, o senador Álvaro Dias (Podemos) *** Um quadro inicial, sujeito as intempéries do horário eleitoral prestes a começar para poluir nossos ouvidos.
MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)